Início » O segredo dos atletas olímpicos nos Jogos do Rio 2016
O segredo dos atletas olímpicos nos Jogos do Rio 2016
Como romper as barreiras que impedem um atleta de vencer? Qual o segredo de formar grandes campeões? Como um atleta com muito potencial aprende a lidar com o nervosismo durante uma importante competição?
A resposta mais concreta para esses questionamentos está na atuação estratégica de profissionais de coaching. Por meio de um trabalho de reprogramação mental, eles abastecem os atletas de ferramentas que os impulsionam a alcançar seus melhores resultados.
Atletas como o recordista olímpico Michael Phelps, a judoca Rafaela Silva e as meninas do vôlei de praia Larissa e Talita são um exemplo de superação, graças ao acompanhamento de seus coaches.
Após deixar o esporte em 2012 e se envolver em diversas polêmicas, Michael Phelps dá a volta por cima e conquista sua 21ª medalha de ouro com a ajuda do coach Bob Bowman. Além do treinamento físico e de seu inquestionável talento nas piscinas, a preparação mental dada pelo profissional, foi um fator determinante para o seu retorno triunfante às olimpíadas deste ano.
A judoca brasileira Rafaela Silva também é um exemplo de superação na Rio 2016. Após a dor da derrota em Londres 2012 e um retorno negativo do público, a atleta quase abandou o esporte. Mas com a ajuda da coach Nell Salgado, Rafaela aprendeu a lidar com diferentes estímulos emocionais e viu que o judô era seu lugar. Com foco nas olimpíadas, as duas trabalharam juntas durante quatro até a conquista da tão sonhada medalha de ouro.
Também de olho no lugar mais alto do pódio, a dupla de vôlei de praia Larissa e Talita conta com mais um integrante fora da areia: o Master Coach Paulo Vieira, que há dois anos acompanha as meninas. Levando a preparação psicológica ao mesmo patamar dos desempenhos físico e técnico.
Em apenas 30 minutos de jogo, a dupla venceu as polonesas Kinga Kolosinska e Monika Brzostek, por 2 sets a 0. Larissa e Talita avançam para as oitavas de final das olimpíadas, com 100% de aproveitamento e é são as favoritas para a conquista do ouro olímpico em casa.