Início » A importância da inteligência emocional para concursos
A importância da inteligência emocional para concursos
Descubra como a inteligência emocional pode te ajudar nos estudos para concursos públicos.
Imagine uma pessoa muito inteligente, altamente capacitada, que estuda, lê e argumenta bem, mas na hora da prova não tem ação, permite que a tensão e a falta de confiança dominem seu estado?
Dificilmente essa pessoa terá bons resultados em suas provas. Possivelmente você conhece alguém assim. E o que falta é o conhecimento? Estudar mais? Sorte? NÃO! O problema não é o conhecimento cognitivo, e sim a falta de inteligência emocional.
O sucesso pleno exige exercer inteligência cognitiva, ou seja, o conhecimento e uso de ferramentas racionais aliadas à estrutura emocional. Em sua estrutura cognitiva, o conhecimento é responsável por 15 % de seu sucesso. Já os outros 85% irão depender da qualidade de suas crenças e dos seus comportamentos.
O que é inteligência emocional?
A Inteligência Emocional é composta por dois grandes pilares: as competências pessoais e as competências sociais. A primeira se refere a como eu me trato, são as minhas qualidades internas, que direcionam como eu me relaciono comigo mesmo.
Já a competência social se refere a como eu trato o mundo e as pessoas ao meu redor. Ou seja, a qualidade de minha conexão com os outros. Essas duas conexões formam o conjunto da Inteligência Emocional. Veja alguns exemplos dessas competências que podem influenciar em seu comportamento como estudante.
Leia também: Coaching para concursos: fórmula mágica para aprovação?
Competência Pessoal:
-Autoconsciência emocional: Você tem sido capaz de identificar suas próprias emoções e reconhecer o impacto delas em suas ações e decisões?
-Autoavaliação precisa: Você conhece seus próprios limites e possibilidades, sem se supervalorizar nem se subestimar?
-Autoconfiança: Você tem um sólido senso do seu valor próprio, capacidade e potencial?
-Autocontrole emocional: Você consegue manter suas emoções e impulsos destrutivos sob controle em momentos de estresse?
-Superação: O seu ímpeto para melhorar o desempenho a fim de satisfazer padrões interiores de excelência tem estado de forma predominante na sua vida?
-Iniciativa: Você tem se encontrado sempre pronto para agir e aproveitar oportunidades?
-Otimismo: Você sempre busca ver o lado bom dos acontecimentos em qualquer situação?
Competência Social:
-Consciência organizacional: Você consegue identificar e compreender as tendências, redes de decisão e a política em nível organizacional?
-Liderança inspiradora: Você orienta e motiva com uma visão instigante, conduzindo pessoas a objetivos mais elevados de ganhos mútuos?
-Desenvolvimento dos demais: Você cultiva as capacidades alheias por meio de feedback e orientação?
-Catalisação de mudanças: Você inicia e gerencia mudanças, liderando as pessoas em uma nova direção?
-Gerenciamento de conflitos: Você consegue solucionar divergências entre pessoas levando-as à integração e aceitação mútua?
-Trabalho em equipe: Você é capaz de colaborar com o trabalho em equipes com alto desempenho?
Agora você se pergunta: que relação isso tem com meus estudos? A importância de ter inteligência emocional para a aprovação no concurso!
Quando você desenvolve e trabalha a sua inteligência emocional, exercita controle, concentração e paciência, permitindo que eu você se concentre e pense melhor antes de tomar decisões desafiadoras.
Quando se estuda para uma prova com muitos concorrentes, a pressão pode fazer parte do dia-a-dia. Por isso, habilidades para conseguir superar situações fatigantes emocionalmente são muito importantes. A Inteligência Emocional tem um papel determinante entre o desempenho do candidato e o resultado final.
Ousadia e autoconfiança são características comuns entre pessoas que possuem o controle da IE.
Isso faz com que elas busquem sempre o melhor de si e se superem com facilidade.
O sucesso vem da IE. Se você quer ter sucesso na vida aprenda a ter e usar a Inteligência Emocional.