Receba em primeira mão conteúdos de altíssima qualidade
INSCREVA-SE EM
NOSSO NEWSLETTER
Ao inserir seu e-mail, você concorda com nossos Termos de Serviço e Política de Privacidade.
4 chaves para o sucesso dos grandes líderes
Você inspira as pessoas no seu dia a dia de trabalho? Você é um modelo de profissional, de homem ou mulher a ser seguido(a)? Você é confiável no trabalho que entrega? Quando você promete, todos acreditam que você vai cumprir?
Seja na empresa, na família ou na igreja, em algum momento, você será o líder de alguém. Quando esse momento chegar, é preciso estar preparado da melhor maneira para assumir a liderança e ser inspiração para os outros no seu dia a dia.
Como agem os grandes líderes:
- Falam pouco para o público e para os seus liderados falam mais baixo.
- São mais introvertidos com sua equipe, modestos e muito humildes.
- Quando a empresa vence, o mérito é da equipe, quando a empresa perde, a responsabilidade é dele.
- Possuem uma visão apaixonante e desafiadora.
- Instiga sua equipe a fazer sempre mais.
- São exemplo e inspiração para a realizar coisas grandiosas.
Diante dessas características, você se considera um bom líder? Caso você ainda não esteja nesse perfil, fique atento às 4 chaves para o sucesso dos grandes líderes:
LIMITES
Falta de limite é não ter um caminho seguro para alcançar um objetivo. Se você deixar seus funcionários trabalharem de qualquer jeito, eles não terão segurança em você. Grandes líderes sabem estabelecer limites rígidos e firmes para sua equipe. Um líder de foco é quem sabe dizer não para si e para os outros sempre que necessário. Onde ou com quem você precisa estabelecer mais limites? É preciso que você acorde e veja onde pode fazer diferente.
Acesse também: Como ser bem sucedido financeiramente.
VERDADE
Você sabia que é possível falar apenas verdades e mesmo assim mentir? Diante de muitas coisas que acontecem, procuramos ver apenas uma parte da verdade, uma vez que existe o outro lado que não queremos ver. Por exemplo, Ao analisar seu desempenho profissional, você só olhar para a sua pontualidade diária e não ver ser baixo desempenho e produtividade. Assim, você está olhando apenas uma parte da verdade que é favorável a você.
Outra forma de mentir e continuar falando a verdade, é quando analisamos nossos atos com o olhar de intenção. Por exemplo, se você bater não a meta de vendas, ao final do mês você pode se justificar e analisar que isso não foi intencional. Porém, do outro lado, seu gestor verá de outra maneira, com um olhar de ação.
Existe uma única balança: ou as pessoas são analisadas pelas suas intenções ou por suas ações. Diante disso, é preciso que você responda para si mesmo: você é realmente verdadeiro consigo mesmo? Ser verdadeiro gera credibilidade, confiança, relacionamentos firmes, autoridade, comunicação eficaz, coerência e justiça.
CONHECIMENTO
O que você sabe hoje é o suficiente para fazer sua empresa crescer na crise? Muitos profissionais hoje que têm 5, 10, 20 ou 30 anos de carreira acham que estão preparados para enfrentar o mercado. Porém, a experiência hoje só realmente válida, quando ela é acrescida de conhecimento prático e aplicável na área. Afinal, o que funcionava há alguns anos atrás, hoje não funciona mais.
Provavelmente esta informação pode ser a salvação da sua empresa ou do seu emprego, uma vez que profissionais capacitados lideram o mercado e são promovidos, pelo menos uma vez por ano. Para se destacar em uma realidade em que as coisas mudam rapidamente todos os dias, é preciso acompanhar as mudanças e apresentar resultados.
MISSÃO VISÃO E VALORES
Todas as decisões tomadas pelo líder devem ser congruentes com a missão, a visão e os valores da empresa. A missão é tida como o detalhamento da razão de ser da empresa, ou seja, é o porquê da empresa. Na missão, é fundamental acentuar o que a empresa produz, sua previsão de conquistas futuras e como espera ser reconhecida pelos clientes e demais stakeholders.
A visão pode ser percebida como a direção desejada, o caminho que se pretende percorrer, uma proposta do que a empresa deseja ser a médio e longo prazo e, ainda, de como ela espera ser vista por todos.
Os valores organizacionais podem ser definidos como princípios que guiam a vida da organização, tendo um papel tanto de atender seus objetivos quanto de atender às necessidades de todos aqueles a sua volta.