Como aplicar autogestão na vida pessoal?

A autogestão é uma habilidade muito importante para garantir a inteligência emocional, autonomia e organização necessárias para alcançarmos o nosso potencial.

Ser autogestionável é entender que o conhecimento de si é um processo constante que tanto acompanha as próprias mudanças ao longo da vida quanto direciona mudanças de comportamento necessárias para que o sucesso e satisfação sejam alcançados.

A pessoa que aplica autogestão na vida pessoal é capaz de conhecer os seus limites e alcances, potencializando as suas características positivas e criando métodos para a superação das características negativas.

Dessa forma, ela consegue gerir de maneira mais satisfatória o seu tempo para tirar o maior proveito dele, conseguindo equilibrar a vida pessoal, profissional e seus momentos de lazer de forma leve e duradoura.

Benefícios da autogestão na vida pessoal

Grande parte das pessoas pensam que autogestão e organização são necessárias apenas no meio profissional.

No entanto, esse é um mito que precisa ser rompido. Afinal, a vida e as nossas tarefas não se resumem apenas ao trabalho, certo?

Todos temos que dedicar tempo para cuidar da casa, dos filhos, dos projetos pessoais e do nosso bem-estar. São tantas tarefas a serem feitas que, muitas vezes, ficamos ansiosos e com medo de não dar conta. Mas relaxe, para tudo tem um jeito!

Articular todas as tarefas pode ser encarado com um peso enorme por grande parte das pessoas, não trazendo prazer algum. Além disso, a sensação de sobrecarga pode ser constante, elevando a ansiedade e o estresse, o que afeta a nossa inteligência emocional. Com isso, não só a vida pessoal fica prejudicada, mas a profissional também.

Uma pessoa organizada e com inteligência emocional, que conhece os seus limites e as suas potencialidades, saberá quanto tempo dedicar para cada tarefa, mantendo-se focada, além de ter consciência da necessidade de incluir momentos de prazer para que a sua produtividade não seja afetada.

Afinal, somos humanos e não robôs, temos questões emocionais e de saúde que podem ser afetadas pelo nosso estilo de vida.

Por isso, a autogestão pessoal é tão importante. Além de organizar melhor o tempo, garantir a execução das nossas tarefas com qualidade e melhorar o nosso convívio com as outras pessoas, ela mantém a nossa saúde e nosso emocional protegidos.

Mas, você deve estar se perguntando, como eu posso atingir esse nível de equilíbrio e de conhecimento pessoal? Que métodos ou estratégias eu posso usar no meu dia a dia para aplicar a autogestão pessoal?

Métodos para a autogestão pessoal

Tenha tempo para refletir

Na correria do dia a dia não dedicamos tempo para refletir sobre o que estamos fazendo, para onde a vida está nos levando e o que queremos com isso.

Muitas vezes, a rotina se torna mecanizada, e perdemos o elo com o mundo e com nós mesmos. Isso prejudica a dedicação às nossas tarefas do dia a dia por falta de identificação e o nosso relacionamento com as demais pessoas.

Uma das tarefas mais importantes para se ter autogestão pessoal é dedicar um tempo para a reflexão. Escolha um lugar agradável e reflita sobre você, as suas atitudes, o seu trabalho, a sua vida, onde você quer chegar, as pessoas ao seu redor.

Se por acaso você perceber que você não está feliz com as suas decisões, não se desespere: esse é o primeiro passo para que você possa promover a mudança na sua vida.

A reflexão irá:

– Garantir o autocuidado;

– Aliviar o estresse;

– Revelar os obstáculos;

– Revelar as benesses da vida que devem ser valorizadas.

Garanta que esse processo seja contínuo. Sempre dedique um tempo para refletir sobre a sua vida, e, assim, trace os seus objetivos e atitudes necessárias para chegar aonde é desejado.

Conheça a si mesmo

Conhecer a si mesmo é um processo de aprendizagem que depende tanto da reflexão, quanto da atenção.

Quando nos conhecemos bem podemos, por exemplo, saber o turno no qual somos mais produtivos e o limite de horas de trabalho que o nosso corpo aguenta. Afinal, trabalhar mais horas não significa maior produtividade e qualidade.

Além disso, conhecer a si mesmo permite que você:

– Saiba equilibrar as horas de sono necessárias para acordar bem disposto;

– Tenha inteligência emocional;

– Reconheça ruídos nos diálogos interpessoais;

– Identifique reações emocionais problemáticas.

Existem muitas formas de conhecer a si mesmo para ter autogestão pessoal. Você pode fazer isso reparando em si mesmo, anotando em um caderno ou tirando proveito da grande variedade de aplicativos que existem para essas finalidades.

Assuma responsabilidades

Assumir responsabilidades é o primeiro passo para realizar uma tarefa, para conhecer a si mesmo e combater a procrastinação.

Seja responsável pelo o que precisa ser feito e se organize para isso. Isso é autogestão pessoal, autonomia. Se errar, assuma os seus erros, aceite e tome consciência do que deve ser feito diferente na próxima vez.

Algumas pessoas preferem se organizar através de agendas manuais ou cadernos, mas já existem muitos aplicativos tecnológicos para ajudar nesse sentido, alguns fornecendo, inclusive, relatórios de atividades.

Aprenda a conviver e a cooperar

Autogestão pessoal não é apenas sobre realizar tarefas com qualidade e organizar o seu dia a dia, é também sobre ter um elevado quociente emocional. Saber se relacionar e viver em sociedade é tão importante quanto conhecer a si mesmo.

Aliás, quando conhecemos a nós mesmos também estamos elevando o nosso quoeficiente emocional, afinal podemos trabalhar as nossas reações e emoções negativas. Dessa forma, entendemos não só os nossos limites e potencialidades, mas também os dos outros. E isso é essencial para um convívio adequado e equilibrado.

Como melhorar de forma eficaz e rápida a autogestão pessoal?

A autogestão pessoal pode ser exercitada através dessas dicas, mas o acompanhamento profissional é, sem dúvidas, o mais adequado para sabermos como aplicar esses métodos na rotina.

O profissional será capaz de identificar as nossas principais questões a serem trabalhadas, além de ser capaz de fornecer conhecimento científico e experiente.

O Método CIS é a melhor ferramenta para garantir a inteligência emocional necessária para alcançar a autogestão pessoal.

Ele promove a superação dos obstáculos emocionais que impedem o seu sucesso através de técnicas científicas comprovadas. Com ele você irá trabalhar:

– A sua produtividade;

– O seu equilíbrio emocional;

– O seu diálogo e convívio com as outras pessoas;

– A organização das suas tarefas;

– A qualidade da vida pessoal;

– A qualidade da sua vida profissional.

Conte conosco para o seu processo de mudança rumo a uma vida muito mais plena e feliz!

Entenda como o Método CIS funciona clicando aqui.

Artigos publicados em nosso blog

Você Também PODE GOSTAR

3 motivos para você desenvolver a sua Inteligência Financeira
Como o Ritual do Acordar pode mudar seus resultados?
Você tem o que precisa para alcançar seus objetivos?
O que é assessment e como isso pode renovar sua carreira
5 historinhas para não assumir o controle da sua vida
O poder extraordinário do Abraço de 40 segundos
Você conhece o método 5W2H?
Como descobrir sua Missão de Vida?
Por que é tão difícil realizar uma mudança de hábitos?

Solicite atendimento