Por que uma pessoa empática tem mais chances de alcançar o sucesso?

Pessoas empáticas possuem um grande diferencial dentro de empresas e instituições, seja exercendo sua função como líderes ou colaboradoras.

Elas conseguem enxergar além da aparência e do ambiente em que se encontram e se propõem a identificar-se e a conectar-se com aqueles que estão ao seu redor.

Mas você sabe por que uma pessoa empática tem muito mais chances de alcançar o sucesso? É o que veremos!

O que é empatia?

O termo “empatia” refere-se justamente a isso: no processo de identificação de um indivíduo é preciso se colocar no lugar dele. Não basta julgar o que alguém fez ou deixou de fazer: é preciso compreender as circunstâncias sociais que a levaram a obter o resultado estudado, tanto para compreender a situação, como para posteriormente melhorar o resultado da pessoa.

As pessoas empáticas carregam uma grande “taxa de humanidade”, o que normalmente não é associado às ciências mais exatas, alta lucratividade ou gerenciamentos de recursos exclusivamente materiais.

Trata-se de um pensamento altamente limitado. Não importa onde, em que setor e em qual atividade o indivíduo lida com a sua atividade profissional: ele é um ser humano e vai se relacionar com outros seres humanos.

Uma pessoa empática precisa aceitar tudo?

Não se trata de ser o “bonzinho” ou apenas o chefe “paizão”. Se colocando no lugar de outra pessoa e tentando enxergar o ambiente e a situação por meio da ótica dela, as pessoas empáticas conseguem fazer nos momentos corretos feedbacks negativos e positivos, determinar o potencial que o indivíduo possui e compreender fatores impeditivos ao desenvolvimento profissional que não estão visivelmente expostos.

Qual a relação do Q.E. e do Q.I. com a empatia?

Existem duas inteligências que se relacionam fortemente com a empatia: a inteligência emocional (Q.E.) e o quociente de inteligência (Q.I.).

Antes de compreendermos essa relação, você acha que é possível que alguém que possua um Q.I. mediano e um elevado nível de inteligência emocional alcance mais sucesso que alguém que possua um Q.I. altíssimo? A resposta é: sim! Até mesmo em áreas profissionais que pareçam estar exclusivamente ligadas às partes mais lógicas e racionais, como engenharia e matemática.

Para entendermos melhor essas inteligências, é preciso explicá-las.

O Q.I está ligado às partes cognitivas do nosso cérebro em uma área situada no hemisfério cerebral esquerdo de uma área denominada neocórtex. Essa é a parte do cérebro que nos leva a raciocinar de forma lógica e analisar as situações de modo racional.

O quociente de inteligência é utilizado para dimensionar a inteligência do indivíduo em relação à faixa etária a que ele pertence; a razão entre a idade mental e a idade cronológica da pessoa multiplicada por 100. Ele mensura bem nossa capacidade em solucionar problemas matemáticos e lógicos, identificar talentos linguísticos e o desenvolvimento escolar e acadêmico que possuímos.

Sabemos que a inteligência é algo relativo, pois existem várias delas e diversas maneiras de manifestá-las. Diferente do Q.I., a inteligência emocional se encontra no hemisfério cerebral direito do neocórtex e mensura nossos níveis de empatia, capacidade em se relacionar com outras pessoas (relação interpessoal) e a capacidade de gerir nossos próprios sentimentos e emoções (relação intrapessoal).

O que importa para essa área de nossa inteligência é o todo, o contexto em que a situação se encontra. Por meio das associações que o cérebro faz, ele entende cada uma das partes, ampliando e intuindo através do comportamento do indivíduo o que está acontecendo.

A diferença entre as pessoas que detêm em maiores ou menores níveis esses tipos de inteligências, está no saber como agir dentro do ambiente profissional em que se encontra. Aquela que possui um alto nível de inteligência emocional sabe elevar por meio do uso inteligente das relações interpessoais a lucratividade do órgão em que trabalha.

Se você quiser saber mais sobre inteligência emocional, assista ao vídeo abaixo:

A empatia é imprescindível para o sucesso?

Não são necessariamente apenas as pessoas empáticas aquelas que alcançam o sucesso.

Isso porque existem diversos fatores que podem exercer esse controle na vida de alguém, tanto internos como externos. Alguns exemplos disso são as oportunidades, meritocracia, disponibilidade de empregos e vagas em uma determinada área, porém aqueles que exercem o fator interno chamado “empatia” têm maiores chances de obter sucesso na área em que desempenham sua atividade.

Mas afinal de contas, por que uma pessoa empática tem mais chances de alcançar o sucesso?

Um dos maiores benefícios em possuir na equipe ou ser uma pessoa empática é saber lidar habilmente com as situações do dia a dia mesmo tendo com raiva, estresse ou tristeza. Isso se chama controle emocional. Além dela o indivíduo exerce o autoconhecimento emocional e a automotivação.

Possuir esse tipo de controle com o objetivo de alcançar um alto desempenho profissional faz toda a diferença em processos seletivos, capacidade de se relacionar com clientes difíceis, superar as próprias expectativas e alcançar um novo patamar de sucesso pessoal e profissional.

É possível alcançar um bom nível de inteligência emocional por meio da prática de se autoconhecer, reconhecer preconceitos, criar empatia, ser honesto, valorizar seus pontos fortes e evoluir seus pontos fracos. Admitir o potencial existente dentro de si!

Como se desenvolver para ser uma pessoa de sucesso?

Se você almeja o sucesso e acredita que pode desenvolver melhor sua empatia, a nossa dica é o CIS Assessment.

O CIS Assessment é um curso desenvolvido para compreender a personalidade e potencializar as competências das pessoas. É indicado tanto para quem almeja desenvolvimento pessoal e profissional.

Entre alguns dos pontos desenvolvidos no decorrer do curso estão:

– Aumento da performance dos colaboradores e gerenciamento de pessoas;
– Identificação de gargalos da empresa e remanejamento de colaboradores;
– Comunicação eficaz entre a equipe e gestão de mudanças;
– Desenvolvimento de líderes e identificação de talentos;
– Análise de equipes e planos de desenvolvimento individual;
– Composição de times de trabalho de alta performance e planejamento de sucessão.

É um curso presencial com carga horária de 33 horas. São três dias de autoconhecimento e desenvolvimento de potencialidades.

Faça o CIS Assessment, conheça-se melhor, desenvolva sua empatia e alcance o tão sonhado sucesso!

Para entender um pouco mais sobre o curso e conferir as próximas datas, clique aqui!

Artigos publicados em nosso blog

Você Também PODE GOSTAR

3 motivos para você desenvolver a sua Inteligência Financeira
Como o Ritual do Acordar pode mudar seus resultados?
Você tem o que precisa para alcançar seus objetivos?
O que é assessment e como isso pode renovar sua carreira
5 historinhas para não assumir o controle da sua vida
O poder extraordinário do Abraço de 40 segundos
Você conhece o método 5W2H?
Como descobrir sua Missão de Vida?
Por que é tão difícil realizar uma mudança de hábitos?

Solicite atendimento