Mentalidade financeira é algo que muita gente não acredita ser possível desenvolver e evoluir com o tempo. Acontece que é por meio desse tipo de pensamento que as pessoas se tornam verdadeiramente ricas.
E não estamos dizendo que a sequência de zeros na conta bancária é irrelevante. Pelo contrário: o ponto-chave é que as pessoas ricas tentam lidar estrategicamente para que esses números aumentem constantemente em vez de gastar mais do que possuem.
É a velha história dos novos ricos — pessoas que compram o que não precisam, com o dinheiro que não têm, para mostrar a quem não amam aquilo que elas são, de fato, aquilo que elas não são verdadeiramente.
Daí, a importância da mentalidade financeira. E, ao longo deste artigo, vamos explicar para você a importância de desenvolvê-la e também como você pode fazer isso!
O que é a mentalidade financeira?
Vamos começar pelo conceito de mentalidade financeira. Uma vez que a mentalidade em si é o conjunto de crenças que nutrimos internamente, a mesma ideia aplicada às finanças tem a ver com os nossos pensamentos e atitudes diante de situações que exijam o uso de dinheiro.
Por exemplo: quem gosta de ostentar um produto, mas passa longos meses em aflição para liquidar as parcelas dessa compra e acaba negligenciando, por conta dessa dívida, compras realmente relevantes, não age da maneira correta com relação ao seu dinheiro.
Ter patrimônio, por outro lado, não é tudo. De nada adianta ter muito dinheiro e não saber como fazê-lo render, como melhorar a quantidade que possui ou usá-lo de maneira pouco consciente. Veja como isso tem muito a ver com as ideias de inteligência emocional, não é mesmo?
O que é uma mentalidade financeira pobre?
Já destacamos acima, mas vale o reforço. A mentalidade financeira é uma construção de tudo o que vivemos e da maneira como nos comportamos e pensamos ao nos relacionarmos com dinheiro.
Temos o exemplo acima citado da ostentação de um produto, mas a mentalidade financeira pobre também se revela de outras formas. Como a crítica a tudo e todos pela sua falta de dinheiro — exceto a si — e a constante queixa de que não se vê como uma pessoa merecedora de dinheiro.
Veja, a seguir, algumas das atitudes mais comuns de quem carrega esse tipo de pensamento:
- o problema são os outros, e não as suas próprias atitudes;
- as adversidades são insuperáveis;
- os sonhos são mais gostosos de criar do que transformá-los em realidade;
- a falta de planejamento para o futuro é nítida;
- existe ressentimento por quem tem dinheiro e usa-o conscientemente;
- pensam na renda mês a mês, e não em conquistas maiores e alcançadas por etapas;
- paralisam diante do medo em arriscar-se com a mudança de pensamento e atitude.
Ou seja: é muito mais fácil — embora seja extremamente contraprodutivo — ter essa linha de raciocínio. Afinal de contas, para onde você vai desenvolver-se a partir de crenças limitantes como essas?

Como desenvolver a sua mentalidade financeira rica?
A mente financeira rica, por sua vez, desenvolve-se com os erros. Aprende, modifica e planeja para que não faltem recursos em curto, médio ou longo prazo. E mais: estabelece objetivos, almeja ambições e corre atrás do que deve ser feito para isso.
Quer saber, então, como você pode transformar os seus hábitos e, com isso, ser uma pessoa verdadeiramente rica? Veja as dicas abaixo!
Faça um diagnóstico de sua saúde financeira
O primeiro passo pode ser feito agora mesmo: analise as suas contas, descubra quanto é a sua renda mensal e quais são as despesas nesse mesmo período.
Avalie o que pode ser poupado, quais são os desperdícios e prejuízos acumulados e, especialmente, quais são os seus objetivos. Tenha uma meta ao economizar, e use-a como estímulo para conter os custos de maneira gradual, até que você alcance a sua meta. Em seguida, trace um novo objetivo e assim por diante.
Muitas vezes, esse processo já ajuda a identificar quais são os maus hábitos praticados diariamente, e já podem ajudar a espantar a pobre mentalidade financeira dos seus pensamentos.
Transforme seus hábitos
Agora, é hora de exercitar a mudança. Faça isso com base no planejamento estabelecido no tópico anterior e acostume-se com a transformação. Ou seja: leva tempo, você pode cometer equívocos, no percurso, e pensar em desistir — afinal de contas, é muito mais fácil.
Use isso, então, como estímulo. Modifique a maneira de agir, pensar e compreender as situações que você encara, no dia a dia, a fim de usar a mentalidade financeira para policiar-se e trabalhar os seus objetivos.
Pense com a mentalidade financeira de uma pessoa rica
Afaste os pensamentos negativos e comece a agir como uma pessoa rica. O que isso significa? Primeiramente, que você precisa sentir-se alguém que merece a prosperidade financeira e, em seguida, que você vai agir para proteger e valorizar cada vez mais o seu patrimônio.
Percebe a diferença? Gastar e consumir são consequências de uma pessoa rica, não a causa. Esbanjar custos além do que você pode arcar não é uma mentalidade financeira rica, mas uma atitude impensada — e com consequências graves em muitos casos.
Busque conhecimento especializado
Sabemos que o sucesso imediato depende, diariamente, dos seus esforços. Entretanto, é possível dar um passo além e contar com todo tipo de auxílio possível para tornar a sua jornada ainda mais próspera e eficaz, estando alinhada aos seus objetivos.
Cerque-se de pessoas que são especialistas naquilo que elas fazem, contrate consultorias, comece um processo de coaching… Enfim, se você sente que precisa de um conhecimento específico para ir além, entre em contato com pessoas que podem verdadeiramente te ajudar a agregar esse conhecimento.
Uma outra boa maneira de buscar conhecimento é por meio do diálogo franco com as pessoas de sua confiança. Familiares, amigos, colegas de trabalho… Todos que possam auxiliar essa trajetória de mudança comportamental. Peça feedbacks e ouça-os com amor, aquilo que for importante você absorve, e aquilo que não for construtivo de maneira alguma você deixa ir.
Além disso, busque sempre novas maneiras de valorizar o seu patrimônio. Veja como gerar mais renda, investir assertivamente e poupar de maneira consciente os seus recursos para que esses objetivos financeiros sejam constantemente alcançados.
E, para dar um empurrãozinho extra na direção certa, temos também um convite para você. Nosso canal do YouTube está com uma série focada, exclusivamente, no desenvolvimento de sua mentalidade financeira. Para saber tudo a respeito dos episódios que já estão no ar — e de muito mais que está por vir —, dê uma conferida em nossa página criada para a promoção desse material que vai, sem dúvidas, ajudar a evoluir o pensamento rico em você! Nos vemos lá!