Teoria das Inteligências Múltiplas: tudo para sua performance pessoal e profissional
Você já ouviu falar na Teoria das Inteligências Múltiplas?
É comum percebemos no nosso círculo de amizades como algumas pessoas se destacam, mais do que as outras, por conta de certas habilidades.
Alguns que tem facilidade para aprender uma nova dança, outros fazem cálculos matemáticos de cabeça ou mesmo falam bem em público. Outros demoram mais para decorar uma música, por exemplo.
Por que isso acontece?
Segundo o cientista norte-americano Howard Gardner, a manifestação de cada uma dessas habilidades são reflexos dos tipos de inteligência que temos mais desenvolvidas em nós. Elas se manifestam em múltiplas formas e não apenas por meio do raciocínio lógico.
Para explicar os diferentes tipos de inteligência que podemos desenvolver, Gardner criou, em 1994, a Teoria das Inteligências Múltiplas.
O que é a Teoria das Inteligências Múltiplas?
De acordo com a teoria, a inteligência deve ser analisada como um conjunto de aptidões humanas. Elas se manifestam de diversas maneiras e em níveis de desenvolvimento diferentes, capacitando cada indivíduo para resolver problemas em determinados ambientes.
Os estudos de Gardner apontam para a existência de 8 tipos de inteligência exploradas pelo ser humano:
1- Linguística;
2- Logico-matemática;
3- Musical;
4- Espacial;
5- Cinestésica;
6- Naturalística;
7- Interpessoal; e
8- Intrapessoal.
Todas as inteligências, segundo o cientista, são importantes para que o ser humano seja competente em suas habilidades e produtivo na sociedade.
Com essa visão, a Teoria das Inteligências Múltiplas rompe a ideia tradicional da inteligência como algo exclusivamente logico matemático e medido por meio de QI, e pontua o desenvolvimento de habilidades como um processo construtivo.
Se eu tiver apenas uma dessas inteligências, terei uma excelente performance profissional e pessoal?
Provavelmente não.
A Teoria das Inteligências Múltiplas, explora a ideia de inteligências até certo ponto independentes, mas que raramente funcionam isoladas. Em muitos casos, é possível observar pessoas que combinam o desenvolvimento de dois tipos de habilidades para realizar um trabalho, como por exemplo um cirurgião. Ele necessita da inteligência espacial combinada com a destreza da corporal.
Há pessoas que desenvolveram todas essas inteligências?
Provavelmente não.
A Teoria das Inteligências Múltiplas, explora a ideia de inteligências até certo ponto independentes, mas que raramente funcionam isoladas. Em muitos casos, é possível observar pessoas que combinam o desenvolvimento de dois tipos de habilidades para realizar um trabalho, como por exemplo um cirurgião. Ele necessita da inteligência espacial combinada com a destreza da corporal.
O poder do equilíbrio emocional
São raros os casos de pessoas que possuem todas essas habilidades bem desenvolvidas.
Uma das exceções mais conhecidas é o cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico e poeta Leonardo da Vinci. Ao contrário de Da Vinci, a maioria de nós possui os tipos de inteligências desenvolvidos em diferentes níveis. Por isso é importante identificar nossas habilidades para estimular o desenvolvimento das Inteligências Múltiplas.
Características de cada uma das inteligências
Agora que você já conhece um pouco mais sobre essa interessante Teoria, compreenda melhor o que caracteriza cada tipo de inteligência.
Linguística
Habilidade do ser humano de dominar o idioma e se comunicar com outros. As pessoas que possuem essa inteligência mais desenvolvida têm facilidade para negociar algo, convencer, se expressar. Jornalistas, políticos e poetas são um bom exemplo disso. Em crianças, ela pode ser observada naquelas que tem facilidade para contar histórias ou relatar, com precisão, experiências vividas.
Lógico-matemática
Na Teoria das Inteligências Múltiplas, essa inteligência é apenas mais uma habilidade e não se sobressai diante das outras. Está ligada a capacidade de ordem, sistematização de um indivíduo que consegue resolver problemas complexos que envolvem números de maneira rápida. É o caso de cientistas, engenheiros, economistas. Pode ser observada em crianças que demonstram facilidade para contar e fazer cálculos.
Espacial
Habilidade de criar e visualizar objetos e espaços mentalmente. Arquitetos, por exemplo, tem facilidade de criar e organizar espaços antes de transpor para o papel. Pode ser observada em crianças que tem facilidade e interessa para montar quebra-cabeças ou organizar objetos no espaço.
Cinestésica
Habilidade de total domínio do corpo e capacidade física para se expressar. Exemplo disso são os atletas e artistas circenses. Essa inteligência é a única considerada pelos cientistas capaz de gerar qualidade de vida quando aprimorada. A criança nesse caso demonstra habilidade atlética e uma coordenação apurada.
Musical
Capacidade de reconhecer e reproduzir diferentes tipos de sons. A pessoa tem facilidade de decorar músicas e melodias, é sensível a barulhos. No caso de crianças, ela consegue perceber diferentes sons no ambiente e canta para si mesma.
Naturalística
Capacidade de relacionar com o meio ambiente. O indivíduo que possui essa habilidade demonstra maior integração com plantas e animais. Um bom exemplo são os ambientalistas.
Interpessoal
Capacidade de interpretar gestos, sentimentos e palavras subentendidas. Psicólogos e educadores requerem este tipo de habilidades. Em caso de crianças, elas se mostram desde pequenas sensíveis aos outros.
Intrapessoal
Capacidade de identificar e compreender as próprias emoções, sentimentos, objetivos. As pessoas com essa inteligência mais desenvolvida, conhecem bem seus pontos fortes e fracos, conseguem resolver conflitos mais rapidamente, são focadas e determinadas. Neste tipo de habilidade o autoconhecimento é fundamental.
Como posso desenvolver essas habilidades?
E aí, o que achou dessas inteligências? Identificou-se com alguma delas?
É importante que você compreenda que essas inteligências estão diretamente relacionadas com a sua performance pessoal e profissional. Quanto mais você desenvolver sua inteligência, mais sucesso e realizações perceberá na sua vida!
Dessa forma, se você quer aumentar sua habilidade intelectual para alcançar uma performance pessoal e profissional muito maior, nós temos uma excelente notícia: é possível!
Isso mesmo: é possível desenvolver sua inteligência a fim de realizar mais e melhor! Para isso, você é preciso conhecer a fundo qual seu perfil comportamental, o que levará suas capacidades a patamares que antes eram inimagináveis.
Como saber qual o meu perfil comportamental?
Se você quer desenvolver essas inteligências o primeiro passo é saber mais sobre sua personalidade e suas potenciais competências. Para isso, existe uma ferramenta que vem revolucionando o mercado, o CIS Assessment.
O Software CIS Assessment é uma plataforma intuitiva, com índice de 99% de precisão*, que fornece uma grande quantidade de informações do Perfil Comportamental do indivíduo, tais como: melhor área de atuação, estilo de liderança e tomada de decisão.
Quer conhecer à fundo sobre o seu perfil comportamental? Responda, agora mesmo, uma degustação gratuita do inventário comportamental e dê um passo decisivo para um mundo de redescobertas e autoconhecimento.
QUERO RESPONDER AO INVENTÁRIO GRATUITO.
*De acordo com o Departamento de Estatística da Universidade Federal (UFC) do Ceará.