Início » Moradores do Dendê recebem o Programa Coaching Social da Febracis
Moradores do Dendê recebem o Programa Coaching Social da Febracis
Crianças, jovens e mulheres da comunidade do Dendê, no bairro Edson Queiroz, tiveram uma tarde inteira dedicada a atividades de coaching, na última sexta-feira (6). A ação faz parte do Programa Coaching Social, promovida pela Febracis, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).
Durante o Programa, voluntários formados pela instituição orientam os moradores a reprogramar crenças e a enxergar alternativas e soluções práticas que melhorem sua realidade e a do bairro onde vivem.
As atividades aconteceram no Conselho Comunitário de Defesa Social (CCDS) Celina Queiroz e foram divididas em três espaços, de acordo com a faixa etária. Em um ambiente, uma Kombi do Programa, adaptada com TV, transmitia o filme Divertida Mente para as crianças. Numa sala, adolescentes talentosos interagiam em uma roda de conversa. E em um cômodo ao lado, mulheres repletas de sonhos discutiam sobre suas realidades.
“Uma tarde de experiências novas. Agora me vejo motivada a realizar meus sonhos. Sei que sou capaz de montar meu próprio negócio e ver minha família unida e em paz”, explica Cristiane Diniz, 44, moradora do bairro há mais dez anos.
Ao final das atividades, os coaches conduziram os participantes a responderem as Perguntas Poderosas de Sabedoria (PPS), de acordo com cada faixa etária, estimulando a reflexão por meio da aplicação de técnicas e ferramentas práticas de coaching.
As mulheres conseguiram visualizar o estágio atual em que se encontram e o desejado. Por meio de um trabalho para resgate da autoestima, elas perceberam que têm papel preponderante no ambiente familiar e na comunidade onde vivem, uma vez que são mães de jovens infratores e de crianças assistidas pelo Conselho.
O Programa Coaching Social no Dendê terá continuidade, com mais seis encontros. Ao final, serão analisados indicadores sociais das turmas assistidas, a fim de medir os resultados alcançados.
De acordo com a coordenadora do programa de Responsabilidade Social da Febracis, Claudimar Estevam, todos os públicos trabalhados pelo Programa são de extrema importância para a melhoria da sociedade.
“Além de trabalharmos com as crianças, jovens e mulheres, iremos desenvolver também um plano de ação juntos às lideranças para que elas dêem continuidade a esse trabalhado”.
Para Angélica Cortês, economista e coach voluntária, em apenas um encontro as mulheres descobriram os fatores que bloqueiam suas vidas, levando motivação para que busquem as mudanças. “É gratificante mostrar que elas têm o direito de sonhar, independente das circunstâncias”.
A força da mulher no Dendê
Paralela à violência e aos problemas sociais do Dendê, existe uma mulher que há 20 anos tenta mudar a situação do bairro. Dona Toinha, 76 anos, viu nascer a comunidade e é responsável por levar um pouco mais de dignidade a quem já vive com tão pouco.
“Quando eu cheguei aqui, não tinha água, luz, muito menos calçamento”.
Inconformada com a realidade em que vivia, em 1981 ela criou a Associação de Moradores do Bairro, intensificando a luta pelos direitos comuns a todos.
Ao longo do tempo, Dona Toinha participou de movimentos sociais e hoje é presidente do Conselho Comunitário de Defesa Social do bairro, onde antes era uma Delegacia, com condições subumanas.
“Este Conselho é uma vitória para os moradores, pois todos viviam apreensivos por morarem vizinho a um local com clima tão pesado”.
Com o apoio da Universidade de Fortaleza (Unifor), o prédio do Conselho foi totalmente reformado e hoje é sede de diversas atividades voltadas para os moradores.
No espaço funciona uma creche, conveniada com a Prefeitura, que acolhe mais de 40 crianças; existem também diversos trabalhos de apoio a jovens e adolescentes; e uma fábrica de vassouras feitas de garrafas “pet”, de onde vem parte dos lucros para manter o prédio.
“É uma satisfação muito grande para mim ver que ex-alunos já estão pessoas feitas graças a um curso feito aqui”.
Com a chegada do Programa Coaching Social na Comunidade do Dendê, alguns moradores terão a oportunidade de trabalhar também, diversas áreas da vida e transformar a realidade em que vivem.