Afinal, O que é liderança? Conceito e aplicação
Apesar de ser uma palavra muito usada nos dias atuais, poucas pessoas realmente sabem o que é liderança. E menos pessoas ainda conseguem aplicá-la de maneira correta em sua carreira.
Esse é um termo que comumente pode ser aplicado a ambientes corporativos, políticos ou até mesmo religioso. Muitas vezes, o “líder” é uma pessoa que todo mundo reconhece, alguns temem, mas quase ninguém sabe explicar o “porquê”.
Nesse artigo vamos detalhar o que é liderança, e explicar como você pode usar o verdadeiro significado dessa palavra para construir um ambiente de trabalho saudável e equilibrado.
Descubra o que é liderança, e aprenda identificar e aproveitar essa característica em você
Em um mundo cada vez mais competitivo quando o assunto é trabalho e reconhecimento, quem realmente pratica a verdadeira liderança tende a ganhar destaque, e sair na frente da concorrência.
A liderança pode ser resumida na habilidade de conduzir um grupo, e motivá-lo a colaborar e maneira voluntária. Um bom líder consegue despertar nas pessoas a vontade de fazer a diferença.
Trazendo isso para a prática podemos dizer que: um bom líder traz resultados. Existem, no entanto, diferentes maneiras de liderar.
Alguns dos tipos mais populares são:
- Democráticos,
- Meritocráticos,
- Liberais,
- Autoritários,
- Paternais,
- Transformador.
Embora algumas dessas formas de liderança sejam mais eficazes do que outras, tudo pode variar de acordo com a necessidade de cada equipe o perfil dos profissionais liderados.
De qualquer maneira, a função da liderança é conseguir criar um ambiente em que as pessoas se desenvolvam profissional e pessoalmente, garantindo bons resultados, satisfação e empenho.
Essa característica pode surgir de forma natural, são os clássicos “líderes natos”, mas também pode ser adquirida através de estudos e aplicação de técnicas de liderança.
A Importância da liderança no universo corporativo
Você consegue imaginar uma empresa sem nenhum líder? Um local em que todo mundo possa fazer as coisas como quiser, e que não haja ninguém capaz de solucionar os problemas, ou orientar a equipe?
Parece meio caótico, não? Pois é justamente esse o papel da liderança: tornar o ambiente organizacional mais saudável e agradável para todos, além, claro, de apontar os caminhos para o sucesso e para que as pessoas consigam obter melhores resultados corporativos.
Quando você pensa sobre o que é liderança, o que lhe vem à cabeça? Para algumas pessoas, a imagem de um alto executivo. Para outros, um sábio como Mahatma Gandhi.
Não é necessário usar terno e gravata para comandar, mas sim saber conduzir um grupo de pessoas rumo a um objetivo em comum. É uma questão de postura, mais do que status ou mesmo condição financeira.
É possível identificar a liderança em crianças, por exemplo, que conseguem cativar atenção e se impor de maneira espontânea. As outras crianças admiram, e usam esse “líder” como exemplo.
Essa posição pode gerar situações boas ou ruins, afinal, existem líderes para os dois lados. Tornar a sua liderança saudável e positiva é uma opção sua. Conduzir as pessoas para um caminho produtivo e harmonioso, também.
Líder Autoritário
O líder autoritário toma decisões por conta própria, e não consulta os seus subordinados. Muitas vezes esse líder chega a conclusões repentinas e imprevisíveis para o grupo, e apenas determina a execução de tarefas.
Líder Democrático
Nesse caso, o líder abre discussões com o grupo, e permite que cada membro determine quais suas tarefas e seus companheiros de trabalho, dentro dos limites do cargo. Ele se coloca na posição de observador e intermediador das decisões que são tomadas em conjunto.
Líder Liberal
Nesse caso existe uma participação mínima do líder nas decisões pessoais e profissionais. Esse tipo de liderança praticamente não participa das decisões.
A liderança reflete diretamente na qualidade do trabalho prestado pelo grupo
É importantíssimo entender o papel da liderança dentro de um ambiente. Na escola, nos ambientes religiosos, políticos e até mesmo entre amigos, o líder é responsável por conduzir a postura e a participação do grupo.
Uma boa liderança precisa ser cativa, convincente, e acima de tudo, servir de exemplo para os demais membros do grupo.
Embora algumas características de personalidade sejam fundamentais para o perfil do líder, é possível desenvolver algumas técnicas conforme se trabalhe isso. A inteligência emocional, por exemplo, é fundamental.
Quando você pensa em “o que é liderança”, deve analisar que se trata não apenas de uma posição em que se é colocado, mas sim em um conjunto de atitudes e comportamentos que levam determinada pessoa a se tornar destaque dentro de um grupo.