Início » 6 passos para uma liderança eficaz
6 passos para uma liderança eficaz
Como você exerce a liderança na sua vida pessoal e executiva? Já recebeu diversos treinamentos sobre o assunto e nunca percebeu nenhum resultado prático? Certamente você já ouviu falar em técnicas e processos voltados para ser líder, porém é necessário muito mais do que fórmulas prontas para exercer essa posição.
Uma liderança eficaz exige dos profissionais inteligência emocional, equilíbrio, autoestima e, sobretudo, uma profunda vocação para ajudar as pessoas a crescerem e se desenvolverem. O melhor de tudo é que os recursos necessários para ser um grande líder se encontram em você. Descubra os 6 passos para liderar de forma eficaz em todas as áreas da sua vida:
1º passo: Trabalhe sua Autorresponsabilidade
O erro mais frequente da liderança é tentar mudar as pessoas antes de mudar a si. Se você reclama, com frequência, da sua equipe e acha que sem você por perto nada funciona, existe um problema: VOCÊ!
De acordo com o Master Coach, Paulo Vieira, a autorresponsabilidade é a certeza absoluta de que você é o único responsável pelos resultados que tem colhido. Consequentemente, você é a única pessoa que pode mudá-la.
2º passo: Explore sua linguagem avançada
Este é um conteúdo fundamental para os líderes modernos gerarem grandes resultados com seus liderados. Este fundamento consiste em saber usar a voz e seu grande poder, a expressão corporal e principalmente as palavras para potencializar a si e as pessoas sob seu comando.
Acesse também: Como conquistar a alta performance.
Através da linguagem, podemos quase automaticamente distinguir uma pessoa reativa de uma autorresponsável. É possível distinguir quem busca de forma inteligente algo mais de sua vida e quem se debate em frustração e falta de esperança.
3º passo: Faça um plano de metas e objetivos
Todo líder deve conhecer os seus processos mentais e os de seus liderados, para propor e obter resultados grandiosos de ordem pessoal e profissional. As condições ideais para se estabelecer objetivos e metas são:
– Os objetivos devem ser estabelecidos e expressos em termo positivos;
– Devem ser específicos;
– Deve ser indicado e controlado pela própria pessoa;
– Devem ser desafiadores, porém possíveis;
– Deve ser bom para você e para os seus.
4º passo: Crenças fortalecedoras
Crença é toda certeza reafirmada em nossa mente e coração. É algo que podemos aprender e desaprender a qualquer momento. Os grandes líderes sabem como estabelecer em si e em sua equipe crenças fortalecedoras, que os direcionarão ao sucesso.
Para atingirmos nossos objetivos é necessário que, primeiramente, nossa mente creia que é possível. De nada adianta sua boca falar ou estabelecer uma meta, se sua mente não confirmá-la internamente.
Toda imagem mental tem grande influência sobre o nosso comportamento e destino. Por isso, para que sejamos uma fonte de bem-estar, precisamos zelar constantemente pelos nossos pensamentos. Lembre-se de que você possui o livre arbítrio para crer no que quiser. Exerça-o.
5º passo: Cura do rancor e da inveja
Os líderes atuais são pessoas leves e descontraídas, que não carregam pesos emocionais, relacionam-se com as pessoas com mais eficiência e por isso, conseguem melhores resultados por meio da sua equipe. “Como é triste a vida dos que não sabem perdoar. Isso leva a erros terríveis e a um fim ainda pior”.
A inveja é outro sentimento gerador de crenças limitantes. Ela acontece quando alguém se ressente e se sente incomodado quanto ao que outra pessoa é ou possui. Cada vez que uma pessoa compara o que é, o que tem e o que faz com outra pessoa, e não se sente capaz de ser, ter ou fazer, isto gera um processo destruidor e limitante.
6º passo: Trabalhe sua autoestima
Um verdadeiro líder deve se conhecer muito bem, praticando o exercício da autoconsciência e construindo dia a dia a sua autoestima, para que, dessa forma possa irradiar coragem, força, determinação e ousadia para sua equipe.
Autoestima é, sobretudo, perceber e validar suas habilidades e potenciais, sem deixar de conhecer seus erros, medos e problemas a serem trabalhados.