Psicologia Organizacional e Como Ela Pode Ajudar sua Empresa
Como é a sua relação com seus colaboradores? Existe harmonia e interação entre todos os membros da sua empresa. Seu(s) líder(es) preza(m) por um clima organizacional saudável? Caso isso ainda não aconteça no seu dia a dia de trabalho, é fundamental que sua empresa adote uma psicologia organizacional, ramo da psicologia responsável pelo entendimento das relações dentro de uma organização.
Ela é bastante conhecida, também, como psicologia do trabalho, que visa aumentar e manter a qualidade de vida no trabalho, fazendo com que o ambiente também se torne mais agradável e as relações entre os funcionários sejam amigáveis e amistosas.
Quando surgiu
A psicologia organizacional teve seus pilares na Revolução Industrial e na Revolução Francesa, porém só começou a ganhar reconhecimento no ano de 1924, onde pesquisas sobre as condições de trabalhos da época começaram a ser feitas. Apenas na década de 50 a psicologia organizacional começou a ser bem mais evoluída, juntando saberes da sociologia com o da psicologia.
Desdobramentos da Psicologia Organizacional
Com a evolução da psicologia organizacional, surgiram diversos e inovadores métodos, para aperfeiçoar o estudo de cada indivíduo, em meio ao coletivo formado, como por exemplo:
- Treinamento e Desenvolvimento Pessoal – visando a melhoria do desempenho dos profissionais da empresa.
- Clima Organizacional – visando o bem-estar dos profissionais da empresa.
- Avaliação do desempenho dos colaboradores – com o objetivo de avaliar o desempenho para poder expandí-lo.
- Recrutamento e Seleção Pessoal – escolher os melhores profissionais, tanto nos aspectos técnicos quanto nos éticos e mentais.
Todas essas técnicas e desdobramentos são fundamentais para criação de um bom ambiente de trabalho, ou seja, de um clima organizacional bem aplicado. Quando a psicologia organizacional é utilizada de forma correta e a favor da empresa, é possível até transformá-la por completo, desde a quantidade de funcionários até o salário recebido por cada um.
Você também pode gostar: Artigo – Top 10 Músicas Inspiradoras
Felizmente, nos dias atuais muitas empresas não têm mais o pensamento de que investir em recursos que promovam o bem-estar de seus funcionários são apenas gastos. Afinal, este é um tipo de investimento que irá maximizar a produtividade, eficiência e qualidade da empresa no geral, criando também uma boa reputação.
São inúmeros os benefícios gerados por uma correta aplicação da cultura organizacional nas empresas. Por isso, cada vez mais esse recurso tem sido cada vez mais estudado, aplicado e aprimorado.
Estudiosos como Hugo Mastenberg, John Watson, Carl Gustav, Frederick Herzberg e muitos outros contribuíram e vem contribuindo para que a psicologia organizacional venha a ser cada vez mais utilizada pelas organizações. E quanto mais essas empresas se importarem com a qualidade do trabalho e com evolução de seus colaboradores, mais ainda elas irão crescer e prosperar no mercado.
Até a próxima!