5 estratégias de ouro para pequenas empresas
Por que algumas empresas dobram seus lucros e outras não? Por que existem pessoas crescendo no mesmo segmento, enquanto outros estão fracassando. O mercado é dividido em fatias e o público é o mesmo para todas. O seu desafio é fazer com que essas pessoas comprem na sua empresa e não na concorrência. Para que isso não seja mais algo desafiador, separamos cinco poderosas estratégias para que você consiga estar sempre à frente no seu segmento:
1 – Sempre haverá alguma crise, é preciso estar preparado
Uma crise não é desculpa para ninguém estar em uma situação difícil, pois, em um sistema capitalista, crises são cíclicas, isto é, sempre irão ocorrer. É preciso planejamento e dedicação para fazer de cada ano o melhor financeiramente. A proposta é essa: prosperar, ganhar mercado e credibilidade durante a crise. E quando a crise passar, mesmo não ganhando espaço, você já tem crescido muito, uma vez que os seus concorrentes despreparados já estarão fora do mercado.
2 – Contrate lentamente, fazendo um recrutamento rigoroso e, quando necessário, demita rapidamente
Pequenas empresas não podem aumentar seu faturamento, de forma constante, sem ter a capacidade de recrutar as pessoas certas para implementar esse crescimento. Por isso, é fundamental procurar pelos canais corretos, fazer uma entrevista detalhada e checar bem as referências do candidato. No momento que você sentir a necessidade de controlar rigidamente um colaborador, é porque você errou na contratação.
Após contratar, é fundamental avaliar o quanto o funcionário está comprometido no desempenho de suas atividades e o quanto ele consegue gerenciar conflitos. Deixar as pessoas erradas permanecerem no posto é injusto para com todas as pessoas certas, já que ela terão de compensar as falhas das erradas.
3 – Tenta serviços, produtos e um atendimento de excelência
Não se contente com o que é bom, não se contente em estar na média. Saia da zona de conforto e viva a experiência do cliente. Primeiramente descubra qual o seu diferencial. Preço, qualidade do produto, localização, estrutura física, atendimento, inovação, marketing, delivery? Se você não sabe exatamente qual o seu diferencial, você está com um problema sério e sua empresa está em um vácuo estratégico.
4 – Tenha um time, e não uma equipe ou um bando na sua empresa.
Só existe um TIME quando todos compartilham de, pelo menos, um objetivo em comum, havendo o comprometimento de todos para que as metas sejam atingidas. Só existe uma equipe quando todos compartilham de, pelo menos, um objetivo em comum, havendo o envolvimento de todos para que as metas sejam atingidas.
O bando ocorre quando as metas não existem ou não são perseguidas pela equipe, faltando o compromisso com a produtividade: qualidade e quantidade produzidas. Estão juntos, mas desconectados de uma visão, meta, filosofia, missão.
1 – Sempre haverá alguma crise, é preciso estar preparado
Autorresponsabilidade é a certeza absoluta de que você é o único responsável pela qualidade e pelos resultados do trabalho que vem realizando. Sem autorresponsabilidade é impossível ter sucesso gerencial! A principal responsabilidade do gerente é usar sua capacidade de liderança e gestão com visão holística para incrementar vendas, produtividade e eficácia da empresa através do empenho da sua equipe, e assim conquistar o lucro.