Início » Felicidade se conquista de segunda a sexta
Felicidade se conquista de segunda a sexta
Fomos feitos para viver uma vida extraordinária, multiplicando o bem, o amor, a prosperidade e nossas potencialidades. Para falar de uma vida plenamente feliz, é preciso primeiro definir o que é felicidade.
Felicidade, na psicologia, é um bem estar subjetivo, é sentir-se bem. Na metodologia do Coaching Integral Sistêmico, felicidade é uma somatória entre o bem estar subjetivo e uma vida concreta e realizada em todas as onze áreas da vida (espiritual, parentes, conjugal, filhos, social, saúde, servir, intelectual, financeiro, profissional e emocional), representadas por meio do Mapa de Autoavaliação Sistêmico (MAAS).
Para ter uma vida plenamente feliz, primeiramente você precisa estar focado em cumprir pelo menos nove a dez áreas da vida, de segunda a sexta-feira. Nesse cinco dias, você precisa ser pai, ter tempo de qualidade para brincar com seu filho, conversar e amar essa criança ou esse jovem.
Como potencializar essas áreas da vida e se tornar uma pessoa realizada em todas elas?
Normalmente as pessoas se veem ganhando algum dinheiro e dizem “eu sou feliz, porque ganho X mil reais por mês”. Outra pessoa diz “eu sou feliz, porque o meu casamento é maravilhoso.” Ou “Eu sou feliz, porque o meu corpo é lindo, saudável e musculoso”.
Será que é mesmo? Será que apenas ter dinheiro faz alguém feliz? Será que ter apenas uma carreira profissional de sucesso faz alguém feliz? Será que apenas ter um corpo bonito e um belo rosto faz alguém feliz?
Felicidade é a somatória potencializada de todas as áreas.
Na metodologia do Coaching Integral Sistêmico, adotamos uma ferramenta chamada Agenda da Vida Extraordinária, que vai de segunda a domingo, ou seja, uma semana tradicional. Mas o nosso foco, para que sejamos felizes e realmente potencializados, é olhá-la de segunda a sexta. Como assim?
Se você tem uma rotina de excelência durante a semana, contemplando todas ou quase todas as áreas da vida, o sábado e domingo serão o plus. Serão dois dias basicamente sem nada agendado, em que você poderá viver o ócio criativo, servir em uma creche ou ir à praia com a família.
Dessa forma, o fim de semana deixa de ser uma obsessão a ser vivida e passa ser o algo mais, passa a ser a cereja do bolo. Afinal, você já é feliz e tem uma vida de realizações de segunda a sexta-feira. E nesse momento você passa a entender a diferença de uma vida alegre e uma vida feliz.
Eu não quero ser um filho de domingo. Aos domingos, uma vez por semana, eu estou com meus pais num almoço de domingo. Eu não quero ser pai ao domingo. Eu vou ser marido dia de domingo, fazer sexo com minha esposa no domingo. Não! Eu tenho que ser filho ou pai de segunda a sexta, para ser feliz nessa área.
O mesmo acontece na sua relação com Deus. Não devemos ser cristãos de domingo, que fica esquentando banco de igreja, e sim todos diariamente. Não devemos esperar domingo para ser aquele cristão que vai rezar, orar quando está na missa, no culto ou no templo. É necessário ter uma relação de intimidade com Deus de segunda a sexta. Eu oro, eu vou na Igreja, eu faço minhas orações. Eu canto minhas músicas gospel, de louvor, seja o que for, durante a semana. E eu planejo isso.
Eu brinco com eles à noite. E tudo isso acontece de segunda a sexta. Eu não cuido da minha saúde dia de domingo. Eu cuido da minha saúde de segunda a sexta. Terça quinta e sábado eu corro. Segunda, quarta e sexta eu malho peso, crio musculatura. Eu cuido da minha vida de segunda a sexta, eu me alimento bem de segunda a sexta.
Uma pessoa que tem sábado e domingo para ser completa e potencializada é feliz? Claro que não. É provável que essa pessoa chegue domingo à noite deprimida, porque ela vai sofrer segunda, terça, quarta, quinta e sexta, esperando desesperadamente pelo fim de semana.
E quando chegar sábado e domingo, ela não vai conseguir realizar tudo que quer. Ou vai para a balada, ou vai ficar só com os pais, ou vai ficar só com os filhos, ou vai cuidar só da saúde e não vai conseguir a potencialidade. deus nos deu sete dias para sermos felizes. sete dias para agirmos na direção certa, na intensidade certa. sete dias para eu dividir todas as minhas tarefas.
Sorte, vida e futuro nós construímos com nossas ações hoje. Então, fique atento: felicidade se conquista de segunda a sexta. Nesse momento você passa a entender a diferença de uma vida alegre e uma vida feliz.
Saiba mais como ser feliz de segunda a sexta-feira, assistindo ao vídeo abaixo. Inscreva-se também no canal da Febracis e fique por dentro de todo o nosso conteúdo.