Conheça a ferramenta que vai mudar a sua vida!
Hoje vamos lhe apresentar uma ferramenta muito especial, que irá mudar a sua vida!
Mas antes disso, precisamos falar algumas coisas com você. Se você já nos acompanha e assiste aos vídeos do Master Coach Paulo Vieira, já deve ter me ouvido falar que a consciência é a base da mudança humana e do crescimento. É válido ressaltar isso porque, para que você realize qualquer mudança em sua vida, é preciso ter consciência.
Sabe o que é ter consciência para mudança? É perceber a realidade e a verdade ao seu redor. Veja alguns exemplos:
- Se você quiser ser um pai melhor, precisa ter consciência de que não é presente e carinhoso;
- Se você quiser ser um profissional melhor, precisa ter consciência de que não faz o seu melhor todos os dias;
- Se você quiser melhorar sua saúde, precisa ter consciência de que se alimenta mal e não pratica exercícios;
- Se você quiser ter uma relação melhor com a sua esposa, precisa ter consciência de que não é amoroso e atencioso.
Compreendeu como se forma esse processo de conscientização, que precede as mudanças importantes (e necessárias) em nossas vidas?
Agora eu te pergunto: você tem consciência dos aspectos da sua vida? E da sua vida como um todo?
Há pessoas que definem seu sucesso analisando apenas o aspecto financeiro e profissional, mas isso é muito pouco. Para alcançar o sucesso verdadeiro é preciso buscar a plenitude em todas as áreas da vida, como o intelectual, social, conjugal, familiar, espiritual, emocional, ter saúde e servir aos outros.
Para facilitar essa análise, veja a ferramenta a seguir, o Mapa de Autoavaliação Sistêmica (MAAS). Para utilizá-la é muito simples, basta dar uma nota de 1 a 10 para cada um dos aspectos. Lembre-se: se você quer melhorar e crescer, seja sincero consigo mesmo, mesmo que a verdade doa!
Você já ouviu falar sobre inteligência emocional? Sabe o que é?
Atribua uma nota para cada um dos itens. Para exemplificar, no aspecto saúde você deverá considerar alguns itens para dar sua nota, tais como:
- Estou com os meus exames em dia?
- Alimento-me de forma saudável, consumindo frutas e verduras?
- Bebo uma quantidade de água ideal?
- Faço exercícios físicos com frequência?
- Tenho alguma dor que ainda não compartilhei com um médico?
- Estou fisicamente em forma?
- Durmo uma quantidade adequada de horas todas as noites?
Vamos dar mais um exemplo. Veja alguns questionamentos que você deve fazer para definir uma nota adequada para o quesito servir:
- Realizo doações das roupas e móveis que não uso mais às pessoas carentes?
- Contribuo nas campanhas de arrecadação de alimentos?
- Ajudo pessoas atingidas por desastres naturais?
- Faço algum tipo de trabalho voluntário para ajudar alguém?
- Ajudo as pessoas que me cercam sem esperar nada em troca?
Isso significa que você deverá analisar cada item de forma bastante detalhada e definir uma nota real, que corresponda a sua realidade. Depois de atribuir uma nota a cada item, una os pontos. A figura geométrica que se formará é a sua roda da vida, é o retrato e a qualidade do seu dia a dia.
Se você perceber que o desenho é disforme, ou que os pontos estão muito próximos ao círculo do meio, saiba que isso não é bom: na verdade, é péssimo! É isso que você quer para você, uma vida na média?
Se você não se contenta com mediocridade, conscientize-se e inicie o processo de mudança e melhoria. Para lhe ajudar, vou lhe repassar uma ferramenta incrível que vai fazer toda a diferença, contribuindo para o seu crescimento.
Inicialmente, marque as 4 áreas da sua vida que estão piores, com as notas mais baixas no gráfico. Digamos que as piores áreas são o intelectual, espiritual, emocional e conjugal. E agora, o que fazer? A palavra chave é: foco.
O que é foco? É a sua capacidade de olhar para um problema, entender o que precisar ser feito e agir, sem perder o seu objetivo. De forma focada, escolha o primeiro “problema” que você quer melhorar. Por exemplo, digamos que você queira melhorar o aspecto conjugal. A partir disso, escolha uma única mudança que você pode fazer para melhorar esse item.
Compreendeu? Inicie analisando um dos aspectos do gráfico e atribua uma mudança que você pode fazer para melhorá-lo. Veja alguns exemplos do que você pode fazer para melhorar o aspecto conjugal:
- Ser mais paciente; ou
- Ouvir mais; ou
- Ajudar com as tarefas domésticas; ou
- Elogiar mais; ou
- Ser mais carinhoso.
Percebeu como é simples? Não é necessário apontar dezenas de mudanças, apenas uma mudança que é a mais importante a ser feita nesse momento. Faça esse apontamento em cada um dos itens.
Se você aplicar essa única mudança, a nota do item conjugal, por exemplo, pode disparar de um “4” para um “7”, o que é uma grande mudança! Com isso, aos poucos, seu círculo vai se expandir e tomar uma forma muito mais próxima à uma roda da vida plena!
Olhando para o MAAS, você vai transformar a sua vida em um curto espaço de tempo! Coloque-o em prática hoje mesmo, é simples e impactante!
Gostou desse tema? O Master Coach Paulo Vieira tem muito mais a te dizer no vídeo abaixo, confira: