Início » É possível empreender mesmo na crise?
É possível empreender mesmo na crise?
Como está a sua percepção da situação financeira do Brasil? É importante refletir sobre essa pergunta, sabendo da crise pela qual estamos passando. Inflação em 7%, crescimento da economia do país em menos de 1%… Todos os dias vemos notícias sobre a crise e como ela ainda pode piorar. Mas devemos salientar também que são esses momentos de crise que geram oportunidades ainda maiores de lucro.
Estamos todos pagando o preço pela falta de infraestrutura e educação que nos é oferecida. A maioria dos empresários reclama da dificuldade de se encontrar, nos dias atuais, mão de obra qualificada técnica e emocionalmente.
Outro obstáculo é a “cultura da burocracia” a qual estamos acostumados em nosso país. Mas são os grandes empresários que atentam para os problemas e se preparam previamente. São os grandes administradores aqueles que perceberam a chegada de uma crise sem precedentes e souberam se prevenir. Assim como um fenômeno natural, a crise deu sinais que chegaria.
Vamos trabalhar com investimento de capital, mas não só capital financeiro. Investir no capital intelectual e no emocional é necessário para manter um equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. Esse é o segredo dos que se tornam bem-sucedidos, mesmo em épocas de crise como essa. Se você investir de todas as formas na sua empresa, vai ter adquirido preparação, desse modo, a concorrência despreparada se vai.
É preciso capital intelectual para buscar novas formas de fazer parte da equipe de uma empresa ou gerir o próprio negócio de forma diferenciada dos concorrentes. Você precisa ser melhor, mais rápido, e com mais qualidade, e isso você só consegue adquirindo conhecimento. Não importa se você é gestor ou funcionário, é preciso acumular capital intelectual para alcançar a prosperidade durante a crise.
Mas não se trabalha somente com conhecimentos técnicos. Seu capital emocional diz muito sobre você na empresa. A sua capacidade de se conectar com as pessoas, de se relacionar com elas. Sua habilidade de vender as próprias ideias. De ser constantemente positivo e enfrentar os desafios com tranquilidade, mesmo neste momento de alta pressão emocional.
E por último, mas não menos importante, o capital financeiro. Ele diz respeito a sua sabedoria econômica, de como você gera as suas finanças. É ter a habilidade de programar os investimentos que você fará na sua vida e na sua empresa, o quanto você vai separar para cada gasto. O quanto você vai investir no seu capital racional ou no seu capital emocional. É se certificar da tranquilidade no fim do mês.
A crise é real e vem forte. Nós sofremos ainda mais com ela, por conta do nosso descaso com a infraestrutura e educação. A grande maioria vai ser prejudicada, mas cabe a você desenvolver seu capital racional, emocional e financeiro.
E você, vai fazer parte da maioria, ou vai fazer parte da minoria que conseguiu gerar riqueza mesmo em tempos de crise? Tem poder quem age!
Ouça o Audiocast de Paulo Vieira com o tema: “Na Crise É Que Se Ganha Mais Dinheiro”:
Pensando nas formas de gerar riqueza em tempos de crise econômica, o Master Coach Paulo Vieira se reúne com os convidados Carlos Wizard e William Douglas no seminário “Criação de Riqueza em Tempos de Crise”. Este seminário, que ocorre no dia 24/02, ajudará você a desenvolver seus capitais intelectual, emocional e financeiro, mostrando como desenvolver suas competências para alcançar os melhores resultados. Mais informações pelo telefone (85) 3457 3204 ou através do site www.febracis.com.br/criacaoderiqueza.