Coaching e Hipnose: diferenças e semelhanças
Você sabe qual é a diferença entre Coaching e Hipnose?
Diversas pessoas procuram o Coaching e Hipnose para aumentar a performance, lidar com problemas ou situações difíceis e para estabilizar o lado emocional frente às mais diversas situações.
As duas técnicas visam mudar um comportamento do indivíduo por meio de estratégias e técnicas próprias, a fim de garantir o melhor aproveitamento das possibilidades das pessoas.
Embora o Coaching e Hipnose tenham semelhanças, há diferenças. Para que você não as confunda, resolvemos explicar cada técnica e expor quais são as diferenças e quais as semelhanças. Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe esse conteúdo!
Coaching e Hipnose
Antes de qualquer coisa, é importante conceituar o Coaching e Hipnose, para que se compreenda em que consistem cada uma dessas técnicas.
Hipnose
O termo “hipnose” advém da palavra grega hipnus, que significa sono, e do termo latino osis, que pode ser compreendido como ação, ou processo. Antigamente acreditava-se que esse processo desencadeava uma espécie de sono induzido, motivo pelo qual se intitulou a técnica como “hipnose”.
No entanto, com o passar do tempo, surgiram novos estudos que confrontaram esse entendimento. Atualmente, se entende que a hipnose consiste na indução de um estado mental no qual se aumenta a atenção focada e se reduz a consciência periférica do paciente.
A partir disso, o paciente estabelece uma conexão com o inconsciente e fica suscetível a encontrar soluções mais simples e diretas para uma determinada situação. Consequentemente, diminui-se o senso crítico, tornando possível a obtenção de bons resultados terapêuticos.
Coaching
Coaching é uma palavra inglesa que deriva de “coach”, que significa treinador, instrutor. O termo indica uma atividade de formação pessoal ou profissional na qual o instrutor (coach) auxilia seu cliente (coachee) a evoluir em uma ou mais áreas de sua vida.
Assim, o coaching é um processo com foco voltado para a solução, no qual o coach apoia o cliente para o seu desenvolvimento. Em outras palavras, é um processo de desenvolvimento humano no qual o coach auxilia o coachee a potencializar os resultados pessoais e profissionais.
O processo de coaching envolve diversas esferas da vida do coachee. Vejamos um exemplo: se uma pessoa tem dificuldade para fazer a gestão do tempo, no coaching ela aprenderá a organizar melhor a rotina, priorizar as tarefas que realmente importam e aumentar a produtividade.
Além disso, o coaching auxilia muito no direcionamento da vida profissional. É um processo altamente indicado também para aqueles que querem se recolocar no mercado de trabalho, ou que desejam atuar em um novo ramo.
Agora que você compreendeu melhor o que é Coaching e o que é a Hipnose, vamos analisar as semelhanças e diferenças?
Coaching e Hipnose: semelhanças
Como você deve ter percebido, as técnicas possuem algumas semelhanças:
– Auxiliam na resolução de problemas e busca de soluções;
– Contribuem para o aumento do foco do indivíduo em metas e objetivos;
– Permite que o indivíduo lide melhor com a ansiedade e depressão;
– Auxilia no tratamento de vícios e compulsões, como transtorno alimentar e vícios químicos.
Coaching e Hipnose: diferenças
Uma das principais diferenças entre as técnicas é o procedimento de acessar o conteúdo da mente.
A mente do ser humano possui duas estruturas: a consciente, regida pela razão, e a inconsciente, que possui conteúdos mentais e emocionais que não sofrem (ou sofrem muito pouco) com a interferência da racionalidade.
O foco da hipnose é o trabalho com o inconsciente, sendo que as técnicas utilizadas buscam acessar esse fragmento da mente. A terapia se inicia com a anamnese, uma espécie de entrevista na qual o terapeuta faz uma leitura dos mapas mentais do paciente, analisando caminhos para ajudá-lo. Durante o processo, a hipnose leva o indivíduo para um estado alertado de consciência, conhecido como transe.
Já no coaching, o foco está no consciente. Os indivíduos são estimulados por meio de técnicas, ferramentas e métodos estruturados e cientificamente modelados. Quem participa de um processo de coaching passa a se autoconhecer muito melhor, a lidar com a autossabotagem, a ter uma Inteligência Emocional muito mais fortalecida. Isso tudo faz com que a pessoa lide melhor com os problemas do cotidiano, tenha mais foco nas metas e tenha uma performance pessoal e profissional mais elevada.
Afinal, qual dessas técnicas devo perseguir?
Por mais que as técnicas tenham abordagens diferentes, nada impede que no processo de coaching sejam utilizadas algumas das ferramentas de hipnose, como a anamnese. No entanto, é incomum ver técnicas de coaching serem aplicadas na hipnose.
Ou seja, o coaching tem, de certa forma, uma abordagem mais completa, que gera resultados excelentes.
Se você tiver dúvida entre qual das duas técnicas é a mais adequada para você, prefira o coaching. O processo trabalha todos os aspectos da vida da pessoa, tanto pessoal quanto profissional, e ele certamente fará uma grande diferença na sua vida!
Se você quiser saber mais sobre coaching e seus benefícios, não deixe de contatar um de nossos consultores! Ficaremos felizes em lhe atender!