Objetivos Profissionais para Colocar no Currículo

Pode ser que seja a sua primeira candidatura, ou tenha chegado o momento de se recolocar no mercado de trabalho, ou talvez você queira simplesmente alavancar o seu currículo. Independentemente da situação, você deve pensar na melhor maneira de se apresentar para a empresa a qual está se candidatando, destacando seus objetivos profissionais.

A porta de entrada de qualquer candidato e a sua primeira apresentação à empresa se dão através do currículo. Cabe ao profissional elaborar este relevante documento que tem a missão de relatar a sua trajetória educacional e desenvolvimento profissional, a fim de assegurar à instituição que o esteja avaliando as suas habilidades e competências profissionais.

Infelizmente, estar capacitado para assumir uma vaga não é o bastante. Embora os contratos de trabalho de longa duração, a experiência na área, voluntariados ou atividades que tenham certificações sejam importantes para qualquer currículo, é preciso demonstrar que você tem inteligência emocional e sabe como usar sua comunicação verbal e não-verbal a seu favor.

As vagas existem, mas as empresas estão cada vez mais exigentes ao contratar novos colaboradores. Nem sempre um currículo consegue expressar o máximo potencial que temos, e depende de nós deixá-lo não apenas relevante, como também atrativo. As empresas buscam pessoas proativas, dispostas a inovar e que tenham a ambição de crescer com o empreendimento.

Por que nunca sou selecionado para uma vaga de emprego?

A falha em conseguir ser chamado para processos seletivos pode ser resultado de diversos fatores, e um deles é não fazer o planejamento de como o seu currículo será apresentado. Entre todas as informações contidas no currículo, o Objetivo Profissional é um dos maiores desafios dos candidatos e é o local onde podemos melhor mostrar o que queremos e temos a oferecer a mais para a empresa.

Você também pode gostar: Artigo – 7 Passos para Alcançar a Excelência na sua Empresa.

Cada profissional, mesmo que pertencente ao mesmo ramo, possui trajetória e personalidade distintas e vale a pena mostrar isso. É o seu momento de dizer o porquê você, entre tantos outros candidatos, merece aquela oportunidade.

O que acontece, na maioria das vezes, é que os candidatos sabem que são capacitados, mas não sabem expressar isso no currículo. Por isso, muitos acabam plagiando currículos da internet, o que, além de ser ilegal, tira a sua individualidade perante os demais. Mal sabem eles que isso é a pior coisa que poderiam fazer.

Para escrever seu currículo, tenha, no máximo, os currículos achados na internet como uma referência, tanto para saber qual caminho seguir como para saber o que não deve ser feito.

Caso sua preocupação em conseguir um novo emprego seja grande e você já tenha chegado ao ponto de querer copiar algum currículo visto na internet, ou não deseja chegar a tanto, temos algumas dicas para ressaltar da melhor maneira seus objetivos profissionais no currículo. Vamos conferir?

Como ressaltar os objetivos profissionais no currículo?

1. Faça um novo currículo para cada vaga

É fundamental que as informações de todo o currículo e suas competências profissionais estejam sempre voltadas para a vaga que você deseja concorrer. Ao escrever o objetivo profissional, você deve parar e pensar: “O que eu quero para agora e para meu futuro? Onde me vejo daqui a X anos?”.

Mas, além disso, deve principalmente se perguntar: “O que eu NÃO quero para o meu futuro e onde NÃO quero estar daqui a dez anos”. Ter isso bem definido é crucial para a objetividade na escrita.

2. Entenda quem a empresa quer contratar

Muitas vezes o fato de uma empresa estar disponibilizando uma oportunidade de trabalho, dependendo da área de atuação já é difícil, então encontrar uma organização que ofereça um cargo específico em determinada área pode ser mais difícil ainda. Assim, é preciso agarrar as oportunidades que estão à sua frente.

Embora você já tenha definido em sua mente o cargo em que deseja atuar, a empresa pode não estar contratando para esse cargo específico. Assim, caso a organização não especifique o cargo, não seja você quem vá especificar também, pois isso pode ser prejudicial.

Por exemplo: caso você esteja almejando um cargo de gestão, mas a empresa não especifique qual tipo de gestão, mostre através de seu currículo suas experiências em liderar, como alcançou seus objetivos, como você era reconhecido no meio de trabalho: mas não limite até onde você pode crescer.

Se você souber o perfil que a empresa busca, fica muito mais fácil ajustar seu currículo ressaltando competências e experiências que sejam importantes para ocupar aquela vaga. Mas, cuidado: nunca minta no seu currículo! Apenas aprenda como usar seu background a seu favor.

3. Seja objetivo ao escrever

Escrever bem não significa escrever muito. Basta pensar no setor de Recursos Humanos que irá avaliar o seu currículo. A quantidade de currículos que esse setor da empresa recebe por candidatura deve ser bastante volumoso. Agora imagine ter que ler textos com, no mínimo 10 linhas para avaliar cada candidato? Isso só no objetivo profissional?

O currículo diferenciado será aquele em que o candidato souber especificar seu objetivo o mais claramente possível e de forma sucinta. Durante a escrita do objetivo profissional, você deve optar pela objetividade. Quanto mais claro você for, mais fácil será para ser compreendido.

Então tenha calma, não precisa fazer do seu campo de Objetivo Profissional uma redação, ela deve ser simples e objetiva. Por isso, não se preocupe em preencher espaço, escreva apenas o que realmente pensa, de forma concisa.

4.Evite algumas frases clichê

Também existem certas frases que devem ser evitadas, como:

Gostaria de uma vaga na sua prestigiada empresa”
“Estou à procura de novos desafios”
“Busco crescimento pessoal”
“Posso atuar em qualquer setor que a empresa desejar”

“Desde criança meu sonho…”

Apesar de algumas dessas frases parecerem apropriadas, todas elas já cansam os olhos do contratante, por já serem muito utilizadas em currículos.

Todos que se candidataram ao processo seletivo também sonham com um emprego, procuram por algo melhor e tem suas necessidades. Então não seja mais do mesmo.

Lembre-se que muitas empresas avaliam se o profissional vale ou não à pena por seu perfil profissional, e será esse objetivo profissional seu divisor de águas.

5. Mostre à empresa que você vale à pena

eixe bem claro o que você tem a oferecer, mostrando sua importância para o crescimento da empresa. Lembre-se também que a reflexão é algo importantíssimo na busca do sucesso e da realização profissional, então não economize na hora de parar e refletir sobre os seus objetivos profissionais.

Essa é a hora de vender o seu peixe. Todos podem ter feito a mesma faculdade, ter cursado o mesmo curso ou aprendido as mesmas línguas, então porque o seu currículo deve ser selecionado? Inspire-se em você mesmo.

6. Conheça a cultura organizacional da empresa

Cada empresa possui a sua política organizacional e trabalha duro para que seus colaboradores estejam de acordo com os princípios da mesma. Assim a empresa ganha mais autoridade tanto com o mercado, como com o consumidor.

Logo as empresas buscam candidatos que estejam alinhados ao perfil comportamental delas. Conhecer como a empresa trabalha, sua ética e história vai lhe permitir saber o que escrever e o que não escrever.

Por exemplo: “Quero atuar como gerente e assim crescer com a instituição que valorizará minha iniciativa”. Essa frase poderia se encaixar em uma empresa que realmente valorize o desenvolvimento do profissional e o permita crescer dentro da empresa, mas caso seja uma instituição hierarquizada e engessada em relação a esse aspecto não surtirá nenhum efeito.

7. Saiba o que revelar e o que não revelar

Lembre-se que o currículo não possui apenas essa parte: objetivo profissional. Você tem a chance de administrar como suas competências vão ser reveladas ao contratante e pode usufruir delas para mostrar que tipo de profissional você é.

Você pode ter atuado em muitas áreas de trabalho e ter tido muitas experiências profissionais, mas entenda que a empresa (claro que pode haver uma que seja exceção), não está procurando um profissional tão multiuso assim.

Um currículo completo deve ser aquele em que as informações que estão escritas sejam as corretas e sejam as necessárias para conseguir o emprego. Filtre o que você pretende escrever e entenda como, através das suas palavras, a sua experiência pode lhe ajudar a conseguir essa vaga.


Por fim, escrever seu objetivo profissional ainda irá te ajudar a saber o que colocar nas outras lacunas de seu currículo, pois suas metas já estão estabelecidas. Colocar no papel o que realmente quer, fará você focar nesse objetivo, o que, sem sombra de dúvidas, trará um avanço extraordinário no seu desempenho durante as entrevistas.

E aí, o que achou das nossas dicas?

Faça um currículo excelente e conquiste sua vaga dos sonhos!

Quer alavancar os resultados da sua carreira? Preparamos um artigo que vai te ajudar.

Artigos publicados em nosso blog

Você Também PODE GOSTAR

3 motivos para você desenvolver a sua Inteligência Financeira
Como o Ritual do Acordar pode mudar seus resultados?
Você tem o que precisa para alcançar seus objetivos?
O que é assessment e como isso pode renovar sua carreira
5 historinhas para não assumir o controle da sua vida
O poder extraordinário do Abraço de 40 segundos
Você conhece o método 5W2H?
Como descobrir sua Missão de Vida?
Por que é tão difícil realizar uma mudança de hábitos?

Solicite atendimento