Herói ou Vítima: Quem é você nessa história?
Quando Golias bradou seu desafio ao povo de Israel, não havia homem disposto a enfrentar o gigante filisteu. Desmoralizados e acovardados, os israelitas sabiam que seu povo seria escravizado se perdessem a batalha próxima. Ainda assim, ninguém se levantou.
Cheios de medo e dúvida, tornaram-se vítimas incapazes de agir. Mas não Davi! Ele confiava em seu Deus e via um futuro extraordinário para sua tribo. Ele iria vencer ou morrer tentando. Davi se recusou a ser uma vítima, e o resultado dessa decisão ficou marcado para sempre. Ele duelou com Golias quando ninguém mais o fez. Davi se tornou um herói!
Davi acreditou na vitória mesmo diante da morte certa.
Nesse mesmo sentido, o Master Coach Paulo Vieira levanta o seguinte questionamento no Método CIS e em suas palestras e treinamentos: “Quem é você na vida? Um Herói Aprendiz, ou uma Vítima Fracassada?”.
Mas o que realmente significa ser um herói? É vencer um inimigo impossível? É ter uma arma mágica e derrotar os vilões? Seria proteger os inocentes? Nada disso! Esses são os resultados de algo mais profundo. O que define um herói não são seus feitos, mas sim, sua ATITUDE diante dos problemas.
Muitos personagens da ficção também comprovam o poder que tem a atitude. Quando Simba se viu responsável pela morte de seu pai, Mufasa, ele fugiu para nunca mais retornar. Ele poderia ter vivido para sempre na floresta com sua nova família, mas não. Simba superou as culpas do passado e retornou para libertar seu povo da tirania.
Quando a China precisou de guerreiros e seu pai estava velho demais para a guerra, Mulan não pensou duas vezes – largou a tradição de lado, tomou o lugar dele e foi para a guerra.
O que eles têm em comum é que todos se RECUSARAM A SER VÍTIMAS das circunstâncias. Mais do que apenas coragem para agir, todo herói possui uma VISÃO POSITIVA DE FUTURO. Davi acreditava em Deus e no futuro da sua tribo. Simba acreditava que podia derrotar Scar. Mulan acreditava que poderia salvar a China. Eles acreditavam que podiam vencer, e por isso o fizeram.
A mentalidade do Herói Aprendiz, promovida por Paulo Vieira, é muito simples: você é o protagonista da sua história, e só pode ser derrotado se desistir. Falhou? Aprenda com seus erros e tente de novo. Nada de reclamar ou procurar culpados para a desgraça!
A vitimização é a linguagem dos derrotados. Quem enxerga a si mesmo como vítima das circunstâncias abre mão do próprio poder de lutar e vencer. Enquanto uma vítima é PASSIVA diante dos problemas, um herói é ATIVO para mudar a situação.
Quantas vezes em nossas vidas desistimos antes de tentar? Encontramos uma barreira no caminho e dizemos que é impossível de atravessar? Abandonamos nossos sonhos e nos tornamos vítima de tudo e de todos. A verdade é que na vida somos constantemente forçados a lidar com situações fora do nosso controle.
Nem sempre temos a liberdade de escolher nossos desafios, mas somos inteiramente responsáveis pela forma como reagimos a eles. Qual a sua atitude diante dos problemas? Você é protagonista ou coadjuvante? Até quando você vai inventar desculpas para não ser o herói da sua própria história? Não permita ser paralisado pelos acontecimentos ruins que lhe foram acometidos.
Na Febracis, há mais de 20 anos, o nosso master coach, Paulo Vieira, através da metodologia do Coaching Integral Sistêmico, transforma e impacta vidas e negócios que se vitimizavam e, através de conhecimentos, técnicas e ferramentas embasadas cientificamente, promove um estilo de vida abundante e verdadeiramente feliz.
Tudo isso graças ao maior treinamento de inteligência emocional do mundo: o Método CIS.
O que você está esperando para assumir seu verdadeiro lugar na selva?
Clique aqui e descubra como ainda é perfeitamente possível ter inteligência emocional em todas as áreas da sua vida.