Como lidar com pessoas grosseiras demais?

Bom, lidar com pessoas grosseiras demais talvez não seja o forte de ninguém, pois ninguém gosta de ser tratado mal, não é mesmo?!
No entanto, existem situações e locais em que lidar com pessoas grosseiras está além de apenas se afastar ou ignorá-las, e é necessário conviver de fato com elas.

Seja no trabalho, na família ou no nosso convívio pessoal: saber lidar com pessoas grosseiras é sinônimo de sabedoria.

Antes de qualquer coisa: elas realmente são pessoas grosseiras?

Às vezes somos muito mais sensíveis com os comportamentos dirigidos à nós do que quando nós mesmos o fazemos com outras pessoas. Por este motivo, é sempre importante considerar se a fala não foi apenas um pouco mais direta, ou se no calor do momento você não interpretou mal o diálogo.

Isso acontece muito no ambiente profissional.

Certos locais de trabalho, por exemplo, exigem mais atenção e pressão do que outros, por isso nem sempre há tempo de formular uma frase toda cheia de cumplicidade. Como no dia a dia nem sempre estamos acostumados à franqueza e à frases diretas, uma simples palavra do chefe ou colega de trabalho pode soar grosseira, ainda que essa não fosse a intenção.

Portanto, sensatez é fundamental para avaliar quando uma pessoa é realmente grosseira e quando alguém fala algo que somente soa ríspido.

A pessoa está grosseira ou ela é grosseira?

Primeiro avalie a situação. Se ela normalmente não é assim, talvez tenha acontecido ou esteja acontecendo alguma situação conflitante na vida dela – e essa é a maneira dela extravasar. Infelizmente ela extravasou em você, mas mantenha a calma e tenha empatia para compreender situações atípicas.

Caso seja um conhecido ou um amigo, transmita a ele a sua frustração em ouvi-lo falar grosseiramente com você. Ele irá, no mínimo, pôr freios no seu modo de agir.

Caso não seja uma pessoa próxima, tente amenizar a situação não revidando e falando o mais objetivamente possível com ela.

Mas, afinal de contas, como lidar com pessoas grosseiras demais?

Seja empático

Você já pensou que essa pessoa pode nunca ter tido um referencial de como ser simpática? Talvez para ela, ser grosseira seja uma válvula de escape, ou uma barreira para certos tipos de pessoas ou acontecimentos.

Para ela, a grosseria chega a ser algo normal.

Dessa forma, seja você o referencial positivo desta pessoa! Mostre a ela que é possível conviver sem ter que necessariamente brigar por tudo e com todos. Seja honesto com suas palavras e ações.

Ser paciente não funciona?

Você já foi paciente o suficiente, e até mais do que deveria, e a pessoa não mostrou um sinal sequer de arrependimento por ser grosseira? Não é atacando ela agora que isso dará resultados.

Saia do mesmo ambiente que ela, procure relaxar ficando mais perto de pessoas menos tóxicas, concentre-se em algo positivo e tenha em mente que toda ação tem a sua consequência.

Se for o seu chefe ou um colega de trabalho a pessoa grosseira em questão, a sua falta de compostura pode vir a lhe afetar futuramente. Tenha Inteligência Emocional para lidar com essas situações!

Preparamos um artigo, que vai te explicar tudo sobre como ter Inteligência Emocional no trabalho.

Não é só com você

A pessoa em questão costuma agir dessa maneira com todos e com tudo à sua volta? Bom, pelo menos você sabe que não é só com você.

Mesmo assim vale à pena checar se está tudo “ok” com suas atitudes e com as da sua equipe ou das pessoas que estão ao redor. Quer dizer, pergunte-se o porquê de ela agir dessa maneira e tente encontrar alguma solução, já que o problema está explícito e está lhe trazendo problemas.

Você está esperando desculpas?

Em alguns casos é bom esperar sentado. Pessoas que são naturalmente grosseiras dificilmente sabem o significado de do perdão, elas ainda têm muito o que aprender! Por isso não espere um pedido de desculpas ou sinais de arrependimento por parte dela.

Aproveite as oportunidades

Não é possível que ela seja grosseira em todos os momentos. Assim, aproveite os momentos bons dela para se introduzir e amenizar essas atitudes. Elogie algo que ela tenha feito ou compartilhe de algo legal, para que ela considere melhor como agir com você no futuro.

Com isso, você ganhará mais confiança para expressar a sua insatisfação em ser tratado dessa maneira grosseira.

Líder, preste atenção na sua equipe

Caso você não esteja atento, às atitudes de certos indivíduos podem prejudicar toda a sua equipe. Muitas vezes a pessoa não é grosseira com você devido ao seu status de chefe, mas com os outros membros pode ser. Observe no dia a dia e também pergunte aos membros da equipe individualmente, sobre o comportamento dos outros membros.

Fizemos um artigo sobre os tipos de avaliação de comportamento para gestão de pessoas. Descubra qual o ideal para cada situação.

Ao identificar alguém com esse caráter, procure fazer um feedback com essa pessoa e explique que não se age profissionalmente bem agindo dessa maneira. Nas reuniões em grupo, procure ressaltar os desempenhos positivos dela realizados em grupo, tanto para que ela não se sinta superior aos outros, quanto para lhe fazer entender que ela precisa manter um relacionamento saudável com os outros membros para alcançar uma produtividade melhor.

Não retribua

Não tente diminuir a pessoa ou deixá-la desconfortável em frente às outras. Pense que a atitude de revidar não irá lhe trazer nenhum benefício, a menos que você se contente em ser igual à pessoa que a ofendeu com seu modo de falar. Além disso, você será reconhecido não pela sua sensatez ou calma, e sim pela sua impulsividade.

Não alimente a “rádio corredor”

Que a pessoa é grosseira, todos têm conhecimento. Então, não é necessário comentar com qualquer um esse fato, tampouco alimentar fofocas sobre a pessoa. No máximo, se precisar desabafar, comente com seus amigos mais próximos.

Evite confusões com pessoas grosseiras!

Por fim, use a sua inteligência emocional, não deixe que o calor do momento o faça perder a calma.

Como desenvolver a inteligência emocional para lidar com pessoas grosseiras?

Se você precisa, constantemente, lidar com pessoas grosseiras, a melhor opção é desenvolver a sua Inteligência Emocional! Com uma IE bem desenvolvida, você terá todas as ferramentas para lidar com essas situações da melhor forma possível.

Para isso, conte com Método CIS! Com esse programa de coaching da Febracis, é possível, em pouco tempo, turbinar a inteligência emocional, desenvolvendo-a de tal forma que você irá transformar a sua vida!

Através deste curso, os participantes adquirem equilíbrio e força emocional para melhorar a rotina diária, obtém alta performance pessoal e profissional sem fazer sacrifícios, eliminam a autossabotagem, realizam metas e objetivos através de estratégias simples e acabam com sintomas de traumas e vícios.

Conte conosco para turbinar sua Inteligência Emocional, para que você consiga lidar melhor com pessoas grosseiras no seu dia a dia!

Artigos publicados em nosso blog

Você Também PODE GOSTAR

3 motivos para você desenvolver a sua Inteligência Financeira
Como o Ritual do Acordar pode mudar seus resultados?
Você tem o que precisa para alcançar seus objetivos?
O que é assessment e como isso pode renovar sua carreira
5 historinhas para não assumir o controle da sua vida
O poder extraordinário do Abraço de 40 segundos
Você conhece o método 5W2H?
Como descobrir sua Missão de Vida?
Por que é tão difícil realizar uma mudança de hábitos?

Solicite atendimento