Muito se fala sobre as competências essenciais para alcançar uma alta performance profissional. Na década de 1980, perguntava-se “o seu funcionário possui CHA?”. Essa sigla conhecida no mundo business nada mais é que uma análise do nível de conhecimento, habilidade e atitude de um funcionário em uma empresa.
Para a Febracis, empresa em que sou gerente executiva, o CHA é utilizado de forma ampliada, como CHAC, ou seja, conhecimento, habilidade e atitude, acrescido de caráter. Com essa ferramenta temos conseguido avaliar de forma mais profunda um profissional, uma equipe e até mesmo um líder e aqui explico o motivo disso.
1 – CONHECIMENTO
O conhecimento é medido a partir da aplicabilidade das ferramentas pelo profissional na empresa, por exemplo, se ele sabe usar o sistema, o programa, a máquina, o aplicativo. Se for um líder, avaliar o que ele sabe sobre gerenciamento de equipe e departamentos. Em suma, o conhecimento ideal para a função que desempenha.
2 – HABILIDADE
Mas, não adianta ter o conhecimento cognitivo da ferramenta ou do processo apenas, é necessário ter habilidade, saber quando e como usar o sistema, quando acionar a equipe, como incentivar que as pessoas façam parte do projeto, quando dar o play no aplicativo e daí em diante.
3 – ATITUDE
Esses dois pontos, porém, não são suficientes. Um profissional também precisa ter atitude. Sabendo do que se trata e como fazer, ele terá que saber o momento certo e a hora certa, ter vontade de fazer, com os objetivos e propósitos corretos, da maneira adequada.
4 – CARÁTER
Depois, vem o componente fundamental porque pode-se conhecer, saber, querer e fazer, mas o fazer com caráter é a chave. Fazer sem enganar, sem passar para trás, sem roubar a empresa, sem se aproveitar de pessoas, sem causar intriga e confusão e sem roubar o mérito alheio.
Se você está contratando uma pessoa ou participando de um processo seletivo, acredite você será avaliado pelo CHAC. Aos empresários, minha dica de ouro: se você quer contratar alguém, comece olhando pela atitude emocional da pessoa porque se ela tem caráter o restante é muito fácil, pode-se aprender.
Um fundamento do sucesso extraordinário de uma empresa e de um empresário vem da formação de time de excelência. As empresas estão limitando o seu crescimento por causa das pessoas que compõem o time. Trazer para a empresa as pessoas certas e demitir as pessoas erradas fará do seu 2017 um ano mais próspero e negócios ainda melhores.

