Início » Coaching para mulheres: como funciona exatamente?
Coaching para mulheres: como funciona exatamente?
O coaching para mulheres, a princípio, parece uma modalidade envolta em incógnitas.
Mas, quando analisamos todo o cenário corporativo brasileiro, entendemos rapidamente a sua relevância.
Por exemplo: a participação de mulheres em cargos de liderança, no Brasil, caiu para 37,8%. No mundo, elas ocupam apenas 15% do total.
Soma-se a isso os desafios múltiplos em conciliar a vida profissional e os desafios particulares — além das questões há muito discutidas sobre o abismo salarial quando comparado à média praticada para os homens, entre outros problemas.
E é nesse contexto de mudanças e melhorias que o coaching para mulheres se torna uma alternativa viável e de profunda relevância, tanto nas áreas pessoais como profissionais. Para discutir esses pontos, neste artigo vamos explorar o conceito dessa modalidade e o quanto ela tem a agregar na sua vida. Confira!
O que é o coaching para mulheres?
No geral, o coaching é um método praticado para que os seus adeptos ampliem o conhecimento para alcançar as suas metas e objetivos.
Entre os diferenciais de sua aplicação está a possibilidade de elevar a consciência do indivíduo a respeito de suas habilidades e pontos de melhoria. Assim, ambos os caminhos são explorados para desenvolver — pessoal e profissionalmente — esses aspectos.
Onde entra o coaching para mulheres, especificamente, você deve estar pensando, certo?
O coaching para mulheres atua justamente na compreensão dos bloqueios e crenças limitantes que as impedem de almejar cargos de liderança, atingir metas ou mesmo em estipulá-las. Isso, é claro, tomando como base os desafios e obstáculos que já elucidamos na abertura deste artigo.
Além disso, muitos desses modelos de negócio também abordam a história da mulher, ao longo dos séculos, e a sua batalha por igualdade de gênero, destacando com isso a força e a relevância do feminino no Brasil e ao redor do mundo.
O motivo para esse englobamento generalizado é facilmente explicado: com base em um contexto histórico, as participantes compreendem melhor a sociedade e os reflexos dela inseridos na rotina corporativa.
Com o tempo, a aplicação do coaching para mulheres tem objetivos complementares, também, que contribuem com o fortalecimento da imagem da mulher no mundo dos negócios — ainda, em parte, nutrido por muitas ideias retrógradas e ignorantes, como:
– A quebra da noção de que o homem necessita estar em cargos de poder e liderança;
– Que as mulheres só podem — ou devem — competir entre elas mesmas;
– Do fim de uma percepção limitada de que as mulheres são inimigas entre si;
– De que elas são difíceis de se relacionar no ambiente de trabalho.
Caso você tenha identificado uma ou mais situações em que a quebra desse valor se apresentou em sua rotina profissional, é hora de entender a fundo o valor do coaching para mulheres.
Qual a diferença entre o coaching para mulheres e os outros?
Em uma rápida pesquisa na internet é possível avaliar que existem diversos tipos de coaching no mercado. Alguns focados no aspecto financeiro, outros no desenvolvimento da liderança para os negócios etc.
Cada um focado em um grupo, uma necessidade e um objetivo em particular. E o coaching para mulheres não é exceção, pois o serviço contempla as questões relativas a elas, especificamente. E que vão ajudá-las a enfrentar o mercado, como um todo, posteriormente.
Quais são seus benefícios?
Participar de um coaching para mulheres pode ser revelador. Além disso, concentra muitos benefícios para as questões pessoais e o desenvolvimento profissional delas.
Entre as grandes vantagens em realizá-lo, destacamos as seguintes:
– Compreensão precisa e mais aprofundada a respeito do poder e da força da mulher inserida na sociedade;
– Percepção mais ampla, também, a respeito da trajetória feminina no mundo;
– Rompimento de crenças limitantes e difundidas pela sociedade;
– Conexão interna consigo mesma e sobre a natureza feminina.
Isso tudo vai de encontro com um conceito que há um bom tempo vem sendo disseminado: o empoderamento feminino. E é esse o próximo tópico de nosso artigo.
Qual é a relação entre coaching e empoderamento feminino?
A princípio, parece não existir relação entre o coaching feminino e o empoderamento delas. Acontece que, só com base no que vimos aqui, são situações, cenários e problemáticas intimamente relacionados.
Primeiramente, porque ambos batalham por uma questão de individualidade por meio da valorização do indivíduo. Além disso, o coaching feminino também se esforça para que o trabalho colaborativo entre as mulheres seja maior, unido e forte.
São questões, portanto, muito bem estabelecidas no conceito de empoderamento feminino. A questão é que o coaching atua em outras frentes, também, o que ajuda a fortalecer a mulher em todos os cenários de sua vida.
Sem falar, é claro, que todas as estruturas do empoderamento feminino estão presentes nos módulos disciplinados no coaching. Nós mesmos já apontamos aqui o contexto histórico, a trajetória feminina, o poder individual…
Vale destacar também outras questões que são entrelaçadas por ambos os conceitos, como:
– A independência e liberdade para conduzir a própria vida;
– A aceitação física e psicológica de si mesma, e a imposição de suas qualidades;
– A valorização dos ciclos da mulher — o menstrual, inclusive.
E se você ainda precisa de mais informações para considerar a prática de um coaching para mulheres, veja conosco alguns diferenciais delas para ocuparem cargos que, tradicionalmente, são delegados aos homens, exclusivamente.
O desempenho da mulher em cargos de liderança
Especialistas em liderança destacam que muitas das características das mulheres estão presentes na rotina de um gestor. São questões que podem ser melhor preparadas e aperfeiçoadas por meio de um treinamento específico, mas que naturalmente já florescem como diferenciais competitivos do mercado. Por exemplo:
– Percepção aguçada para fortalecer a tomada de decisão assertiva e sob pressão;
– Boa capacidade de comunicação;
– Persistência para lidar com as adversidades e coragem para enfrentá-las;
– Resiliência física e psicológica;
– Impulsionadas pelo desejo de mudança;
– Hábeis para lidar com conflitos.
Se você acha que essas são habilidades inerentes a qualquer pessoa, você tem razão. A diferença está no quanto as mulheres enfrentaram, ao longo dos últimos séculos, para encontrar o seu lugar na sociedade.
Essas habilidades são, na verdade, aperfeiçoadas por meio de muita luta por igualdade de gênero e, agora, elas estão em uma posição favorável para a (re)tomada do seu lugar.
E é daí a relevância em praticar o coaching para mulheres e definir os pilares estruturais para que, cada vez mais, elas consigam se posicionar no mercado de trabalho e em qualquer outra situação dentro da nossa sociedade.
Agora que você já deve ter compreendido o que é o coaching para mulheres, os seus benefícios e importância — e o quanto essa modalidade está relacionada ao empoderamento feminino, gostaríamos de fazer um convite.
Acesse a página do curso para Coaching Individual, da Febracis, e tire por si mesma todas as conclusões do quanto uma especialização dessas pode agregar para a sua carreira!