Início » Realizando sonhos: o que diferencia as pessoas que conseguem das que não conseguem?
Realizando sonhos: o que diferencia as pessoas que conseguem das que não conseguem?
* Margarida Lima e Silva Rahhal
Quais são suas atitudes em relação aos seus objetivos? Você planeja e age ou somente planeja?
Diariamente acompanhamos ao nosso redor e nas redes sociais, pessoas no mundo inteiro realizando seus sonhos. Ao mesmo tempo, também encontramos pessoas frustradas, que passam a vida planejando, porém não obtém o mesmo êxito, embora tenham as mesmas oportunidades que as bem-sucedidas. Você sabe por que isso acontece?
O master coach Paulo Vieira revela em seu livro O Poder da Ação que quem deseja atingir seus objetivos precisa partir de uma autoanálise profunda, uma vez que o processo de transformação pessoal exige firmeza de pensamentos e objetivos. Essa consciência só é atingida ao definirmos o que nos faz feliz e o que nos derruba na vida cotidiana.
Agir é a etapa inicial para o cumprimento dos nossos sonhos. Muitos acreditam que é o tamanho dos objetivos que nos separa deles, por isso, acabam estabelecendo objetivos pequenos e até inexpressivos. Entretanto, o que de fato diferencia aqueles que realizam os sonhos daquelas que não o fazem é, principalmente, o autoconhecimento e a atitude. Pessoas de sucesso reconhecem e gerenciam sentimentos, em si e nos outros.
Isso gera autoconfiança, que, por sua vez, leva à ação. Para chegar ao sucesso verdadeiro, são necessários alguns hábitos. Ter uma rotina com horários bem definidos e saber estabelecer prioridades é um bom começo. Por outro lado, práticas como acordar muito tarde e fazer coisas com pressa, devem ser extintas da nossa vida.
Pessoas limitadas normalmente pensam muito. Elas refletem, sobretudo, no que pode não dar certo e, consequentemente, tornam-se peritas em justificar suas falhas e explicar por que as coisas não saíram como haviam calculado. Por outro lado, aquelas que realizam geram boas ideias sem se preocupar se são as melhores.
Muitas vezes essas ideias nem são desenvolvidas inicialmente por essas pessoas, mas elas são capazes de colocá-las em prática e fazer acontecer. E caso os resultados não saiam como esperado, essas pessoas, não reclamam, tampouco se justificam. Simplesmente assumem que estão onde se puseram e, com humildade e sabedoria, procuram aprender com os erros, para conseguir melhores resultados da próxima vez.
Pessoas negativas tendem a não ser bem-sucedidas, pois o pessimismo com o qual convivem diariamente as leva a um estado de vitimização, fazendo-as focar no fracasso. Essas pessoas costumam acreditar que os outros são melhores do que elas, ou, que a sorte não sorri para todo mundo, por exemplo.
Pessoas de sucesso, por outro lado, nem reclamam caso não apareçam. Elas sabem que estão no controle do barco de suas vidas, e têm a certeza de que, consciente ou inconscientemente, são as únicas responsáveis por tudo o que lhes acontece.
Shawn Achor, pesquisador, escritor e palestrante americano afirma que ‘a felicidade precede o sucesso, e não o contrário’. Ele pesquisou durante 10 anos para chegar a essa conclusão. E eu concordo plenamente com ele.
* Margarida Lima e Silva Rahhal: Pós-graduada em Metodologia do Ensino Superior; possui MBA em Gestão de Pessoas e Mestrado em Administração de Negócios pela Florida Christian University.