Início » Como liderar uma equipe desmotivada e “virar o jogo”?
Como liderar uma equipe desmotivada e “virar o jogo”?
A desmotivação está entre os principais fatores para o aumento de rotatividade na empresa.
E o turnover (o índice relativo às entradas e saídas) gera diversos prejuízos à organização. Por isso, saber como liderar uma equipe desmotivada é fundamental.
A questão que muitos líderes podem se deparar, no entanto, é justamente em como desenvolver ações estratégicas de impacto e relevantes.
Para isso, o post de hoje vem recheado de informações para você que busca novas soluções sobre como liderar uma equipe, delegar tarefas e resolver conflitos. Confira, e inspire-se em nossas ideias para motivar os seus colaboradores e “virar o jogo”!
Identifique as causas relacionadas à desmotivação
Em um recente estudo divulgado pela Towers Watson, 30% dos profissionais entrevistados declararam que não estavam engajados em seus atuais empregos.
Além disso, 26% deles disseram não encontrar o suporte desejado para se desenvolverem dentro da empresa. Apenas 28% consideraram-se satisfeitos e motivados.
E você, sabe como anda esse nível de satisfação na sua organização e dentro da sua equipe?
Caso a produtividade esteja baixa, os resultados aquém do esperado e os seus profissionais não respondam à altura dos desafios, é hora de entender quais são os problemas.
Afinal de contas, a desmotivação pode ser a consequência de diversos fatores, como:
– Má gestão;
– Ausência de um plano de carreira;
– Ambiente de trabalho pouco estimulante e desafiador;
– Conflitos internos;
– Metas impossíveis, levando ao esgotamento mental;
– Comunicação ineficiente;
– Baixo — ou nulo — reconhecimento dos esforços da equipe.
Entre outros problemas que, isolados ou acumulados, podem configurar em um quadro crônico de desmotivação na equipe. Quando se aprende como liderar uma equipe, o gestor de pessoas reconhece que, primeiro, ele deve compreender quais são esses problemas.
Como fazer isso?
Convoque uma reunião, realize pesquisas de satisfação (às vezes, anônimas, para encorajá-los a se abrirem), mostrando-se disposto a ouvir e sendo transparente com os seus profissionais.
Defina objetivos
No geral, empresas estagnadas têm um elemento em comum: a falta de objetivos. E isso influencia diretamente no ânimo e na motivação dos profissionais de uma equipe.
Portanto, cabe ao líder apontar o rumo para que os colaboradores saibam para qual direção seguir. Juntos, eles vão trabalhar em prol das metas (atingíveis) estipuladas.
A FERRAMENTA que ajuda a estabelecer suas metas e objetivos da maneira correta:
Para fazer o da ferramenta Metas e Objetivos SMART, basta clicar !
Aponte o papel de cada um dentro da empresa
Aprender como liderar uma equipe significa também a valorização de cada um dos seus membros. Para o gestor, isso se configura em reunir-se com eles, individual e periodicamente, para que eles entendam o quanto eles representam para a empresa.
A estratégia funciona por meio de um sistema de avaliações e feedbacks, inicialmente, mas pode evoluir também para a realização de reuniões constantes.
Com isso, o profissional até então desmotivado vai redescobrir o seu papel na empresa, compreender o que ela espera dele e, assim, pode se engajar em mudar o comportamento.
Você pode gostar também de: Artigo – Benefícios da Motivação no Trabalho.
Integre as equipes
Se a empresa está desfragmentada, o líder deve avaliar a possibilidade de integrar as equipes. Isso ajuda a fazer com que uma visão coletiva seja absorvida, na cultura organizacional.
E, como consequência, a união vai gerar empatia para que os colaboradores percebam os desafios e as dificuldades dos colegas de trabalho, e o quanto o seu trabalho impacta na etapa seguinte — e anterior — de todo o fluxo produtivo.
Saber como liderar uma equipe também significa envolvê-la com membros que não estão diretamente sob a responsabilidade de um gestor. Isso já ajuda a qualificar ainda mais o trabalho em equipe.
Estimule o engajamento e a iniciativa dos colaboradores
Muitos líderes que não aprenderam, por completo, como liderar uma equipe desmotivada deixam de lado o engajamento dos colaboradores.
E esse equívoco pode custar caro à sua gestão. Por isso, estimule a participação de todos e abra espaço para que exponham suas ideias e opiniões.
Uma boa maneira de conseguir isso é por meio de um sistema básico de recompensas. As ideias mais originais podem ser gratificadas com um prêmio — simbólico que seja —, fazendo com que os profissionais se entusiasmem com o projeto.
Com o tempo, o hábito vai enraizar na rotina, e as ideias vão surgir com mais naturalidade e sem a necessidade intrínseca desse reforço positivo.
Demonstre interesse em seus funcionários
O apoio é parte fundamental de um bom desenvolvimento de equipe. Para isso, o líder tem que estar presente para os seus funcionários.
Nas questões cotidianas, atuar como um mentor e estar à disposição para esclarecer dúvidas e prestar o suporte necessário. Mas não apenas isso: ajudá-los da melhor forma possível, sempre que necessário.
Os modelos rígidos de gestão ficaram para trás, junto com o passado e os modelos analógicos de trabalho. Agora, saber com liderar uma equipe é uma tarefa que envolve parceria e cumplicidade. E o líder tem um papel significativo na condução desse trabalho.
Capacite os seus colaboradores
Além de parceiro, o líder é um incansável mentor, que atua na capacitação dos seus colaboradores. Isso ajuda a minimizar a insatisfação dos membros que não veem perspectiva de crescimento na empresa.
Além disso, esse tipo de exercício é benéfico para todos: com capacitações periódicas, o líder qualifica melhor a sua equipe, desenvolve-os — pessoal e profissionalmente — e contribui para a geração de resultados cada vez mais sólidos e melhores para a empresa.
Algumas alternativas para isso:
– Workshops internos;
– Participações em congressos e palestras do seu segmento de atuação;
– Treinamentos.
Outra solução interessante para entender com liderar uma equipe desmotivada é estimulando—os também a realizar a capacitação.Identifique os pontos de melhorias e aponte o caminho para que eles trabalhem, por si só, esse aperfeiçoamento.
Envolva a equipe nas decisões
Anteriormente, falamos a respeito dos modelos de gestão inflexíveis e ultrapassados. E, aqui, isso faz todo o sentido para quem procura aprender como liderar uma equipe desmotivada.
Isso se deve ao fato de que a desmotivação pode ser consequência da falta de comunicação — hierarquicamente ou entre equipes. Ao estabelecer um padrão objetivo e claro, envolvendo a todos no processo de tomada de decisão, o problema pode ser minimizado.
Sem falar que, com isso, o líder dá mais poder aos seus colaboradores. Autonomia e flexibilidade são qualidades desejadas pelos profissionais, e contribuem para o crescimento deles. Uma maneira eficiente de trabalhar os talentos internos da empresa, inclusive.
Recompense o bom trabalho
Por fim, se você deseja saber como liderar uma equipe desmotivada, aí vai a nossa dica: recompense-a pelo bom trabalho realizado.
Afinal, poucas coisas desmotivam tanto quanto um líder que não reconhece o esforço dos seus colaboradores. É importante, no processo de crescimento, que todos percebam o sucesso do seu trabalho e o que foi aprendido a partir dessa conquista.
Algumas alternativas para valorizar esse reconhecimento:
– Bônus por desempenho;
– Dias de folga;
– Prêmios;
– Feedbacks gradativos, que são acompanhados em um plano de carreira;
– Jantar em equipe;
– Coffee break;
– Happy hour.
Existem diversas maneiras de fazer isso — das mais simples às que demandam um planejamento em longo prazo. Mas, para aprender como liderar uma equipe desmotivada, o gestor deve estar preparado para todas as situações que podem surgir à frente.
Isso inclui a necessidade de se capacitar continuamente. Para isso, gostaríamos de apresentar para você o curso Business High Performance — uma maneira eficaz de aprender a respeito dos mais modernos conceitos de business e ferramentas práticas, com foco em liderança, gestão e negociação. Acesse o nosso site e conheça o curso!