O poder extraordinário do Abraço de 40 segundos

Abraços são ótimos! Trata-se de um gesto com elevado poder terapêutico, relaxante e calmante, oferecendo benefícios para o corpo e também para a mente.

A seguir, alguns desses aspectos que são valorizados a partir do momento que nos dedicamos a dar um abraço de 40 segundos naquela pessoa que necessita — ou não, aparentemente — de carinho:

  • aumenta o sentimento de segurança na pessoa abraçada;
  • contribui com o alívio de sensações de aflição, como o medo e a ansiedade, ente outras;
  • o abraço de 40 segundos é uma atividade gratuita.

Quando levamos a questão para o lado científico, exclusivamente, mais um alento: as mulheres tendem a liberar ocitocina (hormônio) que, combinada a outros hormônios femininos, fazem do abraço uma poderosa ferramenta de conforto.

Para ilustrar melhor o efeito disso, basta entender que a ocitocina evita que cortisol e adrenalina sejam liberados com mais intensidade, diante de uma situação nervosa. Assim, as pessoas ganham mais resistência contra os ataques de pânico decorrentes desse tipo de desconforto.

Isso significa, então, que a ocitocina é valiosa para deixar as pessoas mais confiantes, seguras confortáveis e próximas das outras pessoas. Excelente maneira de se aproximar da pessoa querida e mostrar que você é uma pessoa capaz de fazer a diferença na rotina dela — especialmente, nos dias mais estressantes.

Por que abraçar mais na sua rotina?

Você não precisa inserir, de imediato, o abraço de 40 segundos na sua rotina. Só de realizar essa mudança de hábito, no dia a dia, você tem o poder de transformar o dia de outras pessoas.

Para mostrar que isso não é papo sem fato que se comprove, reunimos outros pontos positivos que só um abraço gostoso e sincero pode proporcionar à pessoa querida. Veja só!

Melhora a autoestima

Seja nas suas relações pessoais ou profissionais, com as pessoas que você se aproxima no dia a dia, o abraço pode ser um diferencial e tanto para promover a sua segurança e autoconfiança — e também de quem você abraça.

Isso, inclusive, serve como uma porta de entrada para que deixemos as pessoas se aproximarem de você. Um simples abraço pode significar que você tem apreço, empatia e afeto por esse alguém que mereceu o seu aperto carinhoso.

Maneira eficiente de se comunicar

Podemos usar a linguagem corporal em nosso benefício, gerando uma ferramenta a mais para que você estabeleça novas conexões.

Pense no quanto isso pode significar para quem necessita de atenção, mas não consegue se abrir facilmente. O seu abraço de 40 segundos, por exemplo, pode estabelecer essa comunicação não-verbal — e cuja mensagem é bastante clara e objetiva.

Fortalece os laços afetivos

Pessoas que precisam de um abraço de 40 segundos podem obter os benefícios que citamos no tópico anterior: redução dos sentimentos conflitantes que podem estar minando a performance desse indivíduo no trabalho ou nos pensamentos lógicos, em decisões pessoais e cotidianas.

Consequentemente, você fortalece a afeição com aqueles ao seu redor. E isso faz com que mais pessoas enxerguem você como um ponto de equilíbrio em suas vidas.

Sabe do melhor? Muitas pessoas também se dispõem e fazer o mesmo por você, em retribuição. Nada forçado, nada que seja exigido, mas pelo puro prazer de devolver tudo o que você traz de bom para elas.

Que tal, então, ser o ponto de referência para melhorar a saúde emocional dos seus melhores amigos e colegas de trabalho com quem você mais tem afeto?

O coração também agradece

Bom entender, também, que a saúde física é aprimorada por meio de um bom abraço de 40 segundos, sabia?

Isso porque, como havíamos explorado, os níveis de ocitocina são elevados, fazendo com que esse neurotransmissor combata o mal-estar que os alvos do seu próximo abraço estão sentindo.

Não por menos, o coração sente os benefícios do seu gesto, já que um gostoso abraço pode melhorar o sistema cardiovascular com base nesse aumento de ocitocina. 

Ou seja: nós notificamos que um abraço ao dia, pelo menos, faz bem à saúde.

Como praticar o abraço de 40 segundos?

Uma pessoa emocionalmente inteligente sabe usar suas emoções o tempo todo, em todo lugar e se conectar com outras pessoas igualmente. Ela é capaz de se expressar bem, de entender e de se colocar no lugar do outro, o que chamamos de empatia. Ela é bem-sucedida, confiante e feliz em qualquer área da sua vida porque ela sabe quais emoções ativar, quanto ativar e com quem.

Agora que você entendeu, deve estar se perguntando: “Como isso vai mudar meu trabalho?”. É simples. Você vai saber lidar e interagir melhor com seus colegas, colaboradores e gestores, o ambiente vai se tornar mais harmonioso, toda a equipe vai estar mais focada e, consequentemente, os resultados obtidos ao final de cada ação serão mais positivos. 

E toda empresa, por menor que seja, sempre dedica seus produtos ou serviços a pessoas externas, os clientes, de suma importância para a manutenção dos negócios — e devem ser tratadas como tal. Aqui, também entra a inteligência emocional, a partir do momento em que buscamos entender as dores e necessidades dos clientes. Ter empatia, se pôr no lugar deles, demonstrando que sabe do que eles precisam ou como se sentem e oferecendo a solução para tais problemas.

A inteligência emocional é contagiosa, basta as pessoas superarem a rejeição e o medo que lhe acompanharam por uma vida toda. É preciso deixar de lado todo o orgulho e a negatividade e buscar a cura dos traumas do passado para alcançar uma vida extraordinária.

Ser emocionalmente inteligente é a chave para o sucesso e a felicidade. É claro que isso não quer dizer que você não vai encontrar dificuldades pelo caminho — sempre vai haver pessoas querendo te puxar para baixo, às vezes, até mesmo a sua própria mente tenta lhe sabotar. Mas os obstáculos estão aí para serem vencidos e os desafios superados, tanto na vida profissional quanto na pessoal.

O poder do equilíbrio emocional

Já que não faltam mais benefícios para esclarecer os motivos pelos quais você deveria investir em abraços, na sua rotina, só falta aprender como colocar em prática esses aspectos valiosos no corpo e na mente das pessoas.

Para isso, reunimos um passo a passo simples e prático para você agregar o abraço de 40 segundos nas suas relações. Veja só:

  • aproxime-se das pessoas e conte a elas os benefícios do abraço de 40 segundos;
  • comece com as pessoas que você tem mais afinidade e proximidade;
  • exercite esse hábito, ao menos, uma vez ao dia;
  • não comece, necessariamente, com 40 segundos. Limite-se a dez segundos ao dia, e vá aumentando à medida que a sua relação com essa pessoa é fortalecida;
  • leve o exercício a sério. Nada de risadas ou brincadeiras para evitar qualquer tipo de situação constrangedora. A seriedade permite que as boas sensações sejam fortalecidas e evidenciadas durante o gesto;
  • valorize o silêncio ao longo do abraço — independentemente da sua duração.

E aí, sentiu que é possível investir no abraço de 40 segundos para promover os benefícios em sua vida e na dos seus entes queridos ao redor? Já experimentou algo nesse sentido? Compartilhe a sua opinião conosco, no campo de comentários deste post!

Artigos publicados em nosso blog

Você Também PODE GOSTAR

3 motivos para você desenvolver a sua Inteligência Financeira
Como o Ritual do Acordar pode mudar seus resultados?
Você tem o que precisa para alcançar seus objetivos?
O que é assessment e como isso pode renovar sua carreira
5 historinhas para não assumir o controle da sua vida
O poder extraordinário do Abraço de 40 segundos
Você conhece o método 5W2H?
Como descobrir sua Missão de Vida?
Por que é tão difícil realizar uma mudança de hábitos?

Solicite atendimento