Início » 5 dicas para evitar o desemprego após os 40
5 dicas para evitar o desemprego após os 40
Diante da crise que o Brasil se encontra, as empresas estão buscando o que de fato é melhor para elas. Ao contratar um profissional, elas acabam levando em consideração a faixa etária que gera mais rendimento, lucro e gastos para o empregador.
Ainda há muita resistência em se contratar profissionais acima de 40 anos, pois muitos não são flexíveis ou abertos às mudanças do mercado trabalho. Na maioria das vezes essas empresas estão certas em não contratá-los, uma vez que boa parte dos profissionais dessa faixa etária tornaram-se mais improdutivos e mais caros.
Se você se enquadra nessa faixa etária, mas não quer ficar de fora do mercado, fique atento a essas 5 dicas e veja que, mesmo na crise, sua idade não é um fator determinante para o desemprego:
1- Entenda de Coaching e Mídias Sociais
Para quem não se reinventou dentro da sua profissão, é aconselhável procurar um bom curso de coaching e de mídias sociais. Ter domínio dessas ferramentas é o primeiro passo para quem quer voltar ao mercado de trabalho.
2- Conserve sua mente e corpo jovens
Existe uma diferença entre idade cronológica, biológica e profissional. A idade cronológica é a sua idade de fato, que não se pode mudar. Já a idade biológica é a idade de capacidade do seu corpo. Na idade profissional, é fundamental agirçmos como crianças, sempre dispostas a aprender, uma vez que um empregado experiente acha que já sabe de tudo.
Quando há um equilíbrio entre sua idade biológica e profissional, você passa a crescer cada vez mais no seu emprego. Ficar estagnado, aos 40 anos, na carreira é um forte indício para demissão.
3- Preparar um bom currículo
Se você participa de diversas entrevistas ou processos seletivos e não é contratado, provavelmente seja devido ao seu currículo. Se nem seu currículo é atrativo, é preciso procurar um profissional que lhe ajude a refazê-lo, pois este é o seu cartão de visitas.
Depois de um currículo bem feito, é importante analisar se não é a hora de se candidatar a um cargo inferior ao seu ou até mesmo mudar de área. Talvez seja essa a primeira oportunidade para o seu retorno ao mercado de trabalho.
4- Mostre seus resultados obtidos
Para que você não seja analisado pela sua idade em uma entrevista de emprego, é fundamental mostrar os resultados que obteve nas empresas em que trabalhou anteriormente. O empregador busca, atualmente, duas qualidades nos profissionais contratados: pessoas que geram resultados e provedores de soluções. A partir do momento que se apresenta esses atributos durante um processo seletivo, a probabilidade de ser contratado é bem maior.
Além disso, é importante que o candidato apresente-se com uma idade biológica jovem, por meio de roupas adequadas, porte físico e disposição. Depois é importante provar que está antenado a tudo que acontece a sua volta, à tecnologia e às redes sociais.
5- Conheça a empresa antes da entrevista
É importante conhecer a empresa a qual está fazendo o processo seletivo. Assim o candidato passará mais credibilidade, adequando uma linguagem biológica e profissional à missão, visão e valores da empresa.