Início » Você sabe a diferença entre crítica pessoal e feedback negativo?
Você sabe a diferença entre crítica pessoal e feedback negativo?
Você já parou para pensar como é importante ter um feedback sobre o seu trabalho? “Será que eu estou fazendo certo? Onde devo melhorar?”
Às vezes precisamos de uma crítica construtiva, um comentário sobre o nosso trabalho para que possamos aprimorar o que estamos fazendo!
Contudo, aprender a fazer uma crítica, da mesma forma que ter maturidade para recebê-la, não é tão fácil. Deve-se ter o cuidado ao interpretar como ataque qualquer comentário que não seja positivo, pois assim descartaríamos qualquer coisa útil que o crítico pode ter a nos dizer. Por outro lado, levar a sério toda e qualquer crítica tampouco nos traz benefícios.
Portanto, principalmente você que é um líder, deve aprender a criticar alguém de forma positiva. E você sabe como isso deve ser feito? Veja que a partir da Inteligência Emocional você é capaz de lidar com as críticas!
Crítica Pessoal X Feedback Negativo
O psicólogo clínico Leon F. Seltzer identifica algumas diferenças entre a crítica e o feedback: enquanto, a crítica é acusatória e faz julgamentos, podendo rotular, pregar sermões, dar aulas de moral e até ridicularizar; o feedback procura oferecer informações concretas para motivar a pessoa que recebe a rever seus comportamentos e aprimorá-los.
Se por um lado, a crítica se resume em fazer afirmações negativas sobre as motivações da outra pessoa, podendo incluir ordens e ultimatos, o feedback negativo procura responder ao resultado real do comportamento daquela pessoa, objetivando que ela reflita os pontos positivos de uma mudança.
Principalmente, no ambiente de trabalho deve ser incentivado o feedback negativo, e nunca uma crítica pessoal.
Darren Gurney, treinador de beisebol nos Estados Unidos, diz que a habilidade de ouvir ainda é pouco valorizada, com isso ele descobriu que a maneira mais eficaz de “criticar” um jogador, por exemplo, não é apenas lhe dizer o que ele fez de errado, mas pedir que ele mesmo analise seus comportamentos e pense no que poderia ter feito melhor.
Desse modo, o importante é aprender a ouvir! Você não deve ficar sempre na defensiva e pedindo desculpas pelos seus atos, mas também não pode partir da premissa de que o crítico tem sempre razão. Assim, você precisa avaliar as informações e determinar qual é valiosa e relevante e qual não é. E, então, procurar meios de mudar seus comportamentos.
Como posso fazer um feedback negativo no ambiente de trabalho?
No ambiente de trabalho, às vezes é necessário proferir um feedback negativo a alguém, mas o líder precisa saber como falar a ponto de que a pessoa continue motivada e que perceba a necessidade de uma mudança. Se não for assim, ainda que a intenção seja positiva, ela não surtirá o efeito adequado.
O feedback negativo, como uma avaliação de desempenho proferido pelos líderes, deve ser feito com seriedade e empatia, objetivando ajudar o profissional no desenvolvimento de sua carreira e produtividade da empresa.
O profissional deve ampliar sua consciência sobre os fatos que geraram a crítica, avaliar seus comportamentos, resultados e encontrar meios para não cometer os mesmos erros novamente.
Veja duas regras básicas para se fazer um feedback negativo, mas de forma positiva:
Regra #1:
Você deve criticar o trabalho, mas nunca a pessoa. Talvez na prática não seja tão fácil separar esses dois aspectos, contudo, principalmente você que está em uma posição de liderança, deve estar bastante atento no uso adequado das palavras, para que o indivíduo não se sinta desmotivado.
Procure ser o mais claro e sincero possível, e fundamente suas palavras em um fato concreto, seja um erro em um relatório ou um comportamento indevido.
Regra #2:
Você deve buscar iniciar o diálogo com uma pergunta: “você percebeu que…?”, “você notou que…?”. Ou então você pode iniciar dizendo: “percebo que você tem tido dificuldades no entendimento desse assunto, minha percepção está correta? Como posso ajudar te a mudar isso?”
O intuito é eliminar a barreira da autodefesa e assim a comunicação começará a fluir.
Como a Inteligência Emocional pode ajudar a dar feedbacks negativos?
Se você tem dificuldades para aprender a dialogar com os seus liderados de forma que as críticas não lhe causem uma desmotivação, mas sim sejam entendidas como feedback negativos, desenvolver a inteligência emocional pode ajudar nesse aspecto.
A Inteligência Emocional está relacionada com a maneira como cada indivíduo lida com as situações sob pressão e como consegue equilibrar suas emoções para se relacionar com outras pessoas. É necessário que você comece a agir, avaliando suas condutas e alterando seus hábitos, pensamentos e comportamentos.
Nosso cérebro possui dois hemisférios: razão e emoção. E os dois são importantes e precisam ser trabalhados! Então, é necessário que diante dos erros e dos problemas você aprenda a manter a calma (emoção) e saiba dialogar com o outro indivíduo (razão), sem criticá-lo pessoalmente, mas dando-lhe um feedback negativo.
Você está em uma posição de liderança, mas não sabe como proferir um feedback negativo, sem criticar, sem que esse indivíduo se sinta desmotivado e para baixo?
Você precisa trabalhar a Inteligência Emocional!
Como posso trabalhar minha Inteligência Emocional?
Se você gestor/líder está precisando de um auxílio para aprimorar sua Inteligência Emocional, a Febracis possui o treinamento certo para você! O Método CIS – Coaching Integral Sistêmico.
Esse método foi criado pelo PhD e Coach Paulo Vieira, com o objetivo de ajudá-lo a eliminar obstáculos emocionais e permitir que você alcance seus objetivos. E hoje esse é considerado o maior treinamento de Inteligência Emocional do mundo!
Baseado em técnicas comprovadas cientificamente, esse método consiste em um treinamento com ferramentas de coaching, em que você vai aprender o que é a Inteligência Emocional, tendo a possibilidade de vivenciá-la, adquiri-la e conquistá-la!
Esse curso trabalha todas as áreas da sua vida ao mesmo tempo, permitindo que você tenha acesso a técnicas para melhorar seu dia, aprimorar o diálogo em casa, aumentar sua produtividade no trabalho e ainda aprenderá a lidar com seus colegas e subordinados, sendo capaz de responder aos erros e problemas de forma racional e paciente.
Portanto, se você quer adquirir a Inteligência Emocional a curto prazo, faça já o treinamento com o Método CIS e veja como sua vida e carreira podem mudar através da Inteligência Emocional.
Tenha em mente que não somos capazes de controlar os comportamentos do outro, mas temos a capacidade de dominar os nossos, a partir de escolhas mais conscientes, propiciando feedbacks produtivos e motivadores!
Quer entender mais sobre o Método CIS? Clique aqui e saiba porque ele é pra você!
Gostou do conteúdo? Compartilha conosco!