A Validade Científica do Coaching no Brasil e no Mundo

O processo de coaching tem estado cada vez mais nas conversas de pessoas em todo lugar. Relevante entre cientistas, psicólogos, professores e universidades por todo o mundo, essa metodologia promove o desempenho individual e coletivo, tornando um indivíduo cada vez melhor e capaz de atingir seus objetivos.

Não é à toa que inúmeras instituições já o adotam de acordo com seus próprios cenários, como a OAB-SP, que criou uma comissão de Coaching Jurídico, ou universidades como Harvard, que têm seus próprios programas de coaching. Além disso, nomes como Daniel Goleman (psicólogo e pai da Inteligência Emocional) também já desenvolvem programas de estratégias através do processo.

A popularidade do coaching cresce no mundo inteiro. Nesse cenário treina mensalmente mais de 16 mil pessoas, transformando vidas e potencializando resultados profissionais e pessoais.

Mesmo assim, muitos ainda não entendem o que um coach faz, confundido o processo com uma alternativa ao tratamento de psicólogos, deixando passar a oportunidade de compreender que são duas coisas que podem até mesmo trabalhar em conjunto, mesmo sendo diferentes. E quem diz isso é o próprio Conselho Federal de Psicologia.

Em nota do dia 14 de março sobre o uso do Coaching por psicólogos, o CFP aponta que “o trabalho da(do) psicóloga(o) na utilização do coaching é de extrema importância para a realização de um trabalho que vise à proteção e garantia do cuidado com a sociedade”.

Dessa forma, vale ressaltar que o Coaching Integral Sistêmico não corresponde a nenhum tipo de terapia, nem busca tratar sintomas de psicopatologias como depressão ou ansiedade. Para esse tipo de objetivo, o indicado é e sempre será orientar a pessoa a procurar um psicólogo ou profissional adequado.

Ainda assim, o Coaching Integral Sistêmico (desenvolvido por Paulo Vieira) pode, sim, traduzir-se como um processo terapêutico, o que se deve aos resultados positivos proporcionados pelas sessões. É o mesmo que acontece, por exemplo, quando uma reeducação alimentar ou uma rotina com atividades físicas ajudam a reduzir sintomas de depressão, ainda que, primariamente, não busquem esse objetivo.

Cientistas e instituições ao redor do mundo já comprovam o quanto o coaching funciona, ao trabalhar a inteligência emocional aliada à reprogramação de crenças (aprendizados que determinam como você age, pensa e enxerga o mundo).

É sobre isso – e muito mais – que o presidente da Febracis, Paulo Vieira, fala no vídeo acima. Assista e saiba mais sobre esse processo transformador – quem sabe seja exatamente o que você precisa na sua própria vida.

Entenda o que é Coaching

Conheça o Programa Estratégias de Coaching de Liderança, de Harvard

Conheça o Programa de Certificação de Coaching, da Columbia University

Conheça o Programa de Coaching Executivo e Feedback, da Wharton School

Conheça a Comissão de Coaching Jurídico, da OAB-SP

Leia a Nota Orientativa sobre Coaching, do Conselho Federal de Psicologia

Artigos publicados em nosso blog

Você Também PODE GOSTAR

3 motivos para você desenvolver a sua Inteligência Financeira
Como o Ritual do Acordar pode mudar seus resultados?
Você tem o que precisa para alcançar seus objetivos?
O que é assessment e como isso pode renovar sua carreira
5 historinhas para não assumir o controle da sua vida
O poder extraordinário do Abraço de 40 segundos
Você conhece o método 5W2H?
Como descobrir sua Missão de Vida?
Por que é tão difícil realizar uma mudança de hábitos?

Solicite atendimento