Quais são os motivos mais comuns de um casamento em crise?
O casamento em crise não chega a esse ponto sem que antes tenham aparecido diversos “sinais” de problemas.
Discussões por coisas bobas, desentendimentos frequentes, falta de contato físico, poucos momentos alegres e brigas constantes são alguns sinais de que uma crise está se aproximando.
Entretanto, nem todos conseguem perceber tais indícios. Outros até percebem, mas vivem na negação, achando que “é normal”. Mas, afinal de contas, quais são os motivos mais comuns de um casamento em crise? O que fazer para solucioná-los? É o que veremos a seguir.
4 motivos mais comuns de um casamento em crise
Discordância que vira disputa
Qual o problema?
A discordância é algo inerente aos seres humanos em suas relações, seja com o cônjuge, a família ou os amigos. Entretanto, a discordância não pode ser uma constante e se transformar em uma forma de autoafirmação pois, nesse caso, a discordância vira uma disputa.
Não há nada mais tóxico ao casal do que uma situação de constante disputa, já que isso corrói pouco a pouco o relacionamento, até se tornar algo insuportável. A convivência com alguém que demonstra estar o tempo todo fiscalizando os atos do outro, só para ter razão, pode destruir o casamento.
Qual é a solução?
Perceber que essa situação foi instaurada é o primeiro passo. Depois, ambas partes devem se esforçar e ter mais paciência e tolerância. Se as duas partes não se comprometerem com isso, cada frase dita se torna um problema.
Instabilidade depois de ter filhos
Qual o problema?
Os filhos demandam muita dedicação, esforço e amor de ambos os pais, especialmente as crianças de até 12 anos, que ainda são muito dependentes. Se o pai e a mãe não derem o máximo de si, a carga pode ser mais pesada para eles, o que pode gerar conflito e brigas em razão do esgotamento. Muitos casais acabam discutindo tanto por conta das mudanças na rotina que veem na separação a saída.
Qual é a solução?
Antes de ter filhos, o casal deve ter uma relação sólida e de confiança. Assim é muito mais difícil que haja alguma instabilidade por conta da criança. Se o filho já nasceu, é muito importante que tanto o pai quanto a mãe, dividam as funções e cuidem da criança juntos. A responsabilidade deve ser compartilhada e o casal não deve esquecer de ter seus momentos juntos também.
Discordância sobre ter ou não filhos
Qual o problema?
Outro fator muito comum que os casais enfrentam e que pode levar a um casamento em crise é a discordância entre ter ou não filhos. Esse pode ser o sonho de um cônjuge, mas o outro pode não querer de jeito algum. O resultado? Brigas, claro.
Qual é a solução?
O casal deve ter como regra a conversa e transparência desde o início da relação. Todos assuntos devem ser debatidos para que ambas partes saiam satisfeitas. A conversa sobre filhos deve ocorrer desde cedo, ainda mais se uma das partes sonha com isso isso. Se não for possível encontrar um meio-termo, e se o cônjuge não quiser deixar de ter filhos, a separação, infelizmente, pode parecer ser uma das únicas saídas. Quando o chega nesse nível é muito importante contar com a ajuda de um especialista, que poderá mediar a conversa de forma que se chegue a um entendimento.
Falta de intimidade
Qual o problema?
Alguns casais perdem a paixão e, com isso, a intimidade diminui. O desinteresse pode durar muito tempo e é um problema que não é facilmente detectado. Com o passar do tempo, a falta de interesse e intimidade faz com que o casal não fique mais atento um ao outro, ou seja, o casamento pode não fazer mais sentido, porque há a impressão de que não exista mais amor. Esse é um dos fatores determinantes para que surja o interesse de um dos cônjuges por outras pessoas, o que pode levar a traição, atitude que cada vez mais destrói casamentos.
Qual é a solução?
O desinteresse começa quando há falta de atração. A falta de atração pode ocorrer por conta do aumento de peso de um dos cônjuges, a falta de capricho com o cabelo, uso de roupas mal cuidadas e assim por diante. Lembre-se que os dois são responsáveis por manter a paixão viva. Portanto, cuide da sua saúde e da sua aparência e mantenha seu parceiro interessado em você. Antes de qualquer coisa, porém, ame a si mesmo! Sinta-se bem com sua aparência e arrume-se, primeiro, para que você tenha paz com o espelho.
Quem pode me ajudar a melhorar um casamento em crise?
Por pior que o cenário esteja, a crise matrimonial não significa o fim do relacionamento. Com boa disposição e com os meios adequados, é possível superar as dificuldades e fortalecer a relação.
A orientação de um especialista alheio ao assunto pode ajudar a ver a situação de forma mais objetiva, desconstruindo ideias equivocadas através de métodos e ferramentas. Como cada cônjuge tende a dar um enfoque diferente ao problema, um orientador pode canalizar os pontos de vista diversos para encontrar uma solução.
Na Febracis, nós oferecemos o Coaching Life Individual, que contribui enormemente para recuperar um casamento em crise. Através desse coaching, você compreenderá melhor aquilo que está impedindo a felicidade da sua relação e saberá como solucionar cada um desses problemas através de ferramentas e métodos, de forma objetiva e concreta.
Ou seja, o coaching de vida é uma forma de evitar o fim do relacionamento e uma vida a dois muito mais alegre e plena.
Está enfrentando um casamento em crise? Acesse aqui e saiba tudo que você precisa para restaurar seu relacionamento.