Início » V Zero: o poder da técnica de “olhar olho-a-olho”
V Zero: o poder da técnica de “olhar olho-a-olho”
Já reparou como você consegue dizer muito sobre as intenções ou sentimentos de outras pessoas sem que elas expressem uma palavra sequer? Isso porque os nossos olhos são, também, muito comunicativos e têm muito a nos contar sobre os indivíduos com quem nos relacionamos — como prega a técnica V Zero.
Esse meio de olhar olho-a-olho faz com que tenhamos novas perspectivas e possamos construir relacionamentos mais confiáveis e sólidos, e pode transformar por completo a maneira de você se portar pessoal e profissionalmente.
Que tal vermos, então, o que é o V Zero (ou V0), e descubra o que ele pode fazer para promover e impulsionar o seu marketing pessoal!
A importância de olhar olho-a-olho
Perceba que, quando alguém desvia constantemente o olhar do seu interlocutor, durante um diálogo, tendemos a achar que não estamos sendo interessantes o suficiente. E, em parte, isso é verdade já que o olhar pode denotar um certo desinteresse, da pessoa, ou mesmo algum tipo de fuga emocional.
O mesmo vale para quem está com a palavra. Em geral, o desvio do olhar olho-a-olho implica uma tentativa de elaborar mentiras ao longo do discurso. Por isso, quando mantemos o contato visual podemos nos beneficiar de agregar muitas sensações positivas, conquistando a pessoa diante de nós.
O conceito do V Zero
Pessoas que exercitam o olhar olho-a-olho transmitem mais confiança e, com isso, podem gerar um diálogo mais próximo dos seus interlocutores. E esse processo é conhecido como V Zero (ou, como havíamos adiantado: V0).
Trata-se de um método bastante utilizado para você fortalecer e estreitar os seus relacionamentos — centro ou fora do âmbito corporativo. O segredo está em manter os seus olhos sempre em um mesmo foco (entre os olhos, indo até o topo da testa) para que a pessoa, do outro lado da conversa, sinta que está sendo devidamente assistida nesse relacionamento.
E, como havíamos mencionado, isso serve tanto para quem fala quanto para quem ouve.
A prática do V Zero no dia a dia
Pessoas que aprendem como ser otimista adquirem, por consequência, mais confiança para enfrentar os desafios. Isso, por si só, já é capaz de nos motivar a praticar o olhar olho-a-olho, mas não é tudo.
Isso porque a prática se faz determinante para que tornemos esse trabalho o mais natural possível, em nossas interações. Afinal de contas, quanto mais praticamos, menos esforço empreendemos para realizar uma tarefa. Logo, mais natural parecemos às outras pessoas.
Para tanto, dê uma conferida, a seguir, em um passo a passo prático para você colocar em prática o olhar olho-a-olho no seu cotidiano!
Deixe a sua intenção bem clara
Você está em busca de motivação para vendas? Ou, talvez, esteja em busca de uma aproximação cordial e amistosa com um colega de trabalho?
Independentemente do seu objetivo, tenha-o em mente, antes de iniciar uma interação. Assim, a pessoa se conecta com você mais facilmente, e o processo se torna mais cômodo para ambos os lados da conversa.
Sem falar que a empatia é um instrumento fortíssimo, na aplicação do V Zero. Afinal, o olhar olho-a-olho permite que possamos compreender o que a outra pessoa está falando — lembre-se que o nosso corpo inteiro se comunica, e não apenas a voz —, extraindo com mais eficácia aquilo que se espera como você reaja para obter sucesso naquela interação.
Pratique todos os dias
Algumas dicas para fortalecer esse processo:
- Antes de engajar uma conversa, pare e feche os olhos;
- Respire e acalme a mente;
- Pense no que você deseja, com aquela conversa, e foque na sua respiração enquanto faz isso;
- Ao conversar, mantenha o foco no ritmo da respiração e no constante contato visual.
Em vez de praticar isso com alguém, você pode ser o seu próprio aliado, sabia? Para isso, basta fazer o exercício acima diante do espelho. A boa notícia é que esse método permite que você faça uma autocrítica maior, compreendendo o momento em que você se distancia do foco de seus próprios olhos — e porquê.
Nossa dica é: experimente fazer isso de 5 a 10 minutos diariamente. Com o tempo, você vai perceber que vai ficar mais fácil a manutenção do olhar olho-a-olho, fortalecendo a sua perícia na técnica V Zero.
Identifique o que acontece quando se mantém o olhar olho-a-olho
Atente-se ao que acontece quando você foca, por muito tempo, em um só lugar. Tudo ao redor tende a sair de foco e a sua concentração aumenta, como se os ruídos em torno fossem, um a um, silenciados.
Em certa medida, é o mesmo que acontece quando agimos com ética profissional: tudo aquilo que interfere na qualidade do seu trabalho passa distante de você. Por isso, que o V Zero pode ser um caminho interessante para o seu desenvolvimento pessoal e profissional — ele melhora a sua concentração.
Quanto mais você compreender esses sinais que se desenvolvem, em uma conversa, mais controle você terá em construir e manter o contato visual. E, consequentemente, melhor serão as suas conexões com outras pessoas.
Experimente e não desista
É normal que tenhamos frustrações no percurso. Você pode interpretar um sinal da maneira equivocada ou achar que está sob controle e, na conversa seguinte, o olhar olho-a-olho falha em alguma etapa da interação.
O importante é que você não desista! Todo caminho tem os seus obstáculos, e é fundamental que você persista e conheça-se cada vez mais para que, na próxima interação que tiver, você antecipe o problema anterior e aprenda a lidar com ele da melhor maneira.
E os benefícios disso são tão amplos quanto variados. Alguns deles, logo abaixo:
- Mais confiança;
- Facilidade para se relacionar;
- Realização de novas conexões — pessoais e/ou profissionais;
- Melhor percepção dos outros sobre você;
- Melhorias nas suas habilidades de comunicação corporal.
Viu como você pode usar o V Zero, no dia a dia, sem grandes esforços e fortalecer a realização dos seus objetivos simplesmente fazendo uso da técnica de olhar olho-a-olho?
Agora, caso tenha ficado com alguma dúvida sobre este conteúdo — ou queira compartilhar as suas experiências no assunto —, deixe-nos um comentário, logo abaixo, para expandirmos esta discussão!