O que é assessment e como isso pode renovar sua carreira

Hoje em dia, o assessment se mostra uma das ferramentas mais produtivas para que a gestão compreenda o perfil dos seus colaboradores e consiga alinhar, em curto e médio prazo, as qualidades de cada um deles às competências exigidas para cada cargo da sua organização.

Mais que isso: facilita o processo de seleção e recrutamento, já que você passa a diagnosticar as necessidades, os objetivos e as oportunidades no seu empreendimento. Assim, conseguimos evitar que as contratações sejam equivocadas, traduzindo-se em prejuízos diretos e indiretos que interferem no crescimento do seu negócio.

Vamos ver, então, o que é o assessment e o que ele pode fazer para renovar completamente sua carreira e seus resultados? Confira, aqui!

A importância do perfil profissional ao DNA da empresa

Você já compartilhou a sua rotina profissional com um colega que não tem nada a ver com o perfil da empresa? Pode parecer detalhe, mas essa questão é muito relevante para a manutenção do bem-estar, dessa pessoa, e dos resultados que a empresa acumula gradualmente.

Com o tempo, esse profissional se identifica cada vez menos com os rumos que a organização toma e, consequentemente, produz com menos afinco, engaja-se sem interesse — até desistir — e parece sempre estar em desalinho com o que a gestão solicita, até que ele ou a empresa tomem uma decisão definitiva.

Esse desligamento, quando ocorre continuamente, é prejudicial para a empresa porque:

  • a baixa produtividade gera menos resultados;
  • as demissões são custosas — como as rescisões;
  • as contratações também implicam custos diretos e indiretos (como a integração, o treinamento e o tempo que leva para o colaborador se integrar à nova rotina e processos).

Daí, a importância do assessment, e o impacto positivo que ele carrega no dia a dia corporativo.

O conceito de assessment

Se você já se deparou com os exemplos acima — ou está vivenciando-os nesse momento —, já deve ter percebido que o perfil profissional tem que ser muito bem associado ao perfil necessário para cada cargo.

E é aí que o assessment faz a diferença: trata-se de uma análise estratégica sobre o perfil dos seus colaboradores. Esse processo de avaliação vem acompanhado de uma série de táticas para que a gestão e o setor de RH fique por dentro de todas as habilidades, competências e comportamentos de suas equipes.

O resultado disso é evidente, e vai de encontro com o que falamos até aqui: alinha-se melhor os perfis desejados para a realização de tarefas. Além de permitir a identificação de novos líderes e profissionais que podem ser melhor lapidados para render continuamente mais — algo fundamental para eles e para a empresa.

Os motivos para investir em assessment

Acima, apontamos já alguns dos benefícios do assessment, mas eles não param por aí. Convém entender, inicialmente, que independentemente do porte da empresa, nenhum gestor ou especialista de RH conhece a fundo todos os seus colaboradores.

Afinal de contas, cada um possui as suas características e peculiaridades que ficam mais ou menos evidentes no dia a dia. E, com o assessment, a avaliação é trabalhada de maneira constante.

Como resultado, a organização tem uma ferramenta funcional para aprender a diagnosticar como as características individuais se revelam, no dia a dia, bem como o perfil comportamental em equipe.

Veja alguns dos benefícios de investir no assessment em sua empresa:

  • as habilidades de toda a equipe é delineada, cujo mapeamento permite a rápida e eficiente identificação de quem pode assumir, interina ou permanentemente, um cargo de liderança;
  • a avaliação técnica e comportamental facilita o trabalho do RH e da gestão, a fim de entender quais são os perfis de cada colaborador, delegando as tarefas mais pertinentes às suas respectivas habilidades;
  • facilidade em identificar quais candidatos, em processos seletivos, têm o perfil mais alinhado às exigências para o cargo em aberto;
  • avaliação interessante para descobrir como algumas realocações podem ser feitas a fim de aumentar a satisfação, a motivação e a produtividade de colaboradores que podem estar deslocados de seus verdadeiros interesses e habilidades;
  • o índice de rotatividade tende a ser menor, considerando que os colaboradores vão produzir aquilo que realmente gostam, e têm interesse;
  • o nível de satisfação geral também se converte em um poder maior de retenção e de atração de talentos para a empresa.

Só que, como também havíamos adiantado, o assessment é um exercício contínuo. Portanto, ele não se encerra quando o perfil dos colaboradores e as exigências dos cargos são mapeados. Há, ainda, muito o que ser feito nesse sentido, veja só!

Artigos publicados em nosso blog

Você Também PODE GOSTAR

3 motivos para você desenvolver a sua Inteligência Financeira
Como o Ritual do Acordar pode mudar seus resultados?
Você tem o que precisa para alcançar seus objetivos?
O que é assessment e como isso pode renovar sua carreira
5 historinhas para não assumir o controle da sua vida
O poder extraordinário do Abraço de 40 segundos
Você conhece o método 5W2H?
Como descobrir sua Missão de Vida?
Por que é tão difícil realizar uma mudança de hábitos?

Solicite atendimento