Início » Esgotamento Mental: como saber se você está sofrendo disso?
Esgotamento Mental: como saber se você está sofrendo disso?
Cada vez mais comum nas nossas vidas e no ambiente de trabalho, o esgotamento mental gera impactos emocionais e físicos.
Infelizmente, muitas vezes ele é associado à frescura ou à uma fragilidade pessoal, no entanto, o esgotamento mental tem raízes concretas no funcionamento do organismo.
Por vezes você se sente esgotado mentalmente? Então esse texto foi feito para você!
Confira!
O que é o esgotamento mental?
Ele é fruto do excesso de demanda das atividades químicas que são realizadas no cérebro e da falta de substâncias neurotransmissoras capazes de sintetizar essas atividades. O resultado? Estafa mental, bloqueio, ansiedade e estresse, que nem sempre recebem a devida importância.
Muitas pessoas sequer sabem que estão passando por um processo de esgotamento mental. As situações de estresse e o cansaço são normalizados, e o ciclo do esgotamento continua sendo reproduzido.
O perigo dessa continuidade é o aprofundamento dos sintomas, de maneira a causar situações graves para o indivíduo. Quando a situação atinge o seu nível crítico, os efeitos podem ser devastadores, impactando na vida pessoal e profissional.
Por isso, se você sente algum dos sintomas abaixo, fique atento! Veja quais são eles:
Sensação constante de cansaço (cansaço crônico)
É normal se sentir cansado após alguma atividade que exija muito esforço (físico ou mental), ou depois de uma sequência intensa de trabalho ou afazeres. No entanto, quando o cansaço é constante, e você se sente sempre esgotado e no seu limite, esta é uma situação que deve receber a sua atenção.
Imunidade baixa
O nosso corpo físico está diretamente interligado com o nosso emocional. Quando estamos sobrecarregados e esgotados a nossa imunidade baixa e o nosso corpo físico fica debilitado. Estar constantemente com algum problema de saúde por baixa de imunidade pode ser um sintoma de esgotamento mental.
Perda de memória
O esgotamento mental dificulta as ações neurotransmissoras, que também são responsáveis pela nossa memória. Esquecer constantemente obrigações, compromissos ou até nomes das coisas e pessoas pode estar ligado à estafa mental e não a uma questão da idade.
Baixa qualidade do sono e insônia
O estresse e a ansiedade são efeitos típicos do esgotamento mental. Com isso, nosso cérebro não consegue se desligar, trabalha intensamente e incessantemente, gerando um ciclo vicioso de esgotamento.
Esse processo, muitas vezes, atrapalha a nossa capacidade de dormir e relaxar para reestabelecer as nossas funções neurotransmissoras, o que agrava ainda mais a estafa mental.
Apatia constante e generalizada
A falta de motivação e de interesse é um sintoma típico dessa situação. O que antes era razão de entusiasmo e prazer, passa a não ter mais significado. Com isso, a pessoa se torna apática, não sente vontade de se dedicar às tarefas e pode até perder o desejo sexual.
Perfeccionismo
O perfeccionismo costuma ser muito valorizado, principalmente no ambiente de trabalho. No entanto, não aceitar que errar é humano e ter medo constante de cometer erros podem ser um sintoma de esgotamento mental. O perfeccionismo e o produtivismo exagerados demandam muita energia, o que pode causar ou aprofundar a estafa mental.
Descontrole
O esgotamento mental torna toda e qualquer tarefa mais difícil do que o normal, e as reações ficam exacerbadas. É normal a pessoa que está passando por esse processo se tornar reativa e perder o controle das suas emoções, sendo inconstante e fazendo tempestade em copo d’água.
Quais são as causas do esgotamento mental?
O esgotamento mental pode ser desencadeado por diversos fatores, como:
– Autocobrança;
– Desemprego;
– Situação Financeira;
– Sobrecarga de responsabilidades.
No âmbito de trabalho, é comum ele ser desencadeado por excesso de trabalho, o que, junto com a falta de eficiência e de recursos, gera um estresse enorme. Com isso, o colaborador se sente desmotivado e sobrecarregado, perdendo todo e qualquer prazer em trabalhar. Isso pode atingir qualquer membro da empresa, seja ele o colaborador ou o gestor.
Muitas vezes essa situação se arrasta, comprometendo toda a equipe e podendo gerar fortes consequências para quem está passando por esgotamento mental, como depressão e doenças.
Os impactos na saúde podem ser sérios, requerendo o afastamento do profissional. Portanto, a situação deve ser tratada logo em seu início para evitar que se desenvolva.
Como combater o esgotamento mental?
Quando a energia começar a dar os primeiros sinais de falha é importante agir imediatamente. Dessa forma, a situação não irá ser aprofundada e chegar ao esgotamento mental do profissional.
De qualquer forma, é preciso buscar um profissional da área da saúde para lidar com os seus sintomas de maneira adequada quando a situação está crítica. Mas, para isso, é preciso se conhecer bem e estar atento aos sinais de alerta.
Em alguns casos, o combate pode partir da mudança de hábitos pessoais, buscando inserir momentos de diversão e lazer no seu dia a dia. Em outros casos mais graves, pode ser necessário um acompanhamento terapêutico ou até medicamentos especializados.
No entanto, o mais indicado é equilibrar as responsabilidades e os prazeres da vida para que a energia se mantenha sempre adequada. Mudar ações para criar hábitos saudáveis é uma ótima maneira de se manter equilibrado, evitando, dessa forma, o esgotamento mental.
No que diz respeito ao âmbito profissional, o coaching de carreira e o coaching business são ótimas ferramentas para criar hábitos saudáveis para o colaborador e o gestor, respectivamente.
Através desse acompanhamento, o profissional terá autoconhecimento suficiente para entender seus limites e potencialidades, sabendo contornar as dificuldades de forma leve e adequada.
Onde fazer um processo de coaching?
A Febracis é a maior instituição das Américas para coaching e oferece os processos coaching de carreira e coaching business de altíssima qualidade para os profissionais.
Sua expertise é internacionalmente reconhecida e o Método CIS é cientificamente reconhecido para mudar vidas e alcançar o sucesso profissional através do equilíbrio emocional.
Com isso, a Febracis tem por missão potencializar os indivíduos, integrando razão e emoção para obtenção de alta performance pessoal e profissional.
Está se sentindo esgotado mentalmente? Faça o coaching com a Febracis para aprender a ter mais equilíbrio e plenitude em sua vida!
Contate-nos hoje mesmo para iniciar uma vida de sucesso e muito mais feliz!
Para conhecer os processos de Coaching da Febracis, clique aqui.