Como não procrastinar? Existe remédio para isso?

O bom e velho “deixar para amanhã” não é uma doença e, por isso, não podemos considerá-lo uma epidemia.

Mas, de maneira popular, é inegável que todos os profissionais devem aprender como não procrastinar, já que os seus efeitos impactam a todos.

E isso independe do cargo ou atividade exercida: a procrastinação — que pode estar relacionada a influências genéticas — é um dos grandes males da produtividade.

Não se desespere: como todo mal que se preza, a procrastinação também pode ser erradicada da sua rotina. E, ao longo deste post, vamos ensinar não apenas como não procrastinar, como vamos destacar algumas dicas para você aprender a ser mais produtivo no dia a dia.

Boa leitura!

O que é a procrastinação?

De uma maneira simplificada, a procrastinação é o ato de postergar algo — deixar para amanhã o que deveria fazer hoje. Perceba a diferença com o que você pode postergar quando há tempo hábil para isso.

É por isso, inclusive, que alertam sobre os riscos de procrastinar: você não faz a tarefa, a ansiedade cresce — bem como os níveis de estresse — por conta disso e as defesas do corpo ficam à mercê de doenças infecciosas (resfriado ou gripe, entre outras).

A questão é: por que as pessoas não aprendem como não procrastinar? Porque é uma maneira de não sair da zona de conforto. Ao procrastinar, você não se expõe, e também há um fator psicológico de que tendemos deixar para fazer algo somente no último momento.

Mas, como bem destacamos, é possível aprender como não procrastinar e usar com mais assertividade o seu tempo livre — como veremos a seguir!

Como não procrastinar?

Lembre-se que as etapas abaixo são exercícios constantes e ajudam a minimizar a procrastinação com o tempo. Insista, portanto, nas dicas que melhor se adaptarem à sua rotina — e vice-versa:

1- Pare e pense

Quando guiamos a nossa rotina no “piloto automático” corremos o risco de, inconscientemente, dar menos valor às tarefas pendentes — urgentes ou não.

Por isso, periodicamente se permita parar e refletir para avaliar o real risco de deixar para depois uma atividade que não pode ser adiada.

2- Identifique algo gratificante na tarefa

Um apelo irresistível da procrastinação é aquela gratificação imediata que nos damos por “ter o resto do dia livre”. Mas, ao tentar não procrastinar, que tal avaliar da mesma maneira?

Por exemplo: deixar para o dia seguinte pode render um prazer imediato, mas e se você se dedicar por alguns minutos e finalizar essa pendência imediatamente? Você obtém uma gratificação em médio prazo, que é uma flexibilidade maior no dia seguinte.

E sabemos que é mais fácil falar do que fazer. Mas experimente dar o primeiro passo: se você posterga o primeiro dia de corrida ao redor do seu bairro, calce os tênis e vá até a porta. Você pode sentir um impulso inverso ao que nos faz procrastinar.

3- Comprometa-se

Está com dificuldade em iniciar uma nova tarefa? Comprometa-se a realizá-la e, para obter um reforço positivo, compartilhe a sua meta com outra pessoa.

Esse indivíduo vai se encarregar de cobrar você das pequenas metas estipuladas no dia a dia — isso pode ajudar a você se cobrar, automaticamente, em realizar as tarefas pendentes.

4- Divida uma tarefa grande em pequenas atividades

Ao analisar o que deve ser feito, você se surpreende com o tamanho dela, como um todo? Então, que tal quebrá-la em atividades menores?

Com isso, cada etapa que você concluir vai ter uma inspiração de conquista por ter finalizado algo. Em geral, pode servir como motivação para dar sequência às etapas, uma a uma, até chegar ao fim daquela tarefa que parecia interminável, a princípio.

Inclusive, o método ajuda a evitar um quadro de esgotamento mental, sabia? Ao trabalhar por partes, você se concentra apenas naquela responsabilidade imediata, e não em tudo aquilo que a sua tarefa pode representar.

5- Crie um ritual de produtividade

Se você costuma fazer as suas atividades em um lugar com muito barulho e distrações múltiplas, faça o oposto e fique em um local reservado e silencioso.

Se as redes sociais distraem você, determine um intervalo de tempo — 30 minutos, por exemplo — para ficar off-line e se concentrar na atividade proposta.

Finalizado o período, cheque as redes sociais por alguns minutos e faça mais uma sessão de produtividade (o método existe, inclusive, e é conhecido como a técnica Pomodoro).

No intuito de te ajudar a ser cada vez mais produtivo, a ter critério de avaliação de tarefas para descobrir as que são realmente necessárias e para mobilizar foco e energia para aumentar incrivelmente seus resultados, separamos uma ferramenta que vai te ajudar:

6- Tome a iniciativa

Essa é a dica mais simples — e também a mais desafiadora: comece. Racionalize as recompensas em realizar o que deve ser feito, pondere os riscos em procrastinar e aja por impulso, mas na direção do que deve se confrontado.

Com o tempo, você vai perceber que aprender como não procrastinar é um desafio constante, mas que conserva também as suas recompensas.

Para complementar as dicas sobre produtividade, assista ao vídeo do Master Coach, Paulo Vieira, sobre como vencer a procrastinação, na série #PVRESPONDE.

Como ser mais produtivo?

Se, por um lado, você está aprendendo como não procrastinar na sua rotina, que tal complementar tudo o que vimos até aqui compreendendo também como ser mais produtivo?

São conceitos similares e complementares, uma vez que você estando com um foco maior nas suas atividades, precisa aprender também como usufruir desse tempo de produtividade. Vamos às dicas, então?

01) organize o seu dia na noite anterior. Isso ajuda a visualizar previamente as tarefas, fazendo com que a rotina seja melhor planejada e você encontre, aqui e ali, um tempinho para descansar entre as tarefas;

02) faça uma lista com as suas obrigações e elenca-as por ordem de prioridade e grau de dificuldade. Isso faz com que você se livre, rapidamente, das piores atividades e fique com os processos menos complexos ao longo do dia;

03) vale também identificar o horário em que você produz mais e melhor. Há quem funcione de noite, enquanto outros, pela manhã. Avalie-se e deixe as atividades mais complexas para esse período do dia;

04)  dedique um intervalo — pequeno que seja — da sua rotina para se exercitar. Pode ser caminhada, meditação ou mesmo exercícios físicos na academia. O importante é usar esse tempo para extravasar, gastar a energia e retomar a disposição para as suas tarefas;

05) alimente-se e durma bem, pois isso faz toda a diferença para encarar um novo dia de desafios.

Por meio dessas dicas você pode encontrar um engajamento profissional maior, empenhar-se melhor naquelas atividades que você vinha relegando seguidamente e encontrar novos prazeres para se dedicar.

São recomendações que funcionam bem para os seus objetivos pessoais e profissionais.

E, como as nossas inspirações não são a única maneira de aprender como não procrastinar e desenvolver-se — pessoal e profissionalmente — com qualidade, gostaríamos de convidar você para conhecer o curso Método CIS da Febracis — trata-se do maior curso de inteligência emocional do mundo, cujo programa é capaz de eliminar os obstáculos emocionais e ajudar você a alcançar as suas metas e objetivos.

No curso, os participantes aprendem por meio de conhecimentos, técnicas e ferramentas cientificamente comprovadas como vencer a zona de conforto, eliminar a procrastinação e elevar o nível de foco.
Confira tudo sobre o Método CIS aqui.

Artigos publicados em nosso blog

Você Também PODE GOSTAR

3 motivos para você desenvolver a sua Inteligência Financeira
Como o Ritual do Acordar pode mudar seus resultados?
Você tem o que precisa para alcançar seus objetivos?
O que é assessment e como isso pode renovar sua carreira
5 historinhas para não assumir o controle da sua vida
O poder extraordinário do Abraço de 40 segundos
Você conhece o método 5W2H?
Como descobrir sua Missão de Vida?
Por que é tão difícil realizar uma mudança de hábitos?

Solicite atendimento