Você sabe resolver problemas ou se deixa vencer facilmente?
Em um momento no qual o mercado de trabalho é altamente competitivo, as empresas buscam cada vez mais profissionais que sabem solucionar problemas.
Essa procura é perceptível nos processos seletivos, nos quais muitas vezes são propostas dinâmicas ou exercícios que identificam profissionais que realmente sabem vencer diante das adversidades.
Ou seja, as empresas possuem uma grande expectativa de que os seus funcionários solucionem problemas e apresentem melhorias aos processos, controles, equipes, entre outros.
Tamanha a importância desse fator, resolvemos identificar quais são as características de um bom solucionador de problemas. Ficou curioso para saber quais são? Confira!
Quais são as características de um bom solucionador de problemas?
Um bom solucionador de problemas possui algumas características fundamentais. Veja quais são elas:
-Não tem medo de fazer perguntas;
– Dá atenção aos detalhes;
– Não supõe: conclui a partir de uma análise estruturada;
– Não tem pressa para implementar uma solução;
– Não fica tentando encontrar culpados;
– Tem paciência e autocontrole;
– Tem alta performance profissional.
Essas são apenas algumas das características de um bom solucionador de problema.
Se você quer ser essa pessoa tão visada pelo mercado de trabalho, confira o próximo tópico que dá 7 dicas de como se tornar um solucionador de problemas!
Como se tornar um grande solucionador de problemas?
Você quer deixar de lado aquela atitude de desistência para passar a ser um solucionador de problemas? Confira nossas dicas para conseguir mudar seu comportamento e crescer muito mais, tanto na vida pessoal, quanto na vida profissional!
Dica #1: Não se desespere
A primeira atitude de muitas pessoas frente a um problema é o desespero. O desespero leva à ansiedade, e a ansiedade destrói as chances de você conseguir aproveitar seus conhecimentos e experiência para resolver problemas.
Portanto, ao ver um obstáculo, tranquilize-se. Só assim você será capaz de elaborar um plano de ação que solucione a questão.
>> Quer saber como o descontrole emocional pode afetar sua vida? Confira este artigo!
Dica #2: Mostre aos seus superiores que eles podem contar com você
Ao verificar algum problema, elabore um plano de ação e leve-o aos seus superiores. Mostre quais são suas estratégias para solucionar a questão, o prazo que levará e as ferramentas que você precisa para concretizar as medidas propostas.
Esse tipo de atitude mostra proatividade, transparência e organização, o que fará com que a alta liderança da empresa confie em você como um solucionador de problemas.
Dica #3: Compreenda o que de fato está acontecendo
Quando surge uma adversidade, é fundamental que você não parta imediatamente para uma possível solução. Afobar-se para resolução do problema também não é nada bom: é preciso um equilíbrio.
Assim sendo, pare por um instante e tente compreender a fundo como o problema começou, porque ele ocorreu para, aí sim, elaborar um plano de ação para solucioná-lo.
Dica #4: Não tente encontrar culpados, encontre soluções
O primeiro passo deverá ser, sempre, trabalhar em busca de soluções.
Algo muito comum que acontece nas empresas quando surge algum problema é um esforço imediato para encontrar culpados. Por mais que seja importante saber o que está acontecendo, esse não é o momento para descobrir quem errou ou punir essa pessoa.
Dica #5: Faça um plano de ação
Depois que você tiver um quadro completo do que está acontecendo, formule um plano de ação, anotando o que deve ser feito. Se mais pessoas tiverem que ser envolvidas, converse com elas pois elas poderão ter outras sugestões. Um consenso nesse momento é muito importante.
>> Aprenda a tomar decisões mais tranquilamente com o Treinamento de Inteligência Emocional.
Dica #6: Execute
Depois de avaliar bem a situação e elaborar um plano de ação, chega um dos momentos mais difíceis: a execução. Confie no plano e mantenha sua posição quando precisar tomar decisões difíceis.
Dica #7: Desenvolva sua inteligência emocional
A Inteligência Emocional é a capacidade humana de se conectar com seu íntimo de forma a trazer o melhor de si e os melhores resultados, além da capacidade de se conectar com o meio social e produzir os melhores resultados nessas conexões.
Isso significa que uma pessoa dotada de uma Inteligência Emocional bem desenvolvida é capaz de administrar suas emoções de forma que a capacidade do cérebro é utilizada com foco total na solução do problema, deixando a ansiedade e o desespero de lado.
Além disso, pessoas com um lado emocional bem trabalhado são persistentes, capazes de tomar decisões difíceis e altamente produtivas. Ou seja, são pessoas que não se deixam vencer frente às adversidades.
Como desenvolver a inteligência emocional e se transformar em um solucionador de problemas?
Para desenvolver a sua Inteligência Emocional (IE), conte com o Método CIS, que é considerado o futuro do coaching por ser capaz de, em um curto prazo, produzir resultados muito maiores e efetivos do que o coaching tradicional.
Com o Método CIS, da Febracis, é possível, em pouco tempo, turbinar a inteligência emocional, desenvolvendo-a de tal forma que você irá transformar a sua vida!
Através desse curso, os participantes adquirem equilíbrio e força emocional para melhorar a rotina diária, obtém alta performance pessoal e profissional sem fazer sacrifícios, eliminam a autossabotagem, realizam metas e objetivos através de estratégias simples e acabam com sintomas de traumas e vícios.
Veja o que o Master Coach Paulo Vieira diz sobre a maneira como a Inteligência Emocional é trabalhada no Método CIS:
“Nós usamos essa divisão entre lado racional e lado emocional como uma metáfora, dando ao hemisfério esquerdo a percepção racional, lógica, matemática e analítica do mundo, e ao hemisfério direito a estrutura emocional, que contém as emoções, a intuição, a subjetividade e a criatividade. Com essa metáfora, levamos os alunos a entenderem se estão pautando suas decisões apenas no racional ou apenas no emocional”.
Assim, o Método CIS tem o intuito de provocar os alunos a mudarem suas vidas através da Inteligência Emocional.
Conte conosco para realizar uma verdadeira transformação na sua vida, para que você se torne um solucionador de problemas!
A partir disso, podemos concluir que há duas figuras facilmente identificáveis:
– O solucionador de problemas e;
– O que se deixa vencer pelos problemas.
E aí, qual deles você é?