Início » Pontualidade: 4 hábitos para tornar-se uma pessoa pontual
Pontualidade: 4 hábitos para tornar-se uma pessoa pontual
Dizer que o atraso tem a sua elegância é deselegante — seja para driblar a pontualidade em um compromisso pessoal ou profissional.
Afinal de contas, enquanto uma reunião, entrevista ou negociação é atrasada indefinidamente até que a pessoa atrasada se apresente, há alguém à sua espera que planejou o dia pra estar ali, no horário combinado.
Como resultado, muitas pessoas que brigam com os ponteiros do relógio podem perder a sua credibilidade e também ótimas oportunidades de negócio em decorrência desse hábito.
Para promover ou mesmo aperfeiçoar a sua pontualidade, este post vem recheado de dicas para você ajustar os seus ponteiros internos com os compromissos assumidos.
Confira, e fique por dentro de 4 hábitos para tornar-se uma pessoa pontual!
A pontualidade nunca é um problema
Não é nem deveria ser. Por isso, dê o primeiro passo em acabar com os atrasos na sua vida a partir desse reconhecimento.
Em seguida, passe a identificar as causas que motivam a falta de pontualidade na sua rotina. Às vezes, falta planejamento para realizar as tarefas propostas. Crenças limitantes podem impedir você de organizar-se. Ou até mesmo uma gestão do tempo que não lide, efetivamente, com os compromissos acumulados ao longo do dia.
Caso contrário, os atrasos contínuos podem definir claramente algumas considerações difíceis de contornar posteriormente, como:
– A imagem de que você não se preocupa com os compromissos firmados;
– A noção de que você não tem tanto interesse assim naquele encontro;
– A popularização de uma reputação desleixada de sua parte — algo tão prejudicial à sua imagem pessoal quanto profissional.
Por isso, lidar melhor com a pontualidade é um exercício contínuo, incessante e em constante progresso. E se você entende a importância de mudar os hábitos, confira nossas sugestões para acabar com os atrasos no seu dia a dia!
O fim dos atrasos
São 4 dicas que podem ser agregadas em sua rotina:
1- Comece a administrar o seu tempo
O primeiro passo é a avaliação dos motivos que levam você a se atrasar para os compromissos. Verifique se uma reunião costuma demorar mais do que o previsto, se você agenda mais atividades do que um dia inteiro consegue absorver ou se é algo relacionado ao controle das emoções.
Afinal de contas, muitas vezes nos sabotamos em decorrência de um autoconhecimento pouco praticado. O que se traduz em ações e comportamentos impensados, mas que podem ser reavaliados quando suas origens são esclarecidas.
2-Antecipe eventuais atrasos
Vai a diferentes lugares no mesmo dia? Então, planeje-se para que a logística dos trajetos seja a mais objetiva possível.
Em seguida, trabalhe com os imprevistos: são locais de fácil acesso? Existe tráfego nas regiões, habitualmente, nos horários em que você vai sair?
Com essas respostas previamente trabalhadas, você agrega mais pontualidade em sua rotina. De maneira simples e com pouquíssimo esforço; apenas uma atenção maior aos detalhes que envolvem os seus compromissos — direta ou indiretamente.
3-Comprometa-se
Dica que serve tanto para o seu comprometimento com os outros quanto consigo. Isso porque a pontualidade pode ser vista como um hábito conquistado a partir da execução de um mesmo tipo de comportamento.
Nesse caso, comprometa-se em cumprir os horários rigorosamente. Faça pequenos desafios diários e procure exercitar a sua disciplina, foco e produtividade em vencê-los.
Assim, com o tempo é possível programar-se a ter um planejamento automático que incite a pontualidade no dia a dia.
4-Mude um pouco os seus hábitos
O despertador toca e você negocia com ele mais alguns minutinhos de sono? Que tal planejar o seu dia e saber quanto tempo você precisa para acordar, efetivamente, sem tornar essa negociação arriscada para a sua pontualidade?
Conheça mais de si e veja quantas horas de sono você precisa, qual é o tempo ideal para despertar e começar a rotina e também quais são os hábitos que mais atrasam você em chegar na hora marcada.
Para uns pode ser a ducha matinal. Outros, com o café da manhã ou mesmo os imprevistos cotidianos (transporte público ou congestionamentos, por exemplo). Ao saber quais são esses obstáculos corriqueiros, é possível minimizar os atrasos e agregar mais pontualidade.
Os benefícios da pontualidade inseridos na rotina
Agora que já vimos como contornar o problema criado em torno da pontualidade, que tal conferir alguns aspectos positivos dessa prática no cotidiano? Descubra alguns dos benefícios logo abaixo:
Controle maior das emoções em suas decisões
O coeficiente emocional é um ativo valioso para ter mais pontualidade. Afinal, esse trabalho confere uma dose a mais de realismo às pessoas, que passam a planejar melhor os seus dias.
Com mais razão às decisões, cálculos são feitos para monitorar o tempo que você leva, entre atividades, e a ter uma média previamente sob controle para organizar a sua agenda.
O tempo joga em seu benefício
Consegue imaginar uma rotina em que você parece estar à frente dos ponteiros do relógio, e não em uma constante maratona, sempre buscando os minutos perdidos?
É isso o que acontece com a pontualidade em exercício. Sua gestão do tempo é otimizada e sobra espaço, na agenda, para você se dedicar a outras tarefas.
Podem ser, inclusive, novas atividades que vão agregar mais lazer ou qualificação profissional para você. Vale a pena planejar-se para considerar uma rotina menos atribulada e sempre ameaçada por qualquer imprevisto.
As pessoas vão confiar mais em você
Por fim, é inegável o impacto imediato que a pontualidade causa em você: confiança. Sua reputação é bem recebida, também, da mesma forma que as pessoas entendem que você vai estar presente, independentemente dos imprevistos.
E perceba o quanto isso gera qualidades para você no aspecto pessoal e também no profissional. Quem leva a pontualidade consigo para o ambiente de trabalho tem mais capacidade de produção, concentração e disciplina.
Não à toa, a pontualidade é pregada como um valor indissociável ao perfil profissional. E isso independe do tempo de experiência que alguém tem de mercado.
Agora que você já conhece os benefícios da pontualidade e como agregá-la gradualmente em sua rotina, que tal complementar os conhecimentos aqui adquiridos?
Para isso, baixe gratuitamente o nosso e-book sobre Relacionamento Interpessoal! Um material completo para você abordar, interagir e compreender mais as pessoas com as quais você lida diariamente!