5 historinhas para não assumir o controle da sua vida

Você sente que o controle da sua vida parece um trem sem o condutor em sua cabine? Ou seja: a locomotiva está indo em uma direção definitiva, é verdade, mas sem a menor ideia de como pará-la, acelerar ou para qual estação dirigir?

Essa sensação piora quando nos deixamos levar pela procrastinação, as crenças limitantes e mais uma série de obstáculos físicos e psicológicos que nos colocamos para que o rumo permaneça indefinido. Mas, pergunte-se: as coisas precisam, mesmo, ser assim?

Com certeza, você tem as suas historinhas que ajudam na manutenção da ilusão de que você só não assume o controle da sua vida por conta delas. E, para enfim desmistificá-las e garantir que você assume a sua locomotiva, preparamos este post com as 5 ilusões que alimentamos para não encararmos os nossos desafios. Confira!

1. Falta de oportunidade para o seu crescimento

Desculpa clássica, em que culpamos os outros pela impossibilidade de darmos um salto evolutivo na carreira ou em situações pessoais. 

Por exemplo: empreendedores tendem a afirmar que não têm a mesma oportunidade que a sua concorrência e, por isso, os seus negócios não prosperam da mesma maneira.

Só que o cenário é pior porque, quando surgem as oportunidades para assumir o controle da sua vida, essas mesmas pessoas não abraçam as chances por temerem as crises que ouviram falar no noticiário, acham que não é o momento oportuno para ser ousado e mais uma série de outros obstáculos que elas mesmas criam.

Com isso, a falta de oportunidade se mostra uma simples desculpa para não assumir o controle da sua vida e evitar, apenas, que você seja alvo de algum tipo de frustração. Não é, necessariamente, uma exclusividade sua: nós fazemos o possível para evitar qualquer tipo de dor. Até mais do que empreendemos para sermos felizes.

2. Falta de tempo

O tempo parece, de fato, escasso para que possamos fazer tudo aquilo que temos vontade. Mas, devemos nos perguntar se ele é mesmo o grande culpado para você não assumir o controle da sua vida.

Por exemplo: trabalhamos muito para cuidar da nossa família, mas, com isso, cuidamos menos da família porque trabalhamos muito.

É um paradoxo do qual devemos considerar o equilíbrio. Afinal, isso evolui para um quadro sistêmico do qual não conseguimos escapar. Aí, falta saúde para cuidar do trabalho e da família, e acreditamos ter menos tempo ainda para lidar com tudo isso, de uma vez, prejudicando ainda mais a nossa qualidade de vida.

Comece, portanto, a organizar-se melhor. Divida a sua rotina, fracione as tarefas, elenque as prioridades e evite a procrastinação. Com isso, você vai perceber que o tempo sempre esteve ali, o que faltava era uma atenção maior à utilização estratégica dos segundos que compõem a sua rotina.

Para isso, considere algumas dicas e comece a assumir o controle da sua vida sem culpar mais o tempo:

  • ao acordar ou antes de dormir, planeje o seu dia;
  • avalie as prioridades e o que pode ser feito em tempo hábil, mais à frente;
  • caso a tarefa necessite de concentração, evite fazê-la em um local com muitas distrações;
  • entenda o que costuma afetar a sua concentração, e afaste-se desses elementos;
  • tenha uma agenda para sempre estar por dentro de como vai ser a sua rotina, e quais outros compromissos você pode assumir sem que, com isso, você atropele outras tarefas já agendadas.

É claro que a rotina e o dinamismo dos dias atuais exigem muito de nós, mas é possível fazer com que o tempo seja um aliado, e não mais um obstáculo na realização dos seus objetivos. Faça um teste!

3. Você tem menos a oferecer do que as outras pessoas

Aqui, é a nossa própria crença limitante de que o sucesso dos outros é proveniente de uma série de qualidades que eles têm e, você, não teve a mesma sorte. A inteligência tende a ser uma das qualidades mais citadas por quem perde o controle da sua vida.

Só que a questão pode não ser bem essa. Quando você já se coloca abaixo dos outros, você, sim, é quem está sabotando os seus objetivos, e não os méritos dos outros.

O sucesso de um não significa, necessariamente, o insucesso do outro. Em vez de desejar a esverdeada área verde do vizinho, cuide do seu jardim também. Faça um esforço, repita-o e insista até que, com o tempo, você perceba que o seu quintal também está assumindo um aspecto mais verdejante.

Vale destacar que o esforço e a determinação não tem tudo a ver com inteligência, mas com o desenvolvimento da capacidade de assimilar algo. Por exemplo: se um colega foi promovido, que tal entender o que ele fez e, você, deixou de realizar porque se concentrou em outras atividades.

Se o casamento não está às mil maravilhas, como o relacionamento dos seus amigos, que tal compreender como você pode melhorar a relação em vez de resignar-se ao fracasso e deixá-lo aproximar-se lentamente?

4. Posso fazer isso depois

Já falamos sobre isso, mas trata-se de uma das grandes historinhas que nos deixamos levar e, quando vemos, é tarde demais para uma resolução positiva.

Por isso, para evitar que a procrastinação pretenda assumir o controle da sua vida, priorize as suas tarefas. Lembre-se de organizar a rotina constantemente, para que os seus objetivos sejam melhor estabelecidos. Com o tempo, o planejamento vai ser algo naturalmente estabelecido no seu dia a dia.

5. Eu poderia fazer o mesmo, se quisesse

Por fim, uma grande desculpa que usamos para mascarar as limitações que nos impomos. Um exemplo: seus amigos decidiram fazer uma longa viagem e você deseja fazer o mesmo, mas acha que não é hora.

Aí, permanece alimentando essa ilusão até que outras questões e urgências interpelem o seu caminho e, por fim, você continua deixando para depois indefinidamente.

Quer assumir o controle da sua vida, então? Pois analise os seus objetivos, planeje o caminho mais efetivo para alcançá-los e, uma vez considerado uma prioridade, siga as etapas até que o objetivo esteja diante de você, e então o próximo, e assim sucessivamente.

Portanto, o autoconhecimento costuma ser a resposta para que você deixe essas historinhas de lado e tente, efetivamente, assumir o controle da sua vida.

E caso não saiba por onde começar e modificar os seus hábitos, temos um convite para você: conheça os cursos sobre o Método CIS ! Assim, por mais que você tenha as suas histórias para contar, aprenda como transformá-las em histórias de sucesso a serem compartilhadas com os amigos e familiares!

Artigos publicados em nosso blog

Você Também PODE GOSTAR

3 motivos para você desenvolver a sua Inteligência Financeira
Como o Ritual do Acordar pode mudar seus resultados?
Você tem o que precisa para alcançar seus objetivos?
O que é assessment e como isso pode renovar sua carreira
5 historinhas para não assumir o controle da sua vida
O poder extraordinário do Abraço de 40 segundos
Você conhece o método 5W2H?
Como descobrir sua Missão de Vida?
Por que é tão difícil realizar uma mudança de hábitos?

Solicite atendimento