Será que a procrastinação está afetando a sua saúde?

Para muitas pessoas, a procrastinação já virou um hábito. Adiar atividades ou demorar um tempo maior do que o necessário para executar uma tarefa é, para muitos, regra no dia a dia.

Você costuma se sentir angustiado, ter a sensação de trabalhar sem descanso e não conseguir administrar os seus momentos de lazer com as horas de trabalho? Se a sua resposta for “sim”, você provavelmente é um procrastinador.

A procrastinação afeta não só o rendimento do seu trabalho, mas toda a sua rotina. Administrar as atividades se torna uma tarefa quase impossível, e a sensação de peso, cansaço e angústia se tornam constantes.

É preciso ter cuidado, pois além de comprometer o seu trabalho, a procrastinação pode ser perigosa para a sua saúde.

Você é um procrastinador?

Existem muitos motivos que tornam alguém um procrastinador. No entanto, é mais fácil adquirir o hábito de procrastinar quando não temos cobranças externas ou quando parece que temos um tempo longo para executar as tarefas.

Prazeres momentâneos de descanso, por exemplo, podem nos fazer adiar tarefas. Redes sociais ou aplicativos no celular podem atrair a nossa atenção por tanto tempo, que deixamos de fazer as nossas obrigações, ou quando a fazemos, fazemos de forma corrida e a qualidade fica comprometida.

Mas como saber se eu sou um procrastinador?

Muitas vezes, são as atitudes mais simples que podem ajudar a identificar se somos ou não procrastinadores. Por isso, fique atento se você faz parte daqueles que:

– Se distraem constantemente nas redes sociais;
– Usam constantemente o botão da soneca;
– Perdem prazos de inscrição em vagas de trabalho;
– Adiam as tarefas mais complexas e que exigem mais dedicação e atenção;
– Perdem mais tempo do que o necessário fazendo tarefas simples;
– Inventam tarefas momentâneas e, com isso, adiam outras tarefas importantes;
– Ligam o computador para trabalhar e se perdem navegando em sites da internet;
– Não possuem foco;
– Não cumprem prazos ou os cumprem no último minuto;
– Viram noites trabalhando ou estudando;
– Deixam para fazer as coisas na última hora.

Se essas ações fazem parte da sua rotina, sinto dizer, mas você é um procrastinador!

Você está se autoboicotando, impedindo a si mesmo de atingir os seus objetivos e o seu sucesso.

Por isso, fique atento em como a procrastinação pode estar afetando a sua vida e a sua saúde para tomar as atitudes necessárias.

Como a procrastinação pode te afetar

A procrastinação faz mal à nossa saúde e ao nosso bem-estar.

A produtividade é reduzida e o abandono de tarefas se torna algo comum. Além disso, a procrastinação se torna um vício e faz você adiar todo o tipo de atividade, inclusive aquelas de cuidado com a sua saúde.

Vida profissional

A procrastinação pode afetar a sua vida profissional te impedir de alcançar o seu potencial. Sem conseguir administrar seu tempo e dedicar atenção para as suas tarefas, o seu trabalho perde qualidade.

Além disso, você pode precisar pedir o adiamento de prazos, o que compromete o seu profissionalismo.

Se você for um freelancer, a sua reputação ficará comprometida no mercado, atrapalhando a sua fonte de renda.

Se você trabalha em uma empresa, você estará comprometendo toda a sua equipe, já que o trabalho é dividido por etapas e outras pessoas podem precisar dos seus resultados para executarem outras tarefas.

Vida pessoal

Na vida pessoal, a procrastinação pode afetar as suas relações com amigos e família. O hábito de procrastinar pode fazer com que você perca datas importantes, como aniversários, por não conseguir organizar o seu tempo para estar presente.

Além disso, é comum algum amigo ou familiar nos pedir ajuda em algo específico, e adiar esta tarefa pode comprometer as suas relações interpessoais.

Saúde

O primeiro impacto da procrastinação crônica é a saúde. O hábito da procrastinação causa angústia e mal-estar constantes.

A sensação de não conseguir atender a todas as demandas pode nos causar uma sensação de sobrecarga, gerando estresse e ansiedade.

O estresse e a ansiedade, por sua vez, podem ocasionar uma baixa de imunidade e até depressão, comprometendo a sua saúde.

E, estando nessa situação, sentimos ainda mais necessidade de procrastinar, por nos sentirmos sem energia para lidar com os nossos compromissos. É um ciclo vicioso que precisa ser quebrado.

Além disso, a procrastinação pode afetar o modo como você cuida de si. Adiar a reeducação alimentar ou os exercícios físicos podem se tornar hábitos, comprometendo a sua saúde.

A procrastinação também pode fazer você adiar idas ao médico ou tratamentos de sintomas leves que venham a surgir, abrindo espaço para o desenvolvimento de problemas de saúde mais sérios em um futuro próximo.

Como vencer a procrastinação?

Existem muitas técnicas para vencer a procrastinação, mas o primeiro passo é reconhecer quais são os seus gatilhos. Com isso, você poderá identificar quais são os seus autoboicotes para agir sobre eles.

No entanto, algumas dicas básicas podem servir para você criar um senso de responsabilidade e urgência, que te ajudarão a parar de adiar seus compromissos.

Além disso, essas dicas poderão contribuir para você administrar melhor o seu tempo e, com isso, alcançar o seu potencial:

– Tenha uma planilha das suas atividades, seja em um caderno ou em um aplicativo;
– Perceba quais são as suas horas mais produtivas (manhã, tarde, noite) e se organize para tirar proveito desse momento;
– Comece o seu dia com as tarefas mais importantes;
– Crie um senso de urgência para não adiar os seus compromissos;
– Fique longe das distrações, como celular, redes sociais e internet;
– Encontre prazer no processo de executar as suas tarefas;
– Crie recompensas para as tarefas executadas e consequências para as que são adiadas;
– Divida uma tarefa complexa em várias tarefas simples.

Não consigo vencer a procrastinação sozinho. O que fazer?

Se você até tentou, mas não conseguiu combater a procrastinação na sua rotina, não se preocupe: há uma saída!

Além de adotar essas dicas, tenha em mente que o coaching de alcance de metas também é essencial para você atingir os seus objetivos.

Por ter acompanhamento profissional especializado, o coaching de alcance de metas permitirá resultados mais rápidos e eficientes para vencer a procrastinação.

A Febracis é uma empresa de destaque no mercado, que oferece um processo de coaching personalizado e de alta qualidade.

Método CIS (Coaching Integral Sistêmico), desenvolvido pela Febracis, tem embasamento científico e resultados comprovados e podem, perfeitamente, te ajudar vencer (também) a procrastinação.

Através do Método CIS, você terá conhecimento de uma diversidade de métodos e técnicas para atingir o seu potencial e o sucesso de forma leve, satisfatória, e com acompanhamento profissional de qualidade.

Por isso, aposte na qualidade e nos resultados comprovados para vencer a procrastinação!

Quer saber como o Método CIS pode te ajudar a vencer sintomas como a autossabotagem, falta de foco, procrastinação?

Então clique aqui e saiba como fazer mais, melhor e em menos tempo.

Conte conosco para isso!

Artigos publicados em nosso blog

Você Também PODE GOSTAR

3 motivos para você desenvolver a sua Inteligência Financeira
Como o Ritual do Acordar pode mudar seus resultados?
Você tem o que precisa para alcançar seus objetivos?
O que é assessment e como isso pode renovar sua carreira
5 historinhas para não assumir o controle da sua vida
O poder extraordinário do Abraço de 40 segundos
Você conhece o método 5W2H?
Como descobrir sua Missão de Vida?
Por que é tão difícil realizar uma mudança de hábitos?

Solicite atendimento