Início » Escape das armadilhas que atrapalham o seu sucesso financeiro
Escape das armadilhas que atrapalham o seu sucesso financeiro
O sucesso financeiro é um objetivo alcançável, mas que fique registrado que não se trata de um exercício praticado esporadicamente: é uma atividade incessante e de constante monitoramento e ajustes para se manter eficiente.
Acontece que muitas pessoas esbarram nos desafios dessa empreitada por conta de um fator muito relevante: o autoconhecimento. Por meio dele conseguimos entender, por exemplo, o que dificulta o sucesso financeiro de muitas pessoas.
Como exemplo, nós podemos citar as compras por impulso — e supérfluas. Elas prejudicam o orçamento mensal e sabotam a sua inteligência financeira. Ao saber identificá-las, as chances de sucesso são maiores.
Por isso, gostaríamos de convidar você a descobrir quais são algumas das armadilhas que atrapalham o seu sucesso financeiro e como contorná-las para alcançar seus objetivos!
Boa leitura!
Ausência de ambição
Complementando o tópico anterior, nós podemos atestar que a falta de ambição é um potencial risco ao sucesso financeiro.
Isso porque ele está intimamente associado a um objetivo. Pode ser uma viagem de férias, a aquisição de um novo veículo ou mesmo com o propósito de vida em investir no mercado financeiro.
Independentemente das suas ambições, persiga-as e trace um plano de ação para que, em determinado período estipulado, você tenha a quantia desejada devidamente armazenada.
Falta de disciplina
Quando falamos, anteriormente, sobre autoconhecimento também estamos nos referindo à sua disciplina. Isso é: aquilo que nos mantém motivados em alcançar o que buscamos.
Para o sucesso financeiro ser uma realidade no horizonte, portanto, é importante identificar quais gastos, ao longo do mês, prejudicam as suas realizações. Por isso, o objetivo é tão determinante para essa empreitada.
Dessa maneira, você aprende como lidar eficientemente com a sua renda mensal, evitando os gastos que poderiam ser evitados com uma simples reflexão: “eu preciso mesmo disso?”.
Pouca motivação para ir até o fim
Há quem comece e deixe as tarefas pela metade. E esse é um dos grandes empecilhos para o seu sucesso financeiro: a desistência antes de persistir e atingir o objetivo estipulado.
Como havíamos antecipado, no início do artigo, essa missão é contínua. Até por isso, muitos a abandonam pelo caminho. Só que é fundamental compreender que a persistência está ligada às vitórias. Obstáculos vão surgir, no percurso, e você deve persistir para tirá-los da frente.
Pessimismo
O pensamento negativo está entre as principais crenças limitantes de qualquer pessoa, impedindo-as até mesmo de iniciar o seu projeto de sucesso financeiro.
Pois é comum a ideia — para o pessimista — de que algo com baixa chance de dar certo sequer vale o esforço de ter um início. E aí já reside o equívoco.
Sofrer por antecipação é um mal a ser quebrado, na sua rotina. A partir disso, é possível estabelecer metas palpáveis para que, aos poucos, você compreenda que é possível, sim, chegar ao sucesso financeiro por etapas.
Impulsividade
Você sabe quais são os seus gastos em um mês? Comecemos por isso: avalie o quanto você investe em contas fixas (como o aluguel, as prestações e as contas de luz e água, entre outras) e as variáveis (como o jantar fora, uma viagem etc.).
Em seguida, considere quais delas são dispensáveis. É similar ao que mencionamos anteriormente sobre os gastos supérfluos. Se você tem um objetivo em mente, pratique a reflexão para compreender a real necessidade daquela compra.
Se puder esperar ou, de fato, ela não fizer diferença, que tal controlar a impulsividade e outros tipos de descontroles emocionais que levem aos gastos impensados? Assim, você consegue economizar mais e chegar cada vez mais perto do seu sucesso financeiro.
Procrastinação
Mais um exemplo evidente de que o autocontrole está entre as principais maneiras para alcançar o sucesso financeiro. E tudo porque a procrastinação pode ser um grande obstáculo.
Afinal, diferentemente do pessimista, o procrastinador acredita ser possível alcançar o seu objetivo, mas ele deixa para amanhã. E para o dia seguinte e assim sucessivamente.
Fica, assim, o gostinho de que era possível atingir o sucesso financeiro, mas que por diversas razões a pessoa optou por fazer algo diferente.
Portanto, exercite o planejamento de prioridades na sua vida. Dê um propósito a elas e valorize as atividades que vão ajudar você, primeiramente, a cumprir as suas metas mais imediatas ao passo que você trabalha no desenvolvimento das menos prioritárias.
Zona de conforto
A zona de conforto é um local aparentemente seguro, mas está envolto em riscos. O principal deles é a percepção tardia de que você poderia ter feito algo a mais, diferente.
Como resultado disso, a busca pelo sucesso financeiro ou outro objetivo qualquer se torna mais desafiadora — mas não impossível, já que não há um momento certo para começar.
Verifique, então, em que etapa da sua vida você se encontra e o quão distante ou fora do rumo você se encontra com relação aos seus principais objetivos em vida.
Um trabalho que você odeia
É inegável que o sucesso financeiro está atrelado ao que você faz profissionalmente. Na mesma medida, é fundamental que você extraia o mínimo possível de prazer com essa atividade.
Afinal de contas, sua carreira é a orientação básica daquilo que vai ajudar você a enriquecer gradativamente. Em um local ou função que você detesta, a rotina se torna um peso enorme.
Por isso, procure fazer aquilo que você gostaria de fazer. Saia da zona de conforto e empreenda em uma atividade que te dê mais motivação e qualidade de vida. Acredite: isso, por si só, já é uma vitória gigantesca para buscar o seu sucesso financeiro posteriormente.
Entenda os seus pensamentos
Se, mesmo com as dicas anteriores você ainda acha que é difícil conter uma compra aqui e planejar um objetivo ali, sente-se e reflita sobre os seus pensamentos.
O que motiva você a adquirir um produto ou serviço que não era tão importante assim? O que você pensa quando deixa para depois uma tarefa que poderia ser feita imediatamente?
Reflita sempre sobre as suas decisões, e passe a considerar os seus objetivos em torno das suas escolhas. Esse exercício contribui ativamente para que as decisões equivocadas façam parte da sua rotina.
Mas já vale o reforço: cada decisão que parecer incorreta, com o tempo, não é motivo para desânimo, mas uma lição de que você está no caminho certo para o sucesso financeiro, e novos obstáculos e imprevistos vão surgir. Isso é natural.
E se você está em busca de um auxílio completo para orientar você na jornada do sucesso financeiro, convidamos você a conhecer o nosso treinamento Coaching For Money.
Neste treinamento, você irá avaliar sua relação com o dinheiro e compreender o impacto que ele tem sobre sua vida, seus relacionamentos e suas finanças.