As ferramentas de coaching, a partir da relação entre o coach e seu cliente proporcionam uma confiança mútua, para que então as estratégias e ações possam ser positivas e utilizadas na busca dos objetivos almejados.
Se você está em um processo de coaching, é de fundamental importância conhecer as ferramentas à sua disposição e para que elas servem.
Afinal de contas, são elas que vão fazer o coach conhecer e entender melhor seu coachee, não é mesmo?!
As ferramentas devem ser utilizadas para estabelecer a conexão com o cliente e permitir a elaboração de estratégias que serão adotadas para se alcançar os objetivos desejados, pois são elas que vão ajudar o coach a desenvolver habilidades no coachee, ampliar sua consciência, tirá-lo da zona de conforto e expô-lo a um mundo de possibilidades.
Neste post, vamos lhe mostrar quais são as ferramentas de coaching mais utilizadas e a técnica adotada, para, então, selecionar a mais adequada ao coachee.
Vamos conferir?
Quais são as principais ferramentas de coaching?
Há inúmeras ferramentas e técnicas capazes de ajudar o coach a estabelecer uma relação de confiança com o seu coachee. Confira quais são as principais:
Metas SMART
Essa ferramenta busca a elaboração de metas neurologicamente corretas, ou seja, que têm as características essenciais para que se tornem realidade. Para isso, elas devem ser formuladas considerando os seguintes pontos-chave:
– Específica: suas metas devem ser claras, reunindo o máximo de informações possíveis, como o que será feito, quando, com quem, onde e o prazo para ser cumprida;
– Desafiadora: devem ter um grau de dificuldade o suficiente para motivá-lo a cumpri-la, mas não podem ser impossíveis de se realizar;
– Positivas: devem ser escritas de forma positiva, sempre considerando algo que se quer fazer;
– Ecológicas: devem trazer benefícios para você e para as pessoas ao seu redor;
– Estar no seu controle: você deve ser o único responsável pelas ações necessárias para que a meta seja cumprida.
Cabe ao coach, portanto, auxiliar o seu coachee a analisar os próprios objetivos e construí-los com essas características.
Perguntas Poderosas de Sabedoria (PPS)
Esse método utiliza as Perguntas Poderosas ao longo das sessões. Elas possuem o intuito de gerar reflexões específicas no coachee para fazê-lo tomar consciência sobre aspectos importantes de sua vida.
No Coaching Integral Sistêmico, dizemos que as PPS são um estilo de vida. Elas ajudam as pessoas a encontrarem dentro de si as soluções que precisam para seus problemas.
Basicamente, são perguntas que fazem refletir sobre seus resultados que os clientes tem tido e quais comportamentos devem ser modificados para alcançar grandes mudanças pessoais e profissionais.
O coach deve, portanto, adaptar as questões possíveis ao contexto do cliente.
Ganhos e Perdas
Essa ferramenta de coaching deve ser utilizada quando o coachee está com dificuldade para tomar uma grande decisão.
Com isso, o coach deve auxiliá-lo na elaboração de uma lista de ganhos e perdas para cada ação, caso seja adotada ou rejeitada.
A ferramenta de Ganhos e Perdas é bastante utilizada em metas desafiadoras ou quando o coachee possui dúvidas sobre qual caminho seguir.
Vale ressaltar que todo ganho, em algum momento, irá requerer uma perda.
Grade de Metas
Essa é uma ferramenta cognitiva que tem como objetivo fazer com que o coachee (cliente) aja de forma assertiva em direção dos objetivos.
Antes de aplicá-la, é necessário que o coach já tenha, em sessões anteriores, aplicado a ferramenta Meta SMART.
Ou seja, nessa sessão, o coachee já deve ter a sua meta smartirizada.
Essa ferramenta é curta e simples e deve ser preenchida pelo próprio coachee.
Na prática, é uma ferramenta muito intuitiva, mas é imprescindível as Perguntas Poderosas do coach nesse processo.
Fazer com que o coachee faça a leitura de todos os tópicos de ganho e perdas que ele inseriu é fundamental.
MAAS
O MAAS corresponde a um gráfico que busca entender em quais pontos alguém está mais satisfeito com as próprias conquistas.
Com isso, cabe ao coachee estabelecer uma nota de 1 a 10, referentes ao seu nível de satisfação em cada um dos onze pilares da própria vida.
Esses aspectos englobam: autoconhecimento, estabilidade emocional, finanças, saúde, relacionamentos, trabalho e etc.
Viu como existem diversas ferramentas que podem ser utilizadas no processo de coaching?
Nós listamos apenas as mais utilizadas.
Agora você já é capaz de selecionar a ferramenta de coaching ideal para o seu coachee e começar a aplicá-las em seu trabalho.
Após esse momento de aprendizagem, você poderá planejar encontros mais produtivos com seus clientes.
Quanto mais conhecimento sobre um método e mais aprimoramento, mais você será capaz de ver os resultados!
Por isso, no Master Coaching da Febracis você encontra as ferramentas mais modernas e avançadas para promover mudança gigantescas na vida e nos resultados dos seus clientes.
Conheça mais sobre o Master Coaching clicando aqui.
Gostou do conteúdo? Compartilha conosco!