Até quando você vai contar historinha?
Você sabe o que são historinhas? Se ainda não sabe, vamos te explicar.
O ser humano nasceu para brilhar e realizar coisas boas. Essa é a nossa natureza, é a ordem natural da nossa vida. Ou seja, se você não está obtendo realizações familiares, conjugais, profissionais e na sua saúde, precisa compreender que essa não é a sua natureza!
Nascemos, crescemos, estudamos, trabalhamos, conquistamos coisas extraordinárias, envelhecemos e morremos. Essa é a hora de se perguntar: tenho realizado coisas tremendas na minha vida financeira, profissional, amorosa, no servir ao próximo? Se a resposta foi negativa, significa que você precisa fazer mudanças na sua vida.
Afinal de contas, o que são as historinhas?
Historinhas nada mais são do que falas verbais ou pensamentos que tentam justificar nossos fracassos e erros, a fim de tentar validar o fato de não termos sucesso.
Para que possa entender melhor, vou dar um exemplo. Pense em um bandido que está começando a praticar roubos e assaltos. Já sabemos que não é da natureza humana roubar e assaltar o próximo. Como não é da sua natureza, a única forma de ele conseguir praticar esses crimes é contando uma historinha, algo que valide aquela ação, que o empodere para prática de tais atos. Uma historinha muito contada por bandidos é a falta de condições, as injustiças do país, a falta de oportunidade de emprego.
Quem nunca ouviu isso? Além disso, é muito comum que em assaltos os bandidos chamem as vítimas de “vagabundo”, por exemplo. Sabe o porquê disso? Ao diminuir a vítima, esse ser humano encontra uma forma de conseguir fazer mal a alguém achando que possui uma justificativa plausível para tal.
Outro exemplo que podemos usar é o adultério. O adultério não é da natureza humana, motivo pelo qual a pessoa que trai o companheiro inventará historinhas para que aquele ato não pareça algo ruim. Nesse cenário, algumas das historinhas faladas são: a minha esposa não me trata bem; o meu marido só trabalha; meu marido é grosseiro; minha esposa não tem autoestima. Quem nunca ouviu algo nesse sentido?
Tudo o que fazemos de errado, ou tudo que não conquistamos, acaba fazendo com que criemos uma historinha para justificar a atitude errada ou a não conquista. A historinha pode ser contada em forma de:
- Brincadeira: é a famosa “brincadeira com fundo de verdade”.
- Mentira: esse é o caso, por exemplo, de uma pessoa que disse que foi demitido por cortes na empresa, quando a demissão se deu em razão de má-performance.
- Verdade: por vezes a historinha pode ter embasamento em alguma verdade. Uma pessoa pode alegar que está com a dificuldade financeira por conta da crise. Entretanto, tem muita gente por aí que está ganhando dinheiro e crescendo, não é mesmo?! Por esse motivo, isso não passa de historinha.
O que fazer para parar de contar historinhas?
A historinha retira a responsabilidade de você e a coloca no ambiente, nas circunstâncias, nas outras pessoas. E você, que historinhas está contando? Identifique-as e as escreva em uma papel. A partir dessa identificação, faça mais um exercício: escreva ao lado de cada historinha um pensamento positivo e reajuste suas crenças. Veja esse exemplo:
O Brasil está em crise e eu não consigo prosperar.
↓
Tem muita gente ganhando dinheiro, mesmo com a crise, e eu também vou ganhar.
Quer ver outro exemplo?
Eu tenho metabolismo lento e por isso estou acima do peso.
↓
Vou parar de comer açúcar e fritura para emagrecer.
A partir disso, pare de contar historinhas! Monitore-se e mude a forma como se expressa. Ao encerrar essas falas mentais que você compartilha sobre o seu insucesso, você começa a realizar imediatamente. Você vai perceber grandes mudanças em um curto espaço de tempo.
E aí, o que achou dessa dica valiosa?
Um grande abraço,
Paulo Vieira.
Gostou desse tema? O Master Coach Paulo Vieira tem muito mais a te dizer no vídeo abaixo: