As 5 técnicas de coaching mais poderosas

Profissionais interessados em ingressar na carreira de coaching devem buscar um conhecimento contínuo, já que essa profissão não permite a estagnação.

E é aí que ele deve compor o seu repertório com as técnicas de coaching mais poderosas para se firmar no mercado.

O ponto-chave é: quais são as técnicas de coaching que têm a capacidade de impulsionar a carreira do coach — especialmente, considerando a variedade ampla de ferramentas e treinamentos que compõem esse mercado, como um todo?

Para auxiliar na sua busca, este post vai reunir 5 das técnicas de coaching mais poderosas! Assim, você vai construir uma carreira sólida e repleta de coachees gratos pelos seus ensinamentos. Acompanhe!

As 5 técnicas de coaching que você pode aplicar

A seguir, destacamos algumas das técnicas de coaching mais utilizadas, de maneira que você explore-as com qualidade nos seus projetos profissionais. São elas:

1- A técnica do “e o que mais?”

Técnica simples, que envolve toda a capacidade argumentativa do coach em extrair mais dos seus coachees.

Por exemplo: um deles está com dificuldade em responder a uma pergunta, e seus argumentos são confusos ou superficiais. Nessas situações, o coach pode intervir e perguntar “e o que mais?”.

Assim, ele estimula o coachee a elaborar mais a sua resposta, deixando-a mais específica e detalhada. Perceba, também, o quanto isso se converte em uma lição singela de autoconhecimento do seu cliente.

Com o tempo, ele mesmo pode aplicar essa, que é uma das mais utilizadas técnicas de coaching, para se orientar com precisão rumo aos seus objetivos.

2- Ancoragem

Mais uma popularíssima, entre as técnicas de coaching, que tem como objetivo principal despertar emoções positivas, nos seus clientes, para fazê-los lembrar desses fragmentos de felicidade com mais frequência.

Trata-se de uma técnica neurolinguística e que é aplicada por meio da solicitação do coach para que os seus clientes pensem e descrevam uma lembrança significativa para eles.

Assim, à medida que a pessoa contribuir com a sua experiência, ela tende a ficar mais relaxada. Como resultado disso, ela também fica mais receptível.

E, aí, é hora de ancorar um gesto qualquer — como um aperto de mãos — para que essa atitude remeta à lembrança e reforce essa sensação positiva gerada.

Perceba o quanto isso pode ser importante, caso o coachee tenha pânico de interagir em eventos corporativos e queira trabalhar esse aspecto. Ao realizar o networking, ele pode usar a ancoragem para despertar essas lembranças e, por meio de um gesto que ele vai repetir à exaustão, nesse local, o corpo e a mente dessa pessoa vão trabalhar em sinergia positiva.

3- Patrocínio positivo

Importante técnica de reforço, o patrocínio positivo visa a estimulação de atitudes favoráveis do coachee. Por exemplo: uma espécie de gratificação é concedida a cada conquista da pessoa. Algo similar ao sistema de metas e recompensas de uma empresa.

Mas, aqui, pode ser um elogio, atitudes que representem a sua satisfação e outras propostas que ajudem a recompensar a pessoa, e fazê-la sentir-se ainda melhor com a sua evolução.

4- Ensaio mental

Uma das técnicas de coaching mais envolventes, ela consiste em fazer com que o coachee analise alguma situação em que ele deseje mudar, como se fosse um filme.

Com isso, ele apresentaria as soluções que o protagonista desse filme poderia fazer para mudar o cenário negativo. Em seguida, o coach pede que ele faça uma nova projeção mental para imaginar a mesma situação, mas com os problemas resolvidos.

Isso ajuda a fortalecer a ideia de que é possível, sim, alcançar os objetivos que o próprio coachee acredita ser impossível. Convém, após o exercício, perguntar como ele se sentiu visualizando as metas atingidas.

5- Conquista de confiança

A última de nossa lista de técnicas de coaching poderosas consiste em uma das mais fáceis — mas de profunda relevância: a confiança do coachee.

Em primeiro lugar, isso importa para que os coachees não se sintam intimidados. Muitas vezes, eles estão em busca de resoluções para problemas até então impossíveis de serem resolvidos.

Por isso, o papel do coach é inspirador e também agregador no sentido de se aproximar e mostrar que entende os desafios e as dificuldades que ele enfrenta.

Além disso, essa técnica envolve muitos outros fatores, como:

– Ajustar a respiração para que ela se alinhe ao ritmo de cada cliente;

– O mesmo vale para a postura corporal e o tom de voz, que ajudam a gerar identificação;

– Faça uso contínuo da empatia para se colocar no lugar do seu cliente;

– Respeitar as limitações impostas pelo cliente, mas ajudando-o a dissolvê-las;

– Ouça mais, deixe-o se abrir e expor as suas questões. Isso tudo ajuda no processo de identificação e do fortalecimento no relacionamento.

Só que nem só de técnicas de coaching vive um profissional do ramo. Hoje em dia, ele também tem as suas responsabilidades compartilhadas com ferramentas indispensáveis para a condução do seu trabalho — como veremos algumas delas a seguir.

As ferramentas de coaching que podem ser utilizadas

Além das técnicas de coaching existem algumas ferramentas que podem complementar o seu trabalho e que se misturam bastante com as tradicionais técnicas da profissão.
Quer saber quais são? É só seguir com esta leitura:
SCIS

Trata-se de uma ferramenta exclusiva da Febracis, que tem como objetivo principal a impulsão das atividades realizadas pelos coaches.

Abreviatura para Sistema de Coaching Integral Sistêmico, o SCIS,  é o resultado de toda a excelência em coaching praticada pela Febracis, que tem acumulados resultados ímpares em sua bagagem profissional, como:

– Mais de 230 mil sessões de coaching;

– Quase 60 mil clientes;

– Mais de 365 mil horas realizadas pelos coaches no SCIS;

– Mais de 8 mil pessoas treinadas em ferramentas de coaching mensalmente.

Entre outros diferenciais que podem fazer toda a diferença na sua capacitação em coaching!

Perguntas Poderosas de Sabedoria (PPS)

Essa ferramenta tem a intenção de estimular certas reflexões, no coachee, que vão ajudá-lo a ser mais consciente a respeito dos aspectos de sua vida.

Funciona assim: perguntas são feitas para avaliar a busca de resultados dos coachees. Em seguida, são avaliados os comportamentos que contribuem ou impedem o indivíduo de alcançar as suas metas.

Por fim, vale adiantar que não existe uma principal, entre as diferentes técnicas de coaching e ferramentas analisadas neste artigo.
Cada uma desempenha características únicas e que podem fazer toda a diferença na condução do seu trabalho.

Quer saber, agora, quais outros segredos se concentram no exercício dessa profissão em constante crescimento e desenvolvimento?

Então, conhecer o curso de Formação em Coaching da Febracis pode ser o divisor de águas para você empreender nesse ramo profissional com qualidade!

Com metodologia exclusiva, a do coaching integral sistêmico, no Formação em Coaching da Febracis, você encontra um programa completo com ferramentas ideais para conquistar uma carreira de alta performance.

Além de ser o único do Brasil a conceder certificação internacional emitida pela Universidade Americana, a Florida Christian University (FCU), possuir a maior carga-horária do Brasil, mais de 280 turmas concluídas, o Formação em Coaching da Febracis é, sem dúvidas, o caminho seguro para você conquistar a excelência na realização de metas e objetivos.
Você também pode conhecer um pouco mais sobre o curso assistindo ao vídeo abaixo:

Artigos publicados em nosso blog

Você Também PODE GOSTAR

3 motivos para você desenvolver a sua Inteligência Financeira
Como o Ritual do Acordar pode mudar seus resultados?
Você tem o que precisa para alcançar seus objetivos?
O que é assessment e como isso pode renovar sua carreira
5 historinhas para não assumir o controle da sua vida
O poder extraordinário do Abraço de 40 segundos
Você conhece o método 5W2H?
Como descobrir sua Missão de Vida?
Por que é tão difícil realizar uma mudança de hábitos?

Solicite atendimento